Como se planejar para 2024
Não existem fórmulas mágicas e muito menos previsões baseadas na sabedoria da bola de cristal quando o assunto é macroeconomia e mercado de consumo. Haja visto o aprendizado que tivemos nos últimos anos em relação a desconstrução e reinvenção de processos. Mas, mesmo nesse cenário, o olhar dos especialistas do mercado pode ajudar no planejamento de metas e principalmente na busca por novos caminhos para alcançar novos resultados. Você é nosso convidado!
A matéria completa você confere na edição 106 da REVISTA FRANQUIA
Segundo especialistas, o mercado de franquias no Brasil deve continuar crescendo em 2024, com um faturamento médio previsto de R$ 250 bilhões. Essa expansão deve ser impulsionada por uma série de fatores, como:
• O aumento da confiança do consumidor que deve levar a um aumento no consumo. Isso, por sua vez, deve beneficiar as redes de franquias, que oferecem uma variedade de produtos e serviços para atender às diferentes necessidades dos consumidores.
• A busca por modelos de negócios mais seguros. Os empreendedores estão buscando modelos de negócios mais seguros, como as franquias que oferecem uma série de vantagens, como o suporte da franqueadora, o acesso a uma marca reconhecida e a um modelo de negócio comprovado e testado.
• O crescimento do e-commerce que continua em alta no Brasil, e as redes de franquias já se adaptaram a essa tendência. Muitas redes estão investindo no desenvolvimento de novos canais de venda online, para atender às necessidades dos consumidores que preferem comprar pela internet.
MICROFRANQUIAS
• As microfranquias, que são negócios com investimento inicial de até R$ 135 mil, devem continuar crescendo em popularidade. Esse modelo oferece uma opção mais acessível para os empreendedores que desejam iniciar um negócio próprio. Podem ser inicialmente negócios home office ou exigir um ponto, quiosque ou outros formatos. Operações de baixo investimento que oferecem boa rentabilidade.
• As franquias digitais, que operam exclusivamente online, devem continuar crescendo. São modelos de negócio que oferecem uma opção mais flexível para os empreendedores, pois não exigem um espaço físico para operação. Em muitas redes, a unidade franqueada funciona como uma ponte de contato mais próxima do consumidor e a rede franqueadora é quem fica com o estoque e a logística de entrega, quando existe produto envolvido.
FRANQUIAS DE NICHO
• As franquias de nicho, que oferecem produtos ou serviços especializados, devem continuar crescendo em popularidade em 2024. São opções de negócio mais diferenciadas para os consumidores, o que pode levar a uma maior fidelidade.
• Franquias sustentáveis, que adotam práticas ‘green’ em suas operações, devem continuar crescendo em popularidade em 2024. Os consumidores estão cada vez mais preocupados com questões ambientais, o que pode levar a uma maior demanda por produtos e serviços ecologicamente posicionados.
• As franquias internacionais, que são franqueadoras de outros países, devem continuar crescendo em popularidade em 2024. São marcas que oferecem aos empreendedores a oportunidade de investir em negócios já consolidados em outros países, e muitas vezes, que trazem soluções ainda não exploradas.
MACROTENDÊNCIAS
No geral, as perspectivas são positivas. O setor de franquias deve continuar crescendo. Para Daniel Bernard, diretor Geral da NetplaN Consultoria, o ano de 2024 tende a ser um ano bastante diferente dos últimos períodos que passamos, em função das oscilações que o mercado enfrentou. Em 2021 e 22, o comércio e o mercado como um todo começaram a retornar aos poucos e funcionar como antes da pandemia. A retomada da economia e do consumo foi mais rápida em alguns segmentos, em outros, mais lenta. Durante o ano de 2023, o gráfico de crescimento não foi como o esperado dada a mudança de governo. Com mais cautela, os investidores e empreendedores pesquisaram, analisaram, mas deixaram para operacionalizar e realmente investir só agora no final do ano. O último trimestre mostrou que o aquecimento na busca por franquias vai levar para 2024 uma tendência de crescimento. A demanda está mais alta e com certeza as redes de franquias vão se beneficiar, expandindo em unidades e refletindo no mercado aumento de emprego e faturamento. A roda começa a girar com mais rapidez e fluidez.
Para o especialista, duas tendências vão popularizar na operação das franqueadoras: a inteligência artificial e parcerias estratégicas com fundos de investimentos.
OPERAÇÃO DAS REDES
A aplicação da Inteligência Artificial, que já está presente em vários níveis das operações de franquias, só vai crescer em popularidade. “A aplicação de ferramentas com IA muda e acelera resultados no processo de vendas de franquias, na administração da verba publicitária, na alocação de recursos, na aplicação de treinamentos e em outras soluções customizadas”, garante o especialista da Netplan, que já ajudou vários de seus clientes nessa transformação.
PARCERIAS DISRUPTIVAS
Outra macrotendência que já foi adotada por algumas redes de franquia são as parcerias estratégicas com fundos de investimentos que assumem a fatia de capital destinada à instalações e equipamentos para a montagem de uma nova unidade franqueada. Assim, o novo empreendedor não necessariamente imobiliza capital nesses dois itens. “Quem vai bancar o que chamamos de ‘lojas modulares’, ou os equipamentos necessários para a franquia, é o parceiro do fundo investidor. Essa prática muda o formato do investimento inicial quando da compra de uma unidade franqueada. No processo do último boom de crescimento, por exemplo, das redes Cacau Show e Chilli Beans, essa parceria foi determinante para dobrar, em média, o número de unidades que foram implantadas”, explica Daniel. Para exemplificar esse formato de negócio: em uma unidade que teria o investimento total de R$150 mil entre custos de instalação, taxa de franquia, capital de giro e estoque, com a parceria, o novo empreendedor pode optar por dispor somente de um terço desse valor. E, com o restante do que seria o investido, esse novo franqueado pode optar por abrir não uma, mas sim, duas ou três unidades, locando o espaço e equipamentos do fundo parceiro. Isso diminui em duas ou três vezes o tempo de payback e torna o investimento mais atrativo. “A conta fecha para o franqueado, baseada no faturamento mensal estimado que essas unidades terão, e, ao final do contrato, quando ele já estará mais capitalizado, terá testado a performance do negócio e do ponto de venda, poderá comprar a estrutura ou não”, analisa. Para a rede franqueadora a parceria estratégica reflete em uma escala no plano de expansão. Para o fundo parceiro, o retorno é garantido, também.
No caso de modelos de negócio como academias, lavanderias, buffet de eventos, unidades de estética e outras operações cujo capital necessário para estrutura e equipamentos é o que mais pesa no investimento inicial, esse formato de parceria é o ideal. E, ainda, garante a renovação dos equipamentos que pode ser feita ao final de cada renovação do contrato de locação.