“Revolução da longevidade”, traz desafios para a economia e grandes oportunidades de carreira e negócios.
Envelhecimento da população torna promissora a profissão de cuidador de idoso e negócios especializados como a Home Angels crescem aos olhos de empreendedores
Aquela máxima de que o Brasil é uma nação jovem já não é mais verdade. O país envelhece — e rápido. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2050 o número de brasileiros acima dos 60 anos irá mais do que dobrar, passando de 24 milhões para 64 milhões de idosos.
Para ter uma ideia da velocidade do envelhecimento, a França levou um século para que a população com idade igual ou superior a 65 anos aumentasse de 7% para 14%. Aqui, isso vai ocorrer em duas décadas.
O fenômeno, batizado pelo gerontólogo Alexandre Kalache, um dos maiores especialistas sobre o tema, de “revolução da longevidade”, implicará diversos desafios para a economia e para a sociedade, mas também trará oportunidades de carreira e negócios. “Com a expectativa de vida mais alta, a forma de encarar a velhice também mudará.
De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o número de cuidadores de idosos, por exemplo, passou de 23.949, em 2014, para 36.720, em 2018. Segundo outro levantamento dessa vez da Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), cuidador foi a ocupação que mais cresceu entre os anos de 2007 e 2017. Márcio do IBGE, lembra que a mudança no perfil das famílias brasileiras tem impacto direto na demanda por essa profissão. “Antes, os lares eram maiores, e geralmente havia alguém para cuidar dos idosos. Hoje com média de 1,7 filho por casal, a realidade é outra.”
Se você é qualificado e se identifica com o mundo da prestação serviços de Cuidadores de pessoas, você poderá ser um franqueado Home Angels em sua cidade, pois será treinado para lidar com todas as questões que envolvem o desenvolvimento de um negócio na área de atendimento e serviços de Cuidadores de pessoas.
- Perfil do Cliente
- São famílias das classes A e B.
- Planos de Atendimento
- VIP – é o plano de atendimento individual e personalizado
- GRUPO – é o plano de atendimento a grupos de pacientes num mesmo horário e local.
- Modelo Comercial
- FULL – os cuidadores são funcionários da franquia.
- FLEX – os cuidadores podem ser contratados diretamente pelo cliente.