EDIÇÃO ESPECIAL! AS ESTRATÉGIAS PARA CRESCER MAIS DE 70%

Nesta EDIÇÃO ESPECIAL da REVISTA FRANQUIA ouvimos o empreendedor Henrique Mol, empresário mineiro CEO da holding ENCONTRE SUA FRANQUIA, à frente de 13 marcas que movimenta mais de R$400 milhões em plena pandemia

TRAJETÓRIA NO FRANCHISING

Henrique se aventurou no franchising em 2011, ao fundar a rede Encontre Sua Viagem – uma franquia de agências de viagens. A oportunidade surgiu quando ele trabalhava em uma empresa de software, cujos clientes eram do ramo do turismo. Ao notar que muitas franquias não possuíam uma infraestrutura forte, principalmente para respaldar seus franqueados, ele decidiu entrar neste mercado e fazer dessa dor, sua principal força.

“Durante todo o processo de formatação, como gestão e expansão, eu estive à frente do negócio. O que me proporcionou bastante conhecimento em franquias”, comenta. Desde então, o empresário não parou mais. Em 2014, criou a rede Fórmula Pizzaria. Com ela, deu início a holding Encontre Sua Franquia.

CRESCIMENTO ACIMA DA MÉDIA

Desde a sua fundação, o grupo Encontre Sua Franquia apresenta números de crescimento acima do mercado. De 2018 para 2019, o crescimento registrado foi de 50%. De 2019 para 2020 (ano da pandemia), o crescimento foi mais tímido, 18%. E a previsão de 2020 para 2021, é de um desenvolvimento de, no mínimo,70%.

“Criamos um ecossistema no grupo onde os negócios se complementam e ajudam uns aos outros, gerando economia de custos e força para expansão, isso fortaleceu nosso negócio”, explica Mol.

VISÃO 360°

O empreendedor que vem diversificando segmentos e somando cada vez mais marcas ao grupo, justifica tal ação à política estratégica da “Encontre Sua Franquia”. O sistema basicamente é de apostar em setores diferentes, por não apresentarem competição entre si, e que a plataforma do franchising seja a melhor opção de crescimento e potencial de escala com objetivo de liderança a médio e longo prazo.

VISIBILIDADE E CREDIBILIDADE

Acompanhando as tendências de mercado, e, para auxiliar as marcas na prospecção de novos franqueados, o grupo criou três plataformas para gerar audiência e captar leads, que são: o portal encontresuafranquia.com.br, portaltopfranquias.com.br e o canal do Youtube, Henrique Mol.

A aposta é na produção de conteúdo focado no mercado de franquias, fortalecendo sua presença online na busca de ser um ponto de partida nas pesquisas de novos investidores e um influencer reconhecido pelo setor. Além de auxiliar na estratégia de credibilidade ao mercado, como também, no relacionamento com as franqueadoras.

“O marketing de conteúdo tem sido uma grande estratégia que estamos aplicando aos nossos negócios e abrindo oportunidades para outras marcas. Essa ação gera vendas qualificadas e com altas taxas de conversão porque a estratégia em si, além de focar na persona da marca, – ou seja, vai direto a quem realmente pode ter algum interesse, evitando abordar clientes que não tenham perfil e exijam gastos maiores – fornece ainda, informações relevantes para as pessoas acompanharem durante toda a jornada de compra”, explica.

PARCERIAS IMPULSIONAM PROSPECÇÃO DOS NEGÓCIOS

Segundo o empresário, “para consolidar simultaneamente marcas no mercado e garantir a elas contínuo crescimento, é preciso contar com uma grande operação, um plano de negócio muito bem executado, e profissionais de ponta no dia-a-dia dos trabalhos. E, claro, algumas estratégias de negócios que são a cereja do bolo.

Como é o caso, da parceria da Encontre Sua Franquia com o especialista do setor de feiras de negócios Ricardo Branco e o Ecossistema NX Franquias. “Eu conhecia o Ricardo do mercado, como cliente dele. Sempre investimos na estratégia de expansão das nossas marcas em feiras e, pela experiência como expositor, vimos uma sinergia interessante em criar soluções de feiras com o que queríamos como clientes, mas estendendo a todo o mercado. Surgiu então a FVF (Feira Virtual de Franquia) e a Franchise B2B – atualmente estamos trabalhando para ambas serem referência e, fundamentais às franqueadoras no planejamento de expansão”, explica Mol.

Essa expertise no mercado de feiras, tem garantido o seu sucesso de mais esse braço do Grupo Encontre Sua Franquia. “Sabemos que o mercado oferece excelentes ideias de negócios que podem ser replicados pelo sistema de franquia. São vários anos trabalhando no segmento e possuímos um feeling aguçado para entender quando o negócio pode se tornar franquia e dar certo.

Com a NXFranquias criamos excelentes oportunidades de divulgação que vão além das feiras e portais. Conseguimos entender, através da FXF – Formatação e Expansão de Franquia, se uma empresa tem a capacidade de ser multiplicada através deste segmento realizando um estudo de franqueabilidade, e após toda uma estruturação para formatá-la em franquia, deixamos a marca pronta para expandir e ainda conseguimos ajudar na divulgação junto aos nossos próprios canais de comunicação”, conta Branco, que conduz o projeto.