Redes de franquia seguem em recuperação no 1º Tri, com crescimento de 8,8%, indica pesquisa da ABF

  • Levantamento da entidade revela também que setor cresceu 13,9% no acumulado de 12 meses
  • Todos os 12 segmentos do setor cresceram no trimestre, com destaque para Moda; Saúde, Beleza e Bem-Estar; Casa e Construção; Alimentação –Foodservice e Comércio e Distribuição
  • Pela primeira vez, estudo traz o perfil dos novos franqueados e indica equilíbrio entre empresários em busca de novos investimentos e profissionais empreendedores

A Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor de franquias referente a janeiro a março deste ano, realizada pela ABF –Associação Brasileira de Franchising, demonstra que o setor permanece em ritmo de recuperação, atento aos desafios de um ambiente macroeconômico com inflação e juros em alta. O estudo apontou que as redes de franquias cresceram 8,8% em faturamento no 1º trimestre frente a igual período do ano passado, com uma receita que passou de R$ 39,881 bilhões para R$ 43,380 bilhões. Na comparação com o 1º tri de 2020, quando o faturamento registrado foi de R$41,537 bilhões, o avanço foi de 4,4%. Já quanto à receita das franquias no período acumulado de 12 meses, o crescimento foi ainda maior, com uma variação de 13,9% e um faturamento que avançou de R$ 165,530 bilhões para R$ 188,568 bilhões – um patamar equivalente ao período pré-pandemia. Este é o quarto trimestre seguido de alta do setor.

Esse desempenho foi alavancado pela retomada das atividades presenciais (tanto no trabalho, como no convívio social) e de hábitos dos consumidores, uma recuperação mais forte na área de serviços e a manutenção dos bons resultadosdos canais digitais.

De acordo com André Friedheim, presidente da ABF, “completamos quatro trimestres consecutivos de crescimento, o que consolida uma curva robusta de recuperação. Além da melhora do quadro econômico geral, a gradual retomada das atividades presenciais tem se refletido de forma positiva no setor, principalmente nas atividades mais associadas aos pontos físicos de venda e experiências, mas as vendas digitais continuam a apresentar bom desempenho também, mostrando que as lições da pandemia com a digitalização de canais e processos se mantém. Creio que estamos caminhando para um ambiente de negócios cada vez mais híbrido, com uma forte interligação entre on e offline, o que pode abrir novos caminhos para o setor”.

A inflação e o aumento da taxa de juros continuam a ser pontos de atenção para as franquias. A pesquisa do balanço do setor de 2021 já apontava que 67% das marcas afirmaram ter repassado o impacto da inflação através do ajuste de preços, mas na média de apenas 30% do impacto total recebido. Readequação das operações (58%) e troca de fornecedores (44%) foram outras medidas tomadas para administrar os reflexos da inflação. “Neste sentido, as redes continuam a buscar formas de mitigar esses impactos, principalmente com arevisão e digitalização de processos, substituição e renegociação com fornecedores e ganhos de eficiência”, ressalta André Friedheim.

As redes de franquia mantiveram seus planos de expansão, aponta o levantamento daABF. A variação no primeiro trimestre de 2022 representou um acréscimo de 2.771operações de franchising no País, totalizando 173.770 unidades. Entre janeiro e março deste ano foram inauguradas 4,0% operações frente a 3,3% no mesmo períododo ano passado, e encerradas 2,2%, com um saldo positivo de 1,8%. Já osrepasses tiveram uma leve alta, subindo de 0,5% das unidades no primeiro tri de2021 para 0,8% em igual período de 2022.

Em relação ao total de empregos do setor, manteve-se também a curva de crescimento. Segundo apesquisa da Associação, esse número totalizou 1.417.529 trabalhadores registrados, uma variação de 9% emrelação ao primeiro trimestre de 2021.

