Selo de Excelência em Franchising ABF 2023 tem recorde de marcas inscritas e consagra 225 franquias

  • Chancela da Associação Brasileira de Franchising registrou 360 marcas inscritas e 64% conquistaram o Selo concedido por seus franqueados a partir da Pesquisa de Satisfação
  • SEF completa 32 anos de história, condecorando 63 redes na categoria Pleno, 82 na Sênior, 58 na Máster e 22 na Mega, e com 44 que receberam o Selo pela primeira vez

Em um ano em que as empresas comemoram a plena retomada das atividades econômicas, a ABF — Associação Brasileira de Franchising celebra também um recorde de marcas inscritas e a entrega dos troféus às selistas na 32ª edição do Selo de Excelência em Franchising. Principal chancela do mercado de franquias brasileiro, o SEF 2023 contou com 360 marcas que se inscreveram para receber a Pesquisa de Satisfação, que é respondida pelos respectivos franqueados, e 352 que concorreram ao Selo. A Cerimônia de Entrega do Selo de Excelência em Franchising reuniu cerca de mil participantes, entre eles representantes das marcas chanceladas e líderes do setor, em um jantar de gala na noite dessa sexta-feira, 5 de maio, no Golden Hall do WTC, em São Paulo.
 

O número de redes selistas corresponde a 64% do total de inscritas, sendo que 225 delas foram consagradas com o Selo de Excelência em Franchising ABF 2023 e 8 redes se inscreveram apenas para a Pesquisa. Além disso, a entidade registrou neste ano 44 marcas estreantes.
 

Para Tom Moreira Leite, presidente da ABF, “ao longo dos anos o Selo tem evoluído e incorporado a própria evolução do mercado de franquias, trazendo para dentro da pesquisa, por exemplo, atributos relacionados a inovação e práticas de ESG. Receber o Selo de Excelência é um sinal de que a empresa está no caminho certo, o que pode resultar em maior visibilidade, credibilidade no mercado, além de atrair investidores e franqueados interessados em fazer parte da rede. Como catalizadora do franchising íntegro, refletido no próprio Selo de Excelência, a ABF reconhece todas as marcas inscritas e parabeniza as chanceladas”.

De acordo com Cristina Franco, presidente do Conselho da entidade, “por meio do Selo de Excelência em Franchising, a ABF cumpre parte da sua missão, de fomentar as melhores práticas e valorizar todas as redes participantes, inscritas e selistas, por demonstrarem atuar de forma ética e íntegra, entregando a chancela àquelas que em suma a conquistaram por meio dos seus franqueados, e cujos valores e propósitos simbolicamente estão expressos no Selo”.
 

Marcas destacadas por categoria e com 10, 15 e 20 SEFs

O Selo de Excelência em Franchising da ABF está dividido em quatro categorias: Pleno, que reúne marcas com no mínimo 5 franqueados, 10 unidades e 2 anos atuando no franchising; Sênior: redes a partir de 15 franqueados, 30 operações e 5 anos no mercado; Máster: redes com ao menos 30 franqueados, 60 unidades e em atividade no setor há pelo menos 10 anos; e Mega, que congrega franquias a partir de 100 franqueados, 200 unidades e integrantes do franchising ao menos há 15 anos.

A ABF premiou com um troféu especial as franquias que se destacaram na Pesquisa do Selo de Excelência em Franchising em cada uma das quatro categorias do Selo: na categoria Pleno a rede Lig Lig foi a premiada; na Sênior projetou-se a Pizza Crek; na Máster destacou-se a Griletto; e na categoria Mega a Prudential alcançou o melhor desempenho.
 

Foram homenageadas também de forma especial as redes que conquistaram até esta 32ª edição, números expressivos da chancela: 10, 15 e 20 SEFs. São elas: Ambev — Quiosque Chopp Brahma, Auxiliadora Predial, Calçados Bibi, iGUi, On Byte, GOU e Guia-se com 10 selos; Cebrac — Centro Brasileiro de Cursos, Fastframe — Moldura na Hora, Flash Courier e Localiza com 15 chancelas; Astral, Vivenda do Camarão e World Tennis, com 20 Selos.

Pesquisa do SEF com franqueados

O SEF é conquistado pelas marcas que alcançarem a maior pontuação na Pesquisa respondida por seus respectivos franqueados. Amplo, o estudo tem o objetivo de avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da rede, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens.
 

Realizada e auditada pela Nielsen — multinacional renomada do mercado –, a Pesquisa do SEF é um valioso instrumento para auxiliar na tomada de decisão, na gestão do dia a dia das franquias e, consequentemente, melhorar seus resultados. As entrevistas que passaram a ser virtuais desde 2020 reafirmam a intensificação da transformação digital implantada pela ABF.
 

Para Sylvia de Moraes Barros, presidente da Comissão de Ética da entidade, responsável pela coordenação do SEF, “ainda que o crescimento de uma rede é uma consequência direta da satisfação dos seus franqueados e do bom trabalho desenvolvido pela franqueadora, ter a chancela do SEF retrata o comprometimento da franqueadora com o crescimento sustentável de sua rede, e com a satisfação dos seus franqueados”.

Nesta 32ª edição, o SEF ABF condecorou 63 redes na categoria Pleno, 82 na Sênior, 58 na Máster e 22 na Mega.

Confira a lista completa das marcas chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising ABF 2023:

(*) Ordem alfabética
(**Marcas sinalizadas por receberem o SEF pela primeira vez)


Metodologia do SEF

A ABF promove há 32 anos o Selo de Excelência em Franchising — SEF, sendo seu principal benefício fornecer à rede franqueadora uma ampla pesquisa de satisfação feita com os franqueados das marcas participantes. Essa pesquisa tem por objetivo avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da marca, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens.

As perguntas do questionário são agrupadas em 4 Índices de Performance (Global, Econômica, Operacional e de Relacionamento), e cada questão possui um peso diferente na composição de seu índice. Após essa aferição, ainda é concedido um bônus baseado em questões relacionadas a ESG. Dependendo do nível de satisfação obtido pela rede individualmente, a marca franqueadora poderá ser chancelada e receber o Selo de Excelência em Franchising.