SÉRIE DE CONTEÚDO ESPECIAL ABF EXPO 2023!

Espaço Microfranquias traz opções de investimentos de R$ 9 a R$ 100 mil e ABF anuncia novo teto do conceito

Espaço é oportunidade para quem deseja ser dono de um negócio testado e formatado ou busca alternativas de ocupação e renda

· Área destinada às Microfranquias traz opções nos segmentos de Alimentação, Casa e Construção, Comunicação, Informática e Eletrônicos; Educação, Hotelaria e Turismo, Limpeza e Conservação; Saúde, Beleza e Bem-Estar, e Serviços e Outros Negócios

· No evento, ABF irá anunciar novo teto do conceito de microfranquias, que será de R$ 135 mil, válido a partir de julho

São Paulo, junho de 2023 – Com um mercado amplo e aberto a todos os investidores, o franchising brasileiro tem oportunidades de negócios para todos os bolsos e nos mais diversos formatos. Espaço que já se torna tradicional na ABF Franchising Expo, o Espaço Microfranquias reunirá nesta 30ª edição da feira da Associação Brasileira de Franchising, dezenas de marcas com valores de investimento mais reduzido para atender um vasto público interessado. A maior feira de franquias do mundo será realizada entre 28 de junho e 1º de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Um raio-x das microfranquias brasileiras feito pela ABF no ano passado mostrou que esses modelos de negócios vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado. Segundo o levantamento, a participação das franquias de menor investimento no setor aumentou de 28,9% em 2020 para 36,9% em 2022, considerando tanto redes puras (que operam apenas desta forma), como mistas (com ambos os modelos). A variação do número de microfranquias de 2021 para 2022 na amostra chegou a 39,8%, associada não apenas à elevação do teto (negócios com investimento inicial até R$ 105 mil), mas também a um número maior de redes desenvolvendo modelos mais compactos, até mesmo home-based ou virtuais.

De acordo com Bruno Arena, diretor de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos da ABF, “as microfranquias de fato se consolidaram no mercado de franquias brasileiro, seja por terem menor valor de investimento, que possibilita ao pequeno investidor se tornar dono de um negócio, com a segurança de estar ligado a uma rede, com marca consolidada, operação testada, suporte, treinamento, entre outros benefícios oferecidos pela empresa franqueadora, seja como alternativa de ocupação e renda para quem está fora do mercado de trabalho ou mesmo se aposentou. O Espaço Microfranquias da ABF Expo é o local perfeito para esse público”.

Ainda segundo o executivo, são boas as expectativas de negócios no espaço. “No ano passado, quando a Feira da ABF voltou a ser realizada após dois anos de interrupção por causa da pandemia, o Espaço Microfranquias já havia recebido muitos interessados. Este ano, nossa expectativa é que a procura pelos negócios de menor investimento continue elevada”, afirma.

A entidade aproveita a 30ª edição da sua feira para anunciar o novo valor máximo de investimento para as Microfranquias, que vigorará a partir de julho: até R$ 135 mil. Este valor de referência corresponde a três vezes o PIB anual per capita (fonte: IBGE). Com essa nova conceituação da ABF, o número de microfranquias puras associadas, que no ano passado era de 216, saltou para 314. Já as redes mistas, aumentaram de 219 para 280.

Na ABF Expo deste ano, o Espaço Microfranquias trará opções de negócios com investimento entre cerca de R$ 9 mil e R$ 100 mil. Estes são valores mínimos reportados pelas marcas expositoras à feira. O espaço já tem confirmadas redes dos segmentos de Alimentação; Casa e Construção; Comunicação, Informática e Eletrônicos; Educação; Hotelaria e Turismo; Limpeza e Conservação; Saúde, Beleza e Bem-Estar, e Serviços e Outros Negócios.

Microfranquias de segmentos ou nichos em alta, diferenciados e tradicionais

São as mais diversas as ofertas de produtos e serviços das redes presentes no Espaço Microfranquias da 30ª ABF Franchising Expo. Há opções de negócios de segmentos ou nichos que permanecem em alta, como saúde (Acolher & Cuidar, Brazil Health, Fitofarma, Spa Express); energia solar (EasySolar); fintech de serviços financeiros (Parça); totens com publicidade para recarga de celular (Santa Carga); consórcio (Embracon), ou diferenciados, como uma franquia que oferece três serviços em um só negócio (treinamento, educação e saúde) para mulheres com habilitação, mas que não dirigem (Mulheres Habilitadas); uma rede de padarias para animais de estimação (Padaria Pet), e duas franquias do subsegmento de Logística: uma no formato “one stop shop” de soluções para comércio exterior (Upsell Comex), e outra de um app de transporte de passageiros em veículos particulares (Ubiz Car).

O Espaço permanece atraindo marcas tradicionais do mercado. Já estão confirmadas Clube Turismo e TZ Viagens (Hotelaria e Turismo); Guia-se (Comunicação, Informática e Eletrônicos); Maria Brasileira e Mary Help (Limpeza e Conservação); Nutty Bavarian (Alimentação); The Kids Club (Educação) e TRATABEM (Casa e Construção).

Há, ainda, redes em segmentos tradicionais, porém estreantes na feira, como Love Gifts (Casa e Construção), Maria Gasolina Express (Alimentação), Piaseg Seguros (Serviços e Outros Negócios) e Vai Voando (Hotelaria e Turismo). Elas se juntam às marcas Embracon, Mulheres Habilitadas, Padaria Pet, Parça, Spa Express, Ubiz Car e Upsell Comex, que também participam pela primeira vez da ABF Expo.

“O Espaço reflete a diversidade, a criatividade e a flexibilidade das redes de franquias brasileiras, demonstrando o dinamismo do setor, com redes exclusivamente de microfranquias, e mistas, com modelos de negócios de maior investimento também. O público visitante encontrará tanto no Espaço Microfranquias, quanto em toda a ABF Expo, nas operações maiores, o negócio adequado ao seu perfil”, conclui Arena.