Empreendedorismo feminino: pesquisa revela aumento no número de mulheres que sonham em abrir seu próprio negócio

Seguindo uma tendência mundial, 73% das brasileiras aspiram se tornar sua própria chefe. Alimentos e bebidas, beleza e moda estão entre as áreas de maior interesse

Pesquisa realizada com 9.000 mulheres em 15 países, incluindo 500 brasileiras, constatou que, globalmente, a maioria (72%) aspira abrir seus próprios negócios, sendo que 50% delas ainda não empreendem e 22% já têm um negócio, mas gostariam de abrir outro. Entre as brasileiras, o número de mulheres que sonham em se tornar empreendedoras é ainda maior, 73%.


Encomendado pela Herbalife Nutrition e conduzido pela OnePoll, o levantamento realizado entre 18 de março e 7 de abril de 2020 analisou os desafios que as mulheres enfrentam no local de trabalho e os objetivos delas em abrir seus próprios negócios. De acordo com os dados registrados, 63% das brasileiras têm como principal motivação para empreender a vontade de se tornar sua própria chefe. Outro fator motivador para 46% das entrevistadas é a possibilidade de ter mais flexibilidade em seu trabalho, já que 51% delas dizem ter adiado a ideia de ter filhos porque pensaram que isso afetaria negativamente sua carreira.

De acordo com a pesquisa, o dinheiro é apontado como um fator comum aos três principais desafios enfrentados por quem deseja iniciar um negócio. Ganhar dinheiro suficiente para compensar custos é algo que preocupa mais de 54% das brasileiras. Já 47% das entrevistadas se preocupam em ter orçamento suficiente para crescer, enquanto 36% pensam em como financiar seus negócios. No que diz respeito às áreas de interesse, 25% desejam se dedicar ao ramo de alimentos e bebidas, 23% ao da beleza e 14% à moda.

A pesquisa revelou ainda que 70% das brasileiras gostariam de iniciar um negócio devido ao tratamento injusto em experiências anteriores em empresas. De acordo com o levantamento, há uma percepção de diferença de tratamento entre os gêneros: 37% das entrevistadas afirmaram acreditar não existir uma equiparação salarial com os homens e 34%, ter menos oportunidades de promoção. Além disso, 73% das brasileiras acreditam que as mulheres precisam trabalhar mais para ter as mesmas oportunidades que os homens  e 79% estão comprometidas em ajudar a quebrar essa barreira empreendendo.

Mas isso não significa que elas esperam que o empreendedorismo seja tranquilo. 35% das mulheres que planejam empreender estão “muito preocupadas” com o fracasso de seus negócios atuais ou futuros nos próximos cinco anos. “Empreender nem sempre é um caminho fácil. Apesar disso, tem sido uma tendência global crescente há muitos anos e somos apaixonados por apoiá-la e incentivá-la. Para nós,  é emocionante que a cada ano mais mulheres queiram iniciar seu próprio negócio”, comenta Jenny Hienrich, Vice-Presidente Sênior Global de Serviços e Operações para Consultores Independentes da Herbalife Nutrition.

Principais áreas de interesse 
Comida (comida, café / restaurante)25%
Beleza (cosméticos, salão de beleza)23%
Moda (ateliê, varejo)14%
Outros11%
Não sabem10%
Treinamento (seminários e treinamentos)7%
Serviços médicos4%
Esportes (equipamentos esportivos, nutrição esportiva, academia de ginástica)3%
Principais motivações para empreender 
Tornar-se seu próprio chefe63%
Ter mais flexibilidade no meu trabalho46%
Seguir sua paixão42%
Apoiar a família34%
Mudar de carreira33%
Resolver um problema / melhorar o mundo20%
Ser infeliz no trabalho18%
Ter sido demitida7%
Nenhuma das acima2%
Principais entraves para quem deseja empreender 
O custo inicial para abrir um negócio50%
Falta de financiamento / conhecimento do mercado39%
Fracasso24%
Falta de rentabilidade23%
Falta de ambiente favorável20%
Não ter certeza sobre quais as etapas a serem seguidas19%
Barreiras legais e regulatórias18%
Insegurança18%
Pressão17%
Falta de tempo17%
Educação e treinamento limitados16%
Pressão familiar9%
Normas sociais ou culturais6%
Muita responsabilidade4%
Nenhuma das acima4%