Crescimento de todos os segmentos

O balanço da ABF referente ao primeiro trimestre de 2022 indicoucrescimento da receita em todos os 12 segmentos elencados pela entidade. Os queregistraram melhor desempenho no faturamento do período foram Moda, comum crescimento de 13,5%, beneficiado pela retomado do trabalho e eventospresenciais e da consequente maior movimentação em shopping centers e outros locaisde grande circulação de pessoas; Saúde, Beleza e Bem-Estar, com 13,4%, eCasa e Construção, com 9,3% – estes dois mantendo o bom desempenhoregistrado mesmo durante a fase mais crítica da pandemia -, seguidos por Alimentação– Foodservice, com 9,1%, e Alimentação – Comércio e Distribuição,com 7%, também beneficiados com o arrefecimento das medidas de distanciamentosocial e a digitalização dos negócios.

Ao analisarmos o desempenho dos segmentos no período acumulado de 12meses, destacam-se Hotelaria e Turismo, em primeiro lugar, comfaturamento 51,5% maior; Entretenimento e Lazer vem em segundo lugar,com  31,0% – ambos os segmentosdemonstraram forte recuperação após a reabertura do comércio; Moda, emterceiro, com 21,0%; Alimentação – Comércio e Distribuição vem a seguir, com14,5% de crescimento; Casa e Construção, com 13,9% e Alimentação –Foodservice, com 12,8%.

Formatos Home Based e Virtual se destacam

A pesquisa da ABF registrou, ainda, um avanço das operações nosformatos mais enxutos, de menor investimento. Enquanto em 2020, as franquias HomeBased representavam 7,1% do total das unidades das redes pesquisadas, no anoseguinte eram 10,3% e em 2022 subiram para 14,8%. Já o modelo Virtual, queaparece pela primeira vez no levantamento, representa 0,8% das operações. Asunidades localizadas em pontos comerciais menos tradicionais, classificadoscomo “Outros” (Prédios comerciais, Postos de combustível – Conveniência -,Condomínios residenciais, Store in Store, Hospitais e Clubes esportivos) tambémampliaram sua participação, saltando de 3,1% para 8,2% e 8,7% entre 2020 e2022.

“Este é um fenômeno interessante, pois mostra a flexibilidade ecriatividade do setor. São as franquias se movendo em dois sentidos: chegandomais perto dos consumidores e desenvolvendo modelos de negócio para diferentesperfis de empreendedores. Trata-se também de um esforço para ter uma presençacada vez mais forte no online e isso de forma colaborativa e em rede. Inclusive,muitas redes têm surgido já com esta proposta. Na ABF Franchising Expo, creioque poderemos conhecer ainda mais propostas inovadoras”, explica André Friedheim.

Perfil dos novos franqueados

Pela primeira vez, o estudo trimestral da ABF apurou o perfil dos novosfranqueados. Embora o perfil “empresário procurando novas oportunidades” liderecom 29%, quando analisamos o quadro geral, identificamos um equilíbrio entredois grandes grupos: o empresário\investidor e o profissional\empreendedor.

“Este retrato do perfil do novo franqueado é um forte indicativo da versatilidade e ampla abrangência do setor. Aponta também que temos um amplo campo a ser explorado no Brasil, ainda mais com um mercado de trabalho em marcha lenta e uma forte cultura de empreendedorismo. De outro lado, as redes devem investir em oferecer um suporte adequado a cada perfil e fazer uma seleção criteriosa de acordo com as necessidades de seus negócios”, disse o presidente da ABF.

Um momento importante para acompanhar de perto este “match” será a ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo em visitação, que ocorre de 22 a 25 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Integrante da ABF Franchising Week, semana de imersão no universo das franquias, a ABF Franchising Expo reuniu cerca de 400 marcas expositoras e recebeu uma visitação de 60 mil pessoas em sua última edição. Dada a demanda em 2022, a área da feira foi ampliada em 1 mil m², chegando a 32 mil m² no total. A organização vem recebendo também muitas franquias estreantes no evento, tanto que estima que deve fechar sua lista com cerca de 25% de marcas expondo pela primeira vez, movimento em linha com o crescimento de 8% do número de redes no setor registrado em 2021. Os ingressos já estão à venda, com descontos na compra online. Para obtê-los, basta clicar aqui.