As oportunidades e diferenciais do segmento de restaurantes STEAKHOUSE

Conversamos, com exclusividade, com Fábio Marques Jr., especialista do segmento de alimentação e empresário do setor há mais de 20 anos.

Sócio fundador da rede Detroit Steakhouse, ele no conta quais foram os desafios e aprendizados de superação que levaram a marca a se manter como a segunda maior rede de steakhouses no Brasil com a meta de se tornar a maior cadeia de restaurantes do País em número de lojas até 2028.

O Engenheiro Civil Fábio Marques Jr. foi o maior multifranqueado do Brasil e depois, diretor regional de expansão, por quase dez anos, do maior fast food do mundo, a Subway. Durante sua gestão, ele e sua equipe quase quintuplicaram o número de unidades desta rede e, o time ainda operava as unidades franqueadas que pertenciam ao Grupo. Foi assim que nasceu o Grupo grEAT Time, onde por quase dez anos, Fábio e sua sócia ficaram à frente de suas 20 unidades franqueadas, além de liderarem a gestão da maior regional da rede norte-americana na América Latina, onde bateram todas suas metas de desenvolvimento. “Dessa forma, adquirimos a experiência dos dois lados do balcão, ou seja, como franqueador, mas também como franqueado”, relembra o empreendedor que hoje lidera a segunda maior rede de steakhouses brasileira, a DETROIT STEAKHOUSE, principal marca do Grupo.

O MERCADO E O ‘BOSS’

Há aproximadamente dez anos, o mundo começava a passar por uma revolução tecnocultural que foi bastante acelerada nos últimos dois anos, com a pandemia. No início dessa mudança, em pouquíssimo tempo antigas empresas foram substituídas por outras que usavam a tecnologia a seu favor. Bons exemplos são: a saída da Blockbuster e a entrada da Netflix. Sairam a Kodak e a Blackberry e entrou a Apple. Ainda, empresas como a maior cadeia de hospedagem do mundo (Airbnb) e a maior rede de transporte urbano (Uber), cresceram e viraram líderes, sem ter nenhum quarto de hotel ou veículo próprios, respectivamente.

Além do crescimento da Google como referência de informação, dentre outros serviços que compõem o dia a dia de todos. Com esse novo cenário, segundo o empresário Fábio Marques, “não há como vivermos e operarmos nossos negócios com modelos ultrapassados ou com o raciocínio de ‘copia e cola para dar certo’. A visão de ‘sempre fizemos assim’ não funciona mais, porque quem não se adaptar à nova realidade irá perder e morrer”, ressalta. A inovação e o foco no cliente (o ‘Boss’, como eles são chamados na rede) são a pauta que rege a DETROIT STEAKHOUSE.

Foi assim, há mais de dez anos, no lançamento da marca, e segue dessa forma hoje, com quase 25 unidades distribuídas em todas as regiões do País. O primeiro restaurante da rede nasceu em Goiânia, que hoje é sua única unidade própria, e é a unidade modelo, onde são feitos os treinamentos, testes e pesquisa de novos produtos. “Estamos muito atentos à essa nova realidade e o DETROIT STEAKHOUSE está se adaptando constantemente de acordo com as novas demandas do nosso ‘Boss’ (os nossos clientes).

Usamos cada vez mais a tecnologia e a performance dos nossos Detroiters (como chamamos nossos funcionários) para poder atender sempre melhor, como o consumidor quer e exige, evoluindo mais, a cada dia”, constata o franqueador.

OS DIFERENCIAIS

O mercado de alimentação é o maior dos segmentos de franquias no Brasil e no mundo. Alimentação não é supérfluo que pode ser cortado em dificuldades e é uma necessidade porque todos precisamos nos alimentar diariamente. Ainda podemos adicionar, no caso de restaurantes, que somos uma das grandes opções de lazer para o nosso Boss, já que oferecemos uma experiência e ambiente americano sem sair do Brasil. “Posicionamos nossa marca para atender a classe B/C, visto que essa fatia de mercado representa 80% da população brasileira. Assim, temos bastante espaço para crescer por todo o país, não somente em capitais, mas também em cidades medianas e até pequenas aonde a concorrência nem chega (e viramos o ‘point’ da região)”, relata Fábio, e continua, “a DETROIT STEAKHOUSE investe muito no entretenimento dos seus clientes, pois além de ser um restaurante, o foco é proporcionar diversão à família. Como temática, a escolha da cidade de Detroit para ambientação foi pela riqueza de sua história.

Temos a possibilidade de criar um ambiente descontraído, casual e bastante diferenciado, explorando carros (foi lá que a indústria automobilística nasceu e se desenvolveu), esportes americanos, e ícones da música americana fazem parte da história da cidade, também. Assim, além da decoração e espaços instagramáveis, nas TVs dos nossos salões passam esportes nacionais (Futebol, Vôlei, Basquete, entre outros), esportes americanos (Hóquei no Gelo, Baseball, Futebol Americano, Rugby, entre outros), além de videoclipes com sistema de áudio 100% digital. Em algumas unidades, já instalamos espaços PETs caracterizados, agregando, inclusive, esse membro das famílias dos nossos BOSS.”

A missão da rede, segundo seus idealizadores, é proporcionar uma experiência única, ótimo atendimento, ótima comida com um ótimo ambiente e energia. O diferencial dos produtos oferecidos pelo restaurante é justamente a técnica utilizada no processo de preparação dos alimentos com temperos especiais, temperaturas certas, molhos e combinações sensacionais feitos com produtos dos melhores fornecedores nacionais.