SÉRIE ESPECIAL! ABF EXPO FRANCHISING 2023

Com mais de 400 marcas expositoras, ABF Franchising Expo chega a 30º edição como a maior feira de franquias do mundo

Evento reúne, de 28 de junho a 1º de julho, no Expo Center Norte, franquias dos segmentos de Alimentação, Educação, Saúde, Beleza, Turismo, Entretenimento, Tecnologia, além de microfranquias e outros.

· Credenciamento online já está aberto com valor promocional para compra antecipada

São Paulo, abril de 2023 – Fazer o “match” entre as principais redes de franquia do País, lideranças e profissionais do setor com candidatos a franqueado de diferentes perfis e de todo o Brasil, em meio a um universo de conhecimento sobre o franchising. Esta é a fórmula do sucesso da ABF Franchising Expo, feira oficial do setor que chega a sua 30ª edição consolidada como a maior do mundo. O evento, que recebeu uma visitação de mais de 60 mil pessoas em 2022, mostra a força de um setor que superou em grande parte os impactos da pandemia e ultrapassando o faturamento anual de R$ 211 bilhões, com quase 185 mil unidades em operação, mais de 3 mil marcas e com, aproximadamente, 1,6 milhão de empregos diretos.

Realizado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, com organização e promoção da Informa Markets, o evento será realizado de 28 de junho a 1º de julho, no Expo Center Norte (pavilhões Branco e Azul), em São Paulo. Integrante da ABF Franchising Week, semana de imersão no mercado de franquias, a ABF Franchising Expo deve receber mais de 400 marcas expositoras em seus 32 mil m² de área total. Mantendo tendência verificada em 2022, a organização vem recebendo contatos de muitas redes estreantes no evento, tanto que estima que deve fechar sua lista com cerca de 25% de marcas expondo pela primeira vez, movimento em linha com o crescimento de 6,8% do número de redes no setor registrado no ano passado.

“A ABF Franchising Expo se consolidou como ‘O’ espaço para quem quer investir em uma franquia tem que ir. Isso porque a feira reúne em um mesmo lugar oportunidades únicas como conversar diretamente com rede renomadas (experientes ou novos entrantes), assistir palestras dos principais instrutores do setor, conhecer potenciais futuros fornecedores e, principalmente, visitar e comparar tudo isso de forma muito próxima e interativa”, afirma Tom Moreira Leite, presidente da ABF, que completa: “o brasileiro já tinha uma veia empreendedora muito forte, mas as mudanças provocadas pela pandemia e o avanço da digitalização incentivaram ainda mais esta característica e o franchising pode ser um caminho mais curto e seguro para transformar o sonho de um negócio em realidade”.

A ABF Franchising Expo e o modelo de franquias continuam a ser especialmente propícios para quem vai abrir seu primeiro negócio. “De forma muito direta, ingressar em uma franquia é poder abrir seu próprio negócio a partir de um modelo já estruturado e testado, contando também com a orientação e treinamento de um empresário mais experiente, o franqueador. Isso acelera muito a abertura de um negócio, reduz riscos e, principalmente, dá acesso a uma marca reconhecida e ao compartilhamento de recursos de TI, marketing, logística, inovação, etc. Imagina fazer tudo isso sozinho e ainda acompanhar as constantes mudanças do mercado?”, ressalta o presidente da ABF.

A feira trará franquias com investimento inicial a partir de R$ 9 mil até mais de R$ 2 milhões, de segmentos variados como Alimentação, Moda, Serviços Educacionais, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Casa e Construção, Entretenimento, Limpeza e Conservação, Hotelaria e Turismo, Serviços Automotivos e Comunicação, Informática e Eletrônicos (Tecnologia). Completando o ecossistema do setor, participam também do evento fornecedores do franchising e pontos comerciais, como shoppings.

A ABF Franchising Expo oferece também espaços temáticos como a Arena do Conhecimento, com palestras gratuitas sobre diversos temas associados ao mercado de franquias no Brasil, o Espaço Microfranquias, com redes cujo investimento inicial é de até R$ 105 mil, e um espaço de fornecedores, que reunirá fornecedores do sistema de franchising a exemplo de ferramentas de TI, serviços de marketing, geolocalização, design de ponto de venda, sistemas de pagamento, entre outros. Há ainda o Espaço Startups, com soluções inovadoras de empresas nascentes de base tecnológica para o seto