Empreendedorismo feminino: pesquisa revela aumento no número de mulheres que sonham em abrir seu próprio negócio
Seguindo uma tendência mundial, 73% das brasileiras aspiram se tornar sua própria chefe. Alimentos e bebidas, beleza e moda estão entre as áreas de maior interesse
Pesquisa realizada com 9.000 mulheres em 15 países, incluindo 500 brasileiras, constatou que, globalmente, a maioria (72%) aspira abrir seus próprios negócios, sendo que 50% delas ainda não empreendem e 22% já têm um negócio, mas gostariam de abrir outro. Entre as brasileiras, o número de mulheres que sonham em se tornar empreendedoras é ainda maior, 73%.
Encomendado pela Herbalife Nutrition e conduzido pela OnePoll, o levantamento realizado entre 18 de março e 7 de abril de 2020 analisou os desafios que as mulheres enfrentam no local de trabalho e os objetivos delas em abrir seus próprios negócios. De acordo com os dados registrados, 63% das brasileiras têm como principal motivação para empreender a vontade de se tornar sua própria chefe. Outro fator motivador para 46% das entrevistadas é a possibilidade de ter mais flexibilidade em seu trabalho, já que 51% delas dizem ter adiado a ideia de ter filhos porque pensaram que isso afetaria negativamente sua carreira.
De acordo com a pesquisa, o dinheiro é apontado como um fator comum aos três principais desafios enfrentados por quem deseja iniciar um negócio. Ganhar dinheiro suficiente para compensar custos é algo que preocupa mais de 54% das brasileiras. Já 47% das entrevistadas se preocupam em ter orçamento suficiente para crescer, enquanto 36% pensam em como financiar seus negócios. No que diz respeito às áreas de interesse, 25% desejam se dedicar ao ramo de alimentos e bebidas, 23% ao da beleza e 14% à moda.
A pesquisa revelou ainda que 70% das brasileiras gostariam de iniciar um negócio devido ao tratamento injusto em experiências anteriores em empresas. De acordo com o levantamento, há uma percepção de diferença de tratamento entre os gêneros: 37% das entrevistadas afirmaram acreditar não existir uma equiparação salarial com os homens e 34%, ter menos oportunidades de promoção. Além disso, 73% das brasileiras acreditam que as mulheres precisam trabalhar mais para ter as mesmas oportunidades que os homens e 79% estão comprometidas em ajudar a quebrar essa barreira empreendendo.
Mas isso não significa que elas esperam que o empreendedorismo seja tranquilo. 35% das mulheres que planejam empreender estão “muito preocupadas” com o fracasso de seus negócios atuais ou futuros nos próximos cinco anos. “Empreender nem sempre é um caminho fácil. Apesar disso, tem sido uma tendência global crescente há muitos anos e somos apaixonados por apoiá-la e incentivá-la. Para nós, é emocionante que a cada ano mais mulheres queiram iniciar seu próprio negócio”, comenta Jenny Hienrich, Vice-Presidente Sênior Global de Serviços e Operações para Consultores Independentes da Herbalife Nutrition.
Principais áreas de interesse | |
Comida (comida, café / restaurante) | 25% |
Beleza (cosméticos, salão de beleza) | 23% |
Moda (ateliê, varejo) | 14% |
Outros | 11% |
Não sabem | 10% |
Treinamento (seminários e treinamentos) | 7% |
Serviços médicos | 4% |
Esportes (equipamentos esportivos, nutrição esportiva, academia de ginástica) | 3% |
Principais motivações para empreender | |
Tornar-se seu próprio chefe | 63% |
Ter mais flexibilidade no meu trabalho | 46% |
Seguir sua paixão | 42% |
Apoiar a família | 34% |
Mudar de carreira | 33% |
Resolver um problema / melhorar o mundo | 20% |
Ser infeliz no trabalho | 18% |
Ter sido demitida | 7% |
Nenhuma das acima | 2% |
Principais entraves para quem deseja empreender | |
O custo inicial para abrir um negócio | 50% |
Falta de financiamento / conhecimento do mercado | 39% |
Fracasso | 24% |
Falta de rentabilidade | 23% |
Falta de ambiente favorável | 20% |
Não ter certeza sobre quais as etapas a serem seguidas | 19% |
Barreiras legais e regulatórias | 18% |
Insegurança | 18% |
Pressão | 17% |
Falta de tempo | 17% |
Educação e treinamento limitados | 16% |
Pressão familiar | 9% |
Normas sociais ou culturais | 6% |
Muita responsabilidade | 4% |
Nenhuma das acima | 4% |