MIGROU PRO MARKETING DIGITAL? Sem posicionamento de marca vai dar problema.

Não tem como escapar, vender no digital passou a ser obrigatório, mas se a empresa não possui um Brand Positioning bem feito, apenas a migração para o digital não ajuda ajuda.

QUEM VOCÊ É E O QUE TE DIFERENCIA DA CONCORRÊNCIA?

A  pandemia  fez um filtro, esse é o alerta de Gerardo  Arancioni, especialista de Brand Positioning da Affare Fatto e da Pareto Package. Ele reforça, “de fato, a pandemia acelerou o processo que já havia começado antes. As empresas que sofrem mais são as que não se prepararam e estão correndo para se adequar ao novo modelo. É absolutamente impensável e inconcebível, em 2021, não estar no mundo da internet, pois o marketing digital  é o mesmo  marketing tradicional, mas através de outros meios.”

O marketing digital permite empresas de qualquer porte usar meios de comunicação com extrema facilidade, em termos de custo – o que antes não existia – mas sem posicionamento da marca, de nada adianta esta mudança: “Se eu falo de algo que não me diferencia, estou me igualando à concorrência, tornando qualquer forma de marketing nulo. Para piorar esta situação, todos falam com facilidade na web, portanto a concorrência é muito maior do que antes”.

VENDAS EM JOGO

Existem alguns negócios que, por um motivo ou outro, estão absolutamente conectados à forma digital e as compras acontecem neste ambiente. Quando um produto possui  venda mais complexa, consultiva, com valor agregado muito alto, o marketing digital precisa captar o online e trazer para o offline.

Gerardo explica que o offline não é apenas uma loja física, mas pode ser também o telefone. “Quando se faz uma videoconferência, estou transportando um contato pessoal oriundo do marketing digital para um plano físico de certa maneira, não é a venda através de robôs ou sistemas”.

E O POSICIONAMENTO?

Se a empresa não possui um  Brand Positioning bem definido e apenas foi para o digital, o que acontece, na prática, é a transposição desta falta de posicionamento. Todos os problemas de identidade e de diferencial apenas migraram para a web: “A forma que se toma a decisão de compra é a mesma de antes. As empresas precisam ter uma ideia distintiva para que esta comunicação digital seja interessante. Sem um posicionamento  correto de marca, qualquer forma de marketing online perde eficiência. Será mais um fazendo barulho na internet vendendo  o mesmo que a concorrência”, completa Gerardo.

paretopackage.com.br