5 perfis de público que você deve conhecer para potencializar vendas no seu negócio

Os micro-momentos estão presentes o tempo todo na jornada de compra e devem ser aproveitados para gerar venda

Os “micro-momentos” é o novo termo mágico do Marketing Digital há algum tempo. As empresas que já entendem a sua funcionalidade têm mais oportunidade de conseguir guiar os leads por todas as etapas do funil de vendas, aumentando a chance de fidelizar o cliente. Essa técnica acontece até mesmo através de um aparelho móbile, durante uma pesquisa rápida sobre um produto ou serviço. Dados do Thinking with Google, site que oferece insights do Google focado em marketing digital, revelou que os usuários de smartphones checam mais de 86 vezes por dia os celulares.

O uso do celular está associado diretamente ao surgimento de micro-momentos, pela facilidade de acessar a internet e obter informações em segundos. “Entender o que são micro-momentos e como trabalhar cada um deles são fundamentais para que as empresas criem estratégias de marketing que possam chegar ao consumidor na hora certa”, segundo Rodrigo Prata, Sócio Diretor da Box Ideias.

A empresa que explora cada um desses micro-momentos consegue se colocar em posição de destaque para o consumidor. Segundo dados do Internet Live Stats, site que apresenta informações sobre o uso da internet no mundo, o Google processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia, e anualmente 1,2 trilhões de pesquisas, considerando todo o mundo. 

A partir desses dados do crescente número de pesquisa diariamente, empresas de diferentes ramos são favorecidas, pois podem ser encontradas pelos clientes no momento certo em que precisam de ajuda. A forma mais comum de atrair o consumidor é usar estratégias de conteúdo que podem ser no formato de vídeo, texto, infográfico, podcast, entre outros. Um estudo recente da Demand Gen Report em parceria com a Demandbase realizado com 340 executivos do mercado B2B, com o objetivo de entender o que as empresas levam em consideração na escolha entre um fornecedor ou o concorrente, um dos insights que teve destaque foi a criação de conteúdo pois influencia na tomada de decisão, com 59% dos respondentes.

Diante de todo esse resultado positivo, Rodrigo Prata, Sócio Diretor da Box Ideias, Agência de Marketing e Tecnologia, cita 5 estratégias para a sua empresa potencializar os micro-momentos, para gerar vendas neste fim de ano. Confira: 

  1. Entenda quais são os 4 tipos de micro-momentos: Os micro-momentos são divididos em 4 tipos baseados na intenção do usuário: “Eu quero saber”, “eu quero ir”, “eu quero comprar”, “eu quero fazer cada um deles demandam diferentes tipos de conteúdo”. Entender isso é fundamental, pois entrega exatamente o que o usuário espera, mesmo que ainda não saiba;
  1. Entenda para quem você está vendendo: O primeiro passo para poder capturar o consumidor no momento ideal é entender quais termos aparecem associados à busca do usuário;
  1. Produza conteúdo para o funil de vendas: A produção de conteúdo é fundamental para conduzir o usuário/lead através para todas as etapas do funil de vendas, até se transformar em uma conversão;
  1. Use o formato correto de conteúdo: Saber o formato certo que o conteúdo deve ser produzido é importante para combinar com o estudo de cada um dos tipos de micro momentos. Para isso, as empresas precisam combinar os formatos de acordo com a comunicação e marca para atrair o público através de buscas estruturadas;
  1. Use estratégia de CRM: Estratégias de CRM são uma forma de manter o produto e a marca em contato com o cliente em todas as etapas da jornada de compra. Ao usar esse recurso, o contato é direto com a empresa, capturando a atenção do usuário para a marca em questão.