Seja dono de um banco digital com soluções financeiras para o mercado corporativo
A Revista Franquia & Global Opportunities entrevistou com exclusividade o fundador e presidente do Infiniti Bank, que abre oportunidades de negócios para investidores operarem a franquia do banco digital corporativo como personal bankers, comercializando serviços com demanda crescente da plataforma líder de cartões pré-pagos e de pagadoria focada no segmento imobiliário.
Aos 16 anos, Leandro Capozzielli deu início a sua trajetória de empreendedorismo, seguindo os passos do pai, imigrante italiano, dono de uma factoring. Começou com a rotina administrativa, contas a pagar e receber da financeira da família que operava com duplicatas e cheques. Muito rapidamente estruturou e informatizou a empresa, e quando o mercado passou a sinalizar a preferência pelas operações com cartões, há quase 20 anos, o empreendedor fundou a plataforma Infiniti, focada em meios de pagamento de premiações de incentivo.
A primeira empresa do Grupo que já operava com cartões pré-pagos. Leandro não parou por aí. Ainda no segmento de incentivos abriu o leque de serviços do Grupo com outras formas de premiação corporativa através da compra de participação na empresa ‘O Melhor da Vida’, que oferece experiências para melhorar o ambiente no trabalho corporativo, bem como criou a ‘Minucom’, que introduziu o conceito de premiações em minutos de celular. Já atendia grandes contas como o Bradesco, quando arrematou uma concorrente e incorporou na carteira do Grupo um cliente de peso, a rede de supermercados Pão de Açúcar.
Na sequência, como sócio investidor, lançou uma criptomoeda lastreada em imóveis e investiu até em empresas de entretenimento, como a casa de eventos Sutton e o restaurante Cafe de La Musique. Hoje, o Grupo foca 100% em meios de pagamento corporativos. O Infiniti Bank, banco digital corporativo, dá suporte a dois produtos: – o LinkPay, plataforma de gestão de pagamentos de comissões oriundos de imóveis, conhecida como pagadoria focada no mercado imobiliário; e, – as soluções financeiras e de pagamento que abastecem sua vasta carteira de clientes com as operações de cartões pré-pagos de incentivo das bandeiras Visa e MasterCard, que são o carro chefe do Grupo.
A boa notícia é que o Infiniti Bank abre oportunidades para investidores ingressarem no mercado financeiro como um ‘personal banker’ – operando como franqueados da marca, em todo o Brasil. Segundo Leandro, a opção pelo canal do franchising potencializa de uma forma inteligente a expansão da marca.
“Busco pessoas com visão empreendedora para ter sempre ao meu lado quem é melhor do que eu no que fazem. Nosso franqueado vai trabalhar com as nossas soluções, replicando-as, de forma escalonada, no mercado onde ele tem acesso. Ficamos, então, com a missão de garantir soluções cada vez melhores na nossa área. E a missão da nossa rede de franqueados é fazer com que elas cheguem cada vez mais longe”, explica.
Os cartões de incentivo e de premiação são corporativos e voltados principalmente para equipes de vendas de pequenas, médias e grandes empresas. Já a plataforma LinkPay é direcionada para soluções de pagadoria de comissões no mercado imobiliário.
A OPERAÇÃO INFINITI BANK
A franquia Infiniti é perfeita para quem é representante comercial ou vendedor. O futuro franqueado, é preferencialmente oriundo do mercado financeiro e do setor imobiliário. Ele vai levar para sua cadeia de relacionamento as soluções corporativas que o Infiniti Bank oferece, capilarizando a marca. O banco garante suporte às duas plataformas que operam os clientes finais com o serviço de premiações ou pagamento de comissões.
O franqueado que não conhecer esses segmentos, mas estiver interessado em ingressar no mercado financeiro, tem que ter um perfil comercial que dê ‘match’ com o do banco. “Entendemos que, além dos franqueados que virão da área financeira, os profissionais que trabalham na cadeia imobiliária encontrarão uma ótima oportunidade de ganhos e novos desafios. Eles são corretores e supervisores que já trafegam em incorporadoras, houses e imobiliárias, que é o foco da plataforma LinkPay.
Ele pode operar sua unidade franqueada de forma dedicada, onde terá mais ganhos, mas também pode ser uma atividade complementar”, reforça Leandro. Entender as soluções que o banco oferece é o ponto de partida para ser um personal banker Infiniti Bank. Além de ter um bom relacionamento comercial para suprir a sua carteira de clientes. O rol de clientes de cada franqueado é preservado por um software de reserva e gestão de leads que garante, para cada operador, a exclusividade de sua atuação, que pode ser regional ou não, dependendo da rede de contatos de cada um.
A franquia é no formato home based e depois de um período de imersão e treinamento, entra na fase de operação com o acompanhamento inicial e apoio do franqueador nas primeiras vendas, inclusive nas reuniões de acesso desses novos clientes, e, segundo o especialista, a partir daí, o franqueado decola. A rotina é de prospecção e pós-venda com a manutenção de suas carteiras e ampliação da atuação na rede.
A marca não pretende crescer de forma desordenada, a escolha dos novos parceiros será criteriosa, por isso mantém metas sustentáveis e cautelosas de expansão, para garantir um suporte personalizado para cada franqueado. “Somos líderes no mercado que atuamos e a manutenção da entrega de qualidade na ponta tem que ser preservada, por esse motivo, em curto prazo, homologaremos por volta de 30 franqueados, inicialmente, e em médio prazo pretendemos crescer em 70% esse número” afirma o empresário.
O MERCADO DE INCENTIVOSE PAGADORIA
O segmento imobiliário foi um dos que mais cresceu nos últimos anos, muitas empresas diminuíram ou estagnaram, mas a construção civil cresceu e muito. “Essa é uma grande oportunidade para nossos franqueados atuarem. No caso dos serviços de pagadoria da plataforma LinkPay, encontramos um nicho promissor, que é explorar esse crescimento, mesmo sem ser diretamente com a venda dos imóveis, e sim ganhar em escala, com o comissionamento gerado por elas nos próximos quatro a cinco anos. Por outro lado, o mercado de incentivos continua em alta, inclusive porque está regulamentado pelos Artigos 457 e 458 da Lei 13.467/2017, Reforma Trabalhista que alterou a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Muitas empresas já aplicam as premiações como forma de remuneração, porque fica muito claro e distinto o que é salário (onde incidem todos os encargos trabalhistas) e o que é prêmio, livre desse ônus. Grandes empresas já aplicam essas vantagens competitivas, com campanhas de incentivo internas e definição de premiações e metas regulamentadas pela CLT, e cada vez mais nossa rede pode instruir as médias e pequenas empresas sobre a logística dessa ferramenta que oferecemos para esse diferencial de gestão inteligente da remuneração e motivação de suas equipes. Essas duas vertentes só aquecem o escopo de atuação dos nossos franqueados”, ressalta.
Além desses dois produtos, a rede prevê lançar novas soluções em meios de pagamento digitais, segundo o empresário. Isso trará mais vantagens para a rede de franqueados atuar.
Conforme Rodrigo Santos, gerente nacional de expansão da rede, “nosso franqueado tem uma rentabilidade de 30% da taxa administrativa aplicada no fechamento de cada operação! Essa rentabilidade incide na comissão de venda dos dois produtos: o LinkPay e o ‘Meu prêmio’, cartão de premiação. E, além disso, nosso franqueado vai somando ganhos pela recorrência mensal destes comissionamentos. É um ‘colchão inflável’ que só cresce em resultados”.
Para ser um franqueado Infiniti, o investimento que era de R$20 mil, temporariamente está reduzido para R$10 mil nessa campanha de lançamento nacional, para homologação desse primeiro time de novos parceiros.
www.infinitibank.com.br