Especialistas comentam tendências para o Franchising

O varejo como um todo, o que inclui as franquias, sofreu mudanças e teve adaptações relevantes nos dois últimos anos, principalmente para atender um consumidor mais exigente e as necessidades sanitárias por causa da pandemia. Isso gerou oportunidades e desafios que compõem os movimentos do mercado para o novo ano que se inicia. Buscamos alguns especialistas para tentar antever como o mercado deve se comportar, e ajudar nossos leitores a colocar em prática suas estratégias ‘levando o bolo pronto enquanto o mercado apresenta a farinha’

Paulo Ancona Lopez, Diretor na Ancona Consultoria, Transformador de Empresas e Modelador de Estratégias e Negócios

PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DE ÓLEO E GÁS PRECISAM ACOMPANHAR EVOLUÇÃO  TECNOLÓGICA, AFIRMA ESPECIALISTA | PetroNotícias

“Para 2022, o que vemos para o varejo e as redes de franquias em geral é a necessidade de consolidação das mudanças impostas pela pandemia e pela consequente mudança dos hábitos e costumes. Isso deverá vir pelo aprofundamento do uso da tecnologia na gestão, pelo trabalho cada vez mais específico e profundo de entendimento de como funcionam as mídias digitais com o apoio de especialistas uma vez que cada vez mais isso está virando uma ciência e não sobrará lugar para tentativas ou achismos.

Outras consolidações dizem respeito ao contínuo aumento exponencial de compras pela internet e pelo crescimento de negócios home based, quando possíveis, como as próprias redes de marketing digital. Isso, entretanto não invalida o crescimento de segmentos que exigem pontos físicos e como grande tendência vemos um grupo de segmentos que na verdade podem ser chamados de “bem estar” e que envolvem negócios de saúde, beleza, estética e mais recentemente uma onda de academias tipo estúdios menores, de exercícios funcionais que operam com o apoio de aplicativos.

Segmentos tradicionais seguirão em alta, como alimentação, laser e outros que possam transformar a compra em alguma forma de experiência e vivência que se agregue ao produto”

Paulo Cesar Mauro é especialista em internacionalizaçãoe franquias, diretor da Global Franchise:

Nossa Equipe | Global Franchise

“Com o dólar alto, produtos e equipamentos brasileiros se tornam um pouco mais competitivos. Não tanto porque a inflação está corroendo a nossa diferença de câmbio. Isto faz com que empresas brasileiras queiram levar seus produtos para fora. Mas, mais importante que isto, é a força da diversificação internacional que faz com que todas as empresas que tem mercado busquem esta estratégia!

E no pós-pandemia muitos governos de Países focados na retomada econômica, estão injetando dinheiro em suas economias através de empréstimos subsidiados, como por exemplo a linha Portugal 2030 que a Global Franchise está representando no Brasil. Por outro lado, ficou mais cara a entrada de franquias estrangeiras no Brasil, mas, mesmo assim, isto não está impedindo a entrada de muitas novas empresas, atrás do pujante mercado brasileiro! Enfim, como diz o ditado “os cães ladram e a caravana passa”, isto é, os investimentos vão continuar fortes por todos os lados e em todo o mundo, por mais que a criem as tais ‘nuvens negras’! Tem muito dinheiro sobrando e procurando boas oportunidades de negócio!

Cristina Matos, Secretária Geral da Associação Portuguesa de Franchising (APF) e Presidente da TF do Conselho de Mundial de Franchising (TF.WFC), representado Portugal e os interesses do franchising a nível mundial:

“O franchising é sem dúvida a melhor forma de empreender e, ‘todas as áreas de negócio podem ser frutíferas e tranformar-se num modelo de franquia’, basta o franqueado e o franqueador terem uma atitude empreendedora, estarem comprometidos com o modelo de negócio e a sua evolução.

A APF- Associação Portuguesa de Franchising quer dinamizar o mercado interno de franchising e promover a expansão internacional dos seus associados e, para isso, assume como missão principal o estudo, divulgação e promoção do sistema em Portugal, sempre com o reconhecimento das boas práticas do Código Deontológico Europeu.

As vantagens do franchising existem, tais como ser um investimento em marcas já testadas no mercado, a troca de experiência e a economia de escala. Hoje os números do franchising em Portugal demonstram um mercado sólido, com cerca de 530 marcas ativas, mais de 15 mil PME’s e um peso de 5,7% do PIB português.Os cursos da Academia do Franchising são integralmente construídos pela APF e com o objetivo de formar futuros empreendedores, neste modelo de negócio.Para além dos cursos, a APF organiza vários eventos ao longo do ano, o que permite incentivar a expansão das marcas e o networking entre associados.

A médio prazo, a APF prevê a realização da ExpoFranchising, em Lisboa, em abril de 2022 e o Norte Franchise no Porto no segundo semestre.”