Você conhece as oportunidades do mercado orofacial?

A grande demanda por profissionais especializados em diversos procedimentos técnicos e o boom do crescimento do mercado orofacial impulsionou o crescimento para a Rede IOA que focou na implantação de novas unidades franqueadas abrindo oportunidades para novos investidores em todo o País

O IOA (Instituto Orofacial das Américas), fundado em 2000 pelo Dr. Mohamad Abou Wadi, foi criado com o intuitode democratizar o Ensino Orofacial no Brasil. Na época, o cirurgião-dentista e empreendedor percebeu a escassez de cursos de pós-graduação e especialização na área e, ainda, a falta de infraestrutura oferecida pelas instituições. Dessa forma,
decidiu inovar e investir fortemente em estrutura moderna e sofisticada, criando solidez no negócio.


Hoje a Rede IOA é a maior do segmento orofacial nas Américas e segue
crescendo. Atende a demanda de uma das profissões que mais se especializa e supri a alta demanda das redes de clínicas e franquias Odontológicas, que necessitam cada vez mais de cirurgiões-dentistas especialistas em diversas áreas. Só o segmento de Odontologia movimenta
por ano mais de 14 bilhões no Brasil.

A grande demanda por profissionais especializados em diversos procedimentos técnicos foi aumentando conforme o crescimento do mercado orofacial.


Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising) muitas tendências do
segmento de beleza e saúde ficaram represadas para o ano de 2022 devido à
pandemia do novo coronavírus. A necessidade de se manter o distanciamento social provocou uma mudança de comportamento.
Além disso, muitas pessoas que já desejavam realizar procedimentos estéticos ou tratamentos mais longos, mas se preocupavam com um eventual tempo de recuperação, decidiram colocar em prática seus planos e ficar em casa se recuperando, uma vez que agora era possível passar por esse período e continuar trabalhando, do conforto do lar, com o homeoffice, sem comprometer a rotina.

Essas foram algumas das principais razões do crescimento das franquias do
segmento de saúde, beleza e bem-estar. Para a entidade, esse segmento faturou cerca de R$ 39 bilhões em 2021, o que representa um crescimento de 10,4% em relação a 2020. Já em número de unidades, o segmento chegou a cerca de 30 mil pontos no país o que representa um incremento
de 10,5% em comparação com 2020. E a necessidade de profissionais
devidamente especializados para suprir a qualidade nos serviços oferecidos pelas redes ficou urgente.


Além da demanda gerada pelo crescimento das redes, o mercado orofacial
por si só está em alta: a quantidade de faculdades de Odontologia dobrou nos últimos cinco anos (são mais de 556 cursos de graduação em Odontologia, só no Brasil. A previsão é de 100% de crescimento
até 2030. São mais de 250 mil estudantes de graduação em Odontologia e mais de 330 mil dentistas formados no Brasil. Já em Biomedicina, são 31 áreas para graduação nas mais de 300 instituições de ensino em
todo o País. Todos esses profissionais são público alvo dos cursos de especialização da Rede IOA, além dos mais de 500 mil médicos
ativos em diversas especialidades, número que cresce, em média, 10% a cada ano.


INOVAÇÃO E SEGURANÇA


“Com olhar preciso para o mercado e sempre movido pelo lema ‘Educação,
Paixão e Inovação’, focamos em nosso corpo docente reunindo os mais renomados profissionais da Orofacial, entregando uma experiência premium a alunos, professores e colaboradores. Esse caminho tornou o
IOA uma referência no segmento em curto prazo, transformando o negócio em uma rede, que hoje conta com 32 unidades e 15 em implantação nos próximos 6 meses, em todo o país”, revela Mohamad.

Idealista, criativo e com visão disruptiva e tecnológica, o empresário aspira um crescimento em escala nos próximos anos, principalmente com a chegada do grande parceiro de negócios, Chaim Zaher e toda estrutura do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), detentor de 70% da
operação global da escola bilíngue Maple Bear, além de outras redes de ensino. Chaim Zaher, fundador e CEO do Grupo SEB é um grande investidor na área de educação e trouxe para a Rede IOA todo o seu conhecimento e visão estratégica, que darão, desde sua chegada, maior sustentação e força para o plano de expansão baseada no canal de franquias.

“Para o ‘sócio-franqueado’ que opera uma unidade IOA, a receita
é recorrente e o ‘break even’ chega em até quatro meses de
funcionamento. Já que o lucro mensal é, em média, de 25% sobre
o faturamento bruto que gira em torno de R$250 mil e
R$1,5 milhões por mês, de acordo com a estrutura da escola.”

A missão de crescimento em escala é clara para os sócios franqueadores e,
para tornar isso possível, trouxeram para o grupo, Antonio Miranda Neto que chegou para comandar todo o processo de acompanhamento do dia-a-dia no negócio.
Antônio tem uma carreira executiva de sucesso e, nos últimos 10 anos, atuou no setor de educação e franchising, com passagem marcante em uma grande rede de franchising nacional de ensino.
O executivo, ex-sócio da ANHEUSER BUSCH-INBEV/AMBEV e hoje alumni, está otimista com o futuro do negócio e tem desenhado com o time a forma como pretende consolidar esse plano de expansão.

“Dentre os meus anseios, destaco o desafio de facilitar o acesso ao ensino de qualidade e como propósito continuar criando oportunidades que farão a diferença na carreira e no futuro desses profissionais”,
reforça Antônio.


EXPANSÃO


A Rede já vem estruturando sua ampliação escalando novas unidades e
marcando presença nas maiores capitais do país. A intenção é dobrar o faturamento em 2023 e ampliar o negócio, abrindo frentes para novas áreas da saúde, como a medicina e a biomedicina.
“O IOA é uma rede de educação disruptiva, onde sempre trabalhamos com inovação e tecnologia. O IOA 2025 está sendo reconstruído na nossa mente: será uma empresa ainda mais inovadora, democrática e acessível “, salienta Mohamad.

Os empresários estão otimistas quanto ao futuro do negócio, “com a estruturação do time da franqueadora, agora o intuito é buscar novas soluções, para efetivar novos cursos e orientar os franqueados a olhar
cada vez mais para a experiência do cliente, construindo uma forte relação com todos que estão a sua volta”, declaram os sócios.


DIFERENCIAIS COMPETITIVOS


Para o franqueado que opera uma unidade IOA, a receita é recorrente e o
‘break even’ chega por volta de quatro meses de funcionamento, já que o lucro mensal é, em média, de 25% sobre o faturamento que gira em torno de R$250 mil e R$1,5 milhões por mês, de acordo com a estrutura da escola. O plano de negócio é feito a quatro mãos com a franqueadora
que oferece todo o suporte ao novo ‘sócio-franqueado’, e prevê o payback do investimento em até 26 meses.


Os diferenciais do negócio e os números do segmento são a base para as metas arrojadas que a rede prevê, “uma das metas mais importantes para mim é transformar o sonho desses dois grandes visionários em realidade, contribuindo com o crescimento da educação premium na área da saúde no Brasil e no mundo”, explica Antonio.


O investimento parte de R$1,8 milhões para uma unidade de 500m2,
na modalidade Boutique. Conforme o potencial da região onde será montado o empreendimento, a rede tem outros dois modelos, a unidade Style, de 750m2 e a Internacional que fica acima de 900m2.
Em qualquer um dos modelos de negócio, a rede reforça a missão de
entregar uma experiência premium aos alunos, professores e colaboradores, e abre oportunidades acolhendo novos parceiros que ingressam uma grande rede de educação: IOA (Instituto Orofacial da Américas), ITC (Instituto de Treinamento em Cadáveres) e Grupo SEB. Conforme os franqueadores “um negócio sólido e altamente lucrativo, com um sistema exclusivo de gestão e referência no segmento, pioneiros na criação de cursos inéditos na área, que usa métodos eficientes, focados para cada modalidade.”
www.redeioa.com.br