Sustentabilidade com a missão de viabilizar sonhos
Com o objetivo de oferecer um serviço que não lembra em nada um lava jato tradicional, a rede DRYJET tem uma operação diferenciada. Uma microfranquia que foca no bom atendimento, praticidade, segurança e conforto para os clientes e na economia de mais de 300 litros de água em cada lavagem de carro com rentabilidade garantida para os franqueados
O brasileiro carrega em seu DNA o amor pelos automóveis e a necessidade de um cuidado especial com o ‘seu carro’. O mercado de lavagem e conservação de veículos no Brasil é ‘gigantesco’, com aproximadamente 55 milhões de veículos de passeio. Em média, a demanda por serviços é recorrente e quinzenal. Mais de 50% dos domicílios brasileiros tem, pelo menos, um carro. Esses números ilustram as oportunidades no segmento. Além disso, a preocupação com o meio ambiente e economia dos recursos naturais é pauta de interesse para a grande maioria da nossa população.
Por esse motivo, o segmento de lavagem e conservação de veículos está no centro desse foco e a rede DRYJET – Lavagem ecológica de veículos é precursora na oferta de serviços alinhados com a sustentabilidade do planeta. A marca atua há mais de dez anos nessa área trazendo para o dia a dia esse diálogo, e reforçando sua importância e a aderência do público. Segundo Alexandre Valença, diretor e fundador da rede, além da lavagem sem a utilização e desperdício de água, os produtos utilizados pela marca não agridem o meio ambiente. É importante ressaltar ainda que, em média, a cada lavagem feita pela DRYJET, são poupados 350 litros de água.
“A Lavagem Ecológica, nosso carro-chefe, também é conhecida como ‘Lavagem a seco’. O que não faz muito sentido, pois o serviço é realizado com produtos líquidos que substituem a água, tendo um específico para cada parte do carro. O principal produto é utilizado na limpeza da pintura. Ele contém componentes que proporcionam uma profunda limpeza, através do desprendimento das partículas de sujeira, o que elimina o risco de arranhões, além de possuir cera na sua formulação, dando brilho e proteção inconfundíveis. Também são utilizados produtos líquidos específicos para limpeza de pneus, caixas de rodas, interior de veículos e todo serviço de maneira geral. A DRYJET trabalha com uma linha de insumos de fornecedores homologados, sendo alguns deles exclusivos e que já fazem parte da identidade da marca”, informa.
“Não dá para aceitar com naturalidade gastarem média 350 litros de água em uma lavagem de carro.”
Alexandre Valença, Diretor e Fundador da DRYJET
EMPREENDEDORISMO COMO FILOSOFIA DE VIDA
“O empreendedorismo não é uma fonte de renda, e sim uma filosofia de vida”. Essa é a percepção do fundador da DRYJET. A história profissional de Alexandre remonta seus 18 anos, quando começou a trabalhar como vendedor em uma loja de shopping. Rapidamente ficou clara sua vocação para o empreendedorismo, quando abraçou sua primeira oportunidade como empresário. Na época, ele só tinha o valor disponível para cobrir os custos da abertura de seu CNPJ, mas levantou o valor suficiente para comprar um lava rápido que funcionava no mesmo local onde tinha começado como vendedor, há quatro anos.
Conseguiu, já no primeiro ano à frente do negócio, com muito esforço, pagar a dívida pessoal que tinha feito para inteirar o financiamento bancário necessário para comprar o negócio. Mas, depois de três anos, quando seu resultado era bastante positivo, tinha oito funcionários e ainda cumpria parte do financiamento bancário inicial, recebeu uma notificação do shopping dando 30 dias para que finalizasse a operação. ‘Não havia mais o interesse em manter o lava rápido nas instalações, pois os gastos com água que envolviam a operação, não eram mais viáveis para o local’.
Foi, então, nesta busca pelas possíveis soluções dos problemas apontados pelo shopping e, a partir dos resultados de suas pesquisas com tecnologia de ponta e inovação disponíveis na área, que levaram o empresário a criar e estruturar seu novo projeto, a DRYJET – lavagem ecológica. “O segmento era muito viável, minha experiência tinha sido bastante positiva e eu sabia das oportunidades que o setor podia oferecer. Mas precisei entender onde é que eu estava errando. Os motivos que levaram o shopping a pedir minha saída. A resposta foi rápida. Seis meses depois de ter fechado o lava rápido tradicional, montei o primeiro modelo de negócio de lava rápido ecológico no Nordeste.
Em 2009, quando ninguém ainda sabia que era possível, comecei a lavar carro sem água, o que ainda não fazia parte da cultura da região. E, além da solução em relação à sustentabilidade do planeta e do meio ambiente, a proposta era criar um ambiente de atendimento e serviço que atendesse todos os públicos. O que não acontecia com o modelo de negócio anterior. Incorporamos uma identidade visual agradável e um atendimento e ambiente acolhedor, revolucionando o serviço prestado.]
A primeira unidade foi no Grupo Pão de Açúcar (supermercado Extra) e foi um grande sucesso”, relembra o empresário. Já em 2012, com outras unidades em funcionamento e atendendo a grande demanda que a operação gerou, a marca foi formatada para ser comercializada como franquia. “Iniciamos no franchising de uma forma muito tímida, suprindo somente a demanda inicial, sem ações mais proativas.
Somente há quatro anos, estruturamos nossas metas de comercialização e expansão deforma mais ativa. Criamos, inclusive, um modelo delivery, com investimento inicial a partir de R$17 mil, atingindo, assim, aquela parcela de pessoas em busca de uma recolocação no mercado, que precisa ter uma fonte de renda e tem o sonho de empreender. Com nosso modelo de negócio esse microempreendedor tem a oportunidade de investir em seu próprio negócio de forma segura”, reforça e continua, “os franqueados DRYJET encontram, sim, na operação de suas unidades, uma ótima fonte de renda, seja ela complementar ou sua fonte principal para subsistência. Mas, principalmente, vão experimentar uma transformação em suas vidas. É muito importante entender e alinhar como novo franqueado essa mudança de vida.”
“Se quiser ir rápido vá só, mas se quiser chegarmais longe vá acompanhado. Essa frase define o valor do know-how que é transmitido em uma rede de franquia. Esse valor é imensurável. Investir em uma franquia, é a garantia de seguir por uma trilha que já foi experimentada. O franqueado DRYJET garante, com sua escolha pela marca, mais de 11 anos da experiência de toda a rede e 15 anos de minha experiência pessoal operando no segmento”
Alexandre Valença, Diretor e Fundador da DRYJET
O MERCADO
As oportunidades no segmento de limpeza e conservação automotiva são muito grandes. A preocupação com o meio ambiente empurrou o consumidor para soluções como as que a DRYJET oferece. Existem algumas cidades, inclusive, que não aceitam mais o alvará de funcionamento do modelo tradicional de lavagem, sem que seja feito um investimento muito alto para a captação e filtragem da água e resíduos.
“Esse é um caminho sem volta, e só podemos comemorar porque nossa atuação a favor de uma visão sustentável nesse setor se iniciou muito antes das autoridades solicitarem essa postura do mercado”, afirma Alexandre.
Além disso, hoje, o consumidor passoua preferir serviços que venham até ele. O delivery deixou de ser uma opção e passou a ser preferência para a grande maioria. A mudança desse hábito é uma tendência que veio para ficar e os serviços da rede foram desenhados para essa nova realidade. A DRYJET está presente em todas as regiões do Brasil, são 17 unidades em funcionamento e outras 17 em implantação.
A rede acumula premiações e reconhecimento nacional como ‘a melhor franquia do segmento veículos e estética automotiva’, tendo tido nota máxima no quesito satisfação de franqueados, nessa pesquisa realizada pela Pequenas Empresas Grandes Negócios, com o apoio da ABF- Associação Brasileira de Franchising. Para Alexandre, “um grande diferencial que a DRYJET tem, como rede de franquia, é carregar em seu DNA a operação, atendimento e vendas.
Como eu operava as primeiras lojas, pessoalmente, antes mesmo de sermos franquias, toda a jornada pela qual o nosso franqueado vai passar, sabemos quais são as ‘dores e necessidades’ e conseguimos ter a visão pelo prisma dele. Assim, estruturamos o suporte necessário para que nossa rede possa ter apoio em todo esse percurso: treinamento da equipe, negociação dos pontos comerciais, operação e gestão, e em como atender de uma forma encantadora nosso público final, fidelizando o mercado.
Nosso dia a dia é muito próximo ao do franqueado, a rede sabe que todos os programas e ações que implantamos partem das necessidades de melhorar a performance dos franqueados”.
A FRANQUIA
O propósito da marca é ‘gerar oportunidades para empreendedores transformarem suas vidas’ e, segundo o franqueador, essa missão não fica somente na retórica. “A partir da oportunidade disponibilizada e assumida por um novo franqueado, esse ciclo precisa ser concluído com o sucesso de cada unidade que é aberta”, garante. Hoje, a rede tem sete pontos comerciais e 27 unidades que funcionam no formato delivery. São mais de 300 mil clientes atendidos. As microfranquias operam no formato home based, vão até o cliente. Fecham parcerias de serviço com condomínios residenciais, empresariais e comerciais, academias, ou atendem o cliente direto. O franqueado pode ser o gestor e ter sua equipe de execução dos serviços, ou pode atuar nas duas frentes, explorando todo os eu território exclusivo.
O programa ‘Acelera DRYJET’ é outro diferencial exclusivo da rede. A plataforma online fica disponível para o modelo delivery, onde o novo empresário tem acesso a uma mentoria que o acompanha, de perto, durante os cinco primeiros meses de implantação da unidade, e tem início antes mesmo da sua inauguração. Inicia com o acompanhamento da equipe de marketing para captação e divulgação do lançamento dentro do seu território de atuação, e segue atuando na gestão e manutenção do negócio.
A divulgação regional já é direcionada para um trabalho intenso pelas redes sociais, criando e intensificando a presença online da marca dentro da região e junto aos clientes daquela área onde o franqueado vai atuar. Para os investidores interessados em ter uma unidade DRYJET, a rede possui quatro formatos de franquias.
O modelo delivery, com investimento de R$17 mil, inclui nesse valor: um kit com suprimentos para a realização de até 250 serviços, além de material de divulgação, uniforme e equipamentos. Esse kit pode gerar um faturamento inicial de até R$18 mil. Os serviços oferecidos pela rede vão desde a lavagem ecológica, que é o carro chefe, passando pela cristalização de faróis e pintura, higienização interna e de ar condicionado até a descontaminação, polimento e vitrificação.
Para os modelos de loja, o investimento parte de R$40 mil, Modelo Smart, para uma unidade entre 30m2 e 50m2 com três vagas de serviço. Ainda existem os Modelo Full e Plus, cujos investimentos partem de R$75 mil e R$100 mil, respectivamente, e metragens de 51m2 a 80m2, com cinco vagas de serviço e a partir de 81m2 e espaço a partir de seis vagas de serviço. A rede, que é líder no segmento, tem metas arrojadas de expansão, e pretende fechar o ano com 100 unidades comercializadas.