O diferencial para o SUCESSO
A KNN encontrou dentro do nicho de ensino de idiomas seu diferencial no método exclusivo criado para brasileiros aprenderem um novo idioma. Isso garantiu que a rede crescesse de forma sustentável para hoje estar entre as maiores franquias do segmento da educação
A Revista Franquia ouviu com exclusividade Reginaldo Boeira, fundador e CEO da rede de franquias KNN Idiomas, uma das empresas do Grupo Boeira. O empreendedor conta um pouco de sua trajetória e de como a marca que nasceu no interior de Santa Catarina se tornou uma das maiores redes de ensino de idiomas do País, já com atuação internacional. Hoje com mais de 650 unidades abertas, a KNN Idiomas pretende dobrar de tamanho a curto prazo e ajudar quase 200 mil alunos a terem proficiência em uma língua estrangeira. O método desenvolvido por Reginaldo garante o ensino voltado para a aprendizagem de brasileiros, diferencial exclusivo.
REVISTA FRANQUIA – Conte um poucode sua trajetória como empreendedor.
REGINALDO BOEIRA – Nasci na roça,no interior de Minas Gerais, em uma pequena cidade chamada Monte Belo. Soufilho do meio entre 11 irmãos e desde pequeno aprendi o valor do trabalho graças a meus pais. Eu sempre digo que nasci com a veia empreendedora, pois desde que meconheço por gente sou negociador. No entanto, minha trajetória de fato começou aos 12 anos, por pura necessidade.
Naquela época, minha família enfrentava grandes dificuldades financeiras, em que chegamos até mesmo a passar fome. Meu painão estava conseguindo sustentar a todose, por conta disso, soube que era precisotomar uma atitude. Cheguei a ser engraxatee empacotador de supermercado por umperíodo, no entanto, foi no ramo de docesque eu vi a realidade mudar para melhor.Comecei comprando doces e distribuindo para bares da cidade. Em alguns anos játinha conquistado um carro, uma kombi eposteriormente um caminhão para auxiliarna distribuição.Mas como nem tudo são flores, duranteminha jornada como empreendedor cheguei a falir três vezes, por entre tentativasem outros segmentos, mas nunca desisti emantive a persistência e o foco no trabalho.Atualmente, sou proprietário do GrupoBoeira, holding que engloba cerca de 20empresas, entre elas a KNN Idiomas, umadas maiores franquias do segmento no país;a Phenom Idiomas, rede inaugurada em2021 e que já conta com mais de 40 escolaspelo país; Legacy by Boeira, construtora eincorporadora; KNN participações, empresade administração, entre outras.
Como nasceu a KNN Idiomas?
REGINALDO – Minha paixão pelo inglês começou ainda criança, quando ouvi no rádiouma estação que repetia o sinal da BBC deLondres e fiquei fascinado por aquele idioma até então desconhecido. Algum tempodepois, ganhei um dicionário de inglês–português e passei a procurar as palavrasque ouvia, fazer a tradução e formar frases.A vontade de aprender só aumentava, entãoassim que fiquei um pouco maior, passei afrequentar escolas particulares. Mas sentiaque algo estava errado, que as metodologiasnão funcionavam da maneira que deveriamfuncionar. Um pouco mais velho, junteidinheiro e fiz minha primeira viagem aosEstados Unidos – fui com a intenção detrabalhar e, ao mesmo tempo, afiar o meuinglês. Ao retornar depois de alguns meses,comecei a desenvolver um método próprio.Ao concluir a metodologia, passei a dar aulas particulares para alguns alunos no interiorde São Paulo e, algum tempo depois, monteiminha primeira escola sob outro nome – issofoi há 20 anos. Mas foi em 2012 que a KNNnasceu. Eu já possuía mais algumas escolaspróprias no interior de São Paulo e uma emItapema (SC). Após a conversão de todaspara a nova marca, me mudei para o litoralcatarinense, lugar que eu escolhi como lare como sede da KNN Idiomas.
Por que depois de quase dez anos, a redepassou a expandir no canal de franquias?
REGINALDO – Minha primeira escola foifundada em 2004 e 10 anos depois, em2014, já sob o nome de KNN Idiomas,decidi entrar no mercado de franquias.Naquela época, um colaborador e grande amigo (hoje franqueado), chegou atémim e propôs tornarmos da marca umafranquia. A princípio confesso que fiqueicom um pouco de receio, mas logo tive acerteza que essa seria a melhor escolha eque nosso modelo de negócio se tornariaum diferencial no mercado.
Quais os diferenciais da rede?
REGINALDO – Além da metodologiaúnica, os franqueados KNN contam comum suporte atuante e vitalício, em todas asáreas vitais para o funcionamento de umaescola de idiomas (pedagógico, comercial,marketing, administrativo, etc). Além disso,na KNN não há cobrança de royalties, issosignifica que todo o dinheiro da mensalidade dos alunos fica