Mercado de franquias brasileiro supera os R$ 211 bilhões e cresce 14,3% em 2022, aponta pesquisa da ABF
- Número de unidades expandiu 7,8%, totalizando mais de 184 mil operações, e o número deredes subiu 6,8%, superando as 3 mil marcas
- Todos os 11 segmentos elencados pela entidade registraram crescimento no ano passado, com destaque para Hotelaria e Turismo, Alimentação – Food Service e Saúde, Beleza e Bem-Estar
- Projeção para 2023 é de um crescimento de 9,5% a 12%
Em 2022, o mercado de franquias brasileiro consolidou sua recuperação e deu sinaisde crescimento. É o que mostra o balanço anual do setor realizado pela ABF –Associação Brasileira de Franchising. O faturamento das redes no País superou,pela primeira vez, os R$ 211 bilhões, passando de R$ 185,068 bilhões em 2021 paraR$ 211,488 bilhões em 2022, um crescimento nominalde 14,3%, índice superioraos 12% projetados pela ABF.
Comisso, desde o pico da pandemia, são oito trimestres de crescimentoininterrupto. Frente a 2019, o avanço do franchising foi de 13,2%, cuja receitanaquele ano totalizou R$ 186,755 bilhões. Já no quarto trimestre de 2022, cujacomparação se deu com igual período do ano anterior, menos impactado pelapandemia, a alta da receita foi de 12,6%, alcançando R$ 63,800 bilhões. Quando comparadoao quarto trimestre de 2019, o crescimento chega a 16,1%.
Em 2022, o setor registrou ainda expansões expressivas em número de unidades,redes de franquia e empregos diretos, o que corrobora o robusto desempenho dosetor no ano.
Entreos principais fatores que contribuíram para este desempenho estão o forteretorno do comércio e atividades presenciais ao longo de todo o período, arecuperação da taxa de emprego, o avanço da digitalização e de outros canais devenda, principalmente o delivery, e os ganhos advindos das lições da pandemia(principalmente em relação à maior eficiência e adaptabilidade). A emergênciade novos modelos de negócio (principalmente virtuais e home based), ocrescimento acelerado das microfranquias e marcas de outros mercados aderindoao franchising são outros aspectos que também contribuíram. Para Tom Moreira Leite, presidente da ABF, “em2022 tivemos um amplo retorno dos contatos presenciais e ao longo de todo operíodo, inclusive com a retomada de hábitos como viagens e grandes eventos. Internamente,mantivemos o aprendizado da pandemia de fortalecer nossa operação em termos deeficiência e gestão, ao mesmo tempo em que continuamos a desenvolver capacidades e canais de venda digitais que mantêm uma participação muito relevante. Com isso, depois de uma curva de recuperação acelerada, voltamos a uma trajetória ascendente”.
Expansão do número de unidades
Apesquisa da ABF registra que houve expansão no número de operações em 2022. Ovolume total cresceu 7,8% na comparação com o ano anterior, totalizando 184.354unidades, e de 14,5% frente a 2019. O encerramento deoperações ficou em 6,0%. Quanto aos repasses, o estudo indica que houve umaligeira redução no ano passado, cujo índice foi de 2,5%, ante 2,8% em 2021. Amédia de unidades por rede se manteve quase estável (59,3 em 2021 e 59,9 em2022), mas ainda apresenta uma diferença significativa em relação a 2019, quefoi de 55,2.
“Com a melhora do quadro sanitário, assim como já observado em 2021, as redes retomaram seus planos de expansão. Desta forma, já estamos mais de 14% acima dos níveis pré-pandemia, o que evidencia a grande capilaridade do setor, inclusive em polos regionais e mercados para além do eixo Rio-São Paulo”, ressalta o presidente da ABF.
Redes também em alta
O número de redes de franquias tambémregistrou crescimento, aponta o levantamento da ABF. O balanço de 2022 indicaque houve um avanço de 6,8% em relação ao ano anterior. Com isso, o Brasiltotalizou 3.077 marcas no ano passado frente a 2.882 no período anterior. Deacordo com Tom Moreira Leite, “neste indicador também rompemos uma barreiaimportante, a das três mil unidades. Isso ocorreu tanto pela criação de novasmarcas, como por empresas tradicionais que adotaram o sistema de franchising. Continuamosa identificar indústrias e prestadores de serviço que buscam expandir seusnegócios e se aproximar do consumidor por meio de franquias”.
Franquias continuam gerando empregos
Coma retomada da expansão e do crescimento da receita, o ecossistema de franquias gerounovos postos de trabalho. Em relação a 2021, o número de trabalhadores diretosno setor aumentou 12,6% – bem acima da projeção feita pela ABF para o anopassado, de 5%. O número de pessoas empregadas saltou de 1.411.319 para1.589.276. Já em relação a 2019, o crescimento foi ainda maior, de 17,0%. Em 2022,em média, cada unidade de franquia empregava diretamente nove trabalhadores.
Todos os segmentos crescem
No
balanço de 2022, os 11 segmentos classificados pela Associação Brasileira de
Franchising apresentaram crescimento em relação ao ano anterior. A maior
variação foi em Hotelaria e Turismo, com alta de 24,5%. Um dos mais
atingidos pela pandemia, este segmento apresentou uma recuperação mais forte em
2022, alavancado, dentre outros motivos, pelo retorno das viagens corporativas
e grandes eventos. Em seguida, veio o segmento de Alimentação – Food Service,
que cresceu 21,5% e foi impulsionado pelo retorno do movimento aos salões com a
manutenção de níveis elevados no delivery. Ainda na casa dos 20%, Saúde,
Beleza e Bem-Estar foi o terceiro segmento com maior crescimento, avanço de
21,5%. O aquecimento de serviços, a recuperação do emprego e a busca por bem-estar
impactaram positivamente essas franquias, cujo resultado foi conquistado sob
uma base já robusta (o segmento cresceu 10,5% em 2021 e 3,1% em 2020).
Projeções
A Associação Brasileira de Franchising projeta para 2023 um crescimento entre 9,5% e 12% no faturamento, 10% em unidades, 4% em redes e de 10% no número de empregados diretos do setor.
“A nossa curva de crescimento, a expansão da base instalada e os investimentos e ajustes realizados nos últimos anos indicam uma trajetória positiva para o nosso setor, ainda que a pressão de custos, um consumidor com seu comportamento em constante transformação e acesso a crédito dificultado são desafios que permanecem. Nesse sentido, enquanto representante do franchising, a ABF continuará a buscar aprimoramentos no ambiente de negócios, com destaque para a reforma tributária, e linhas de crédito com condições facilitadas para o setor”, conclui Tom Moreira Leite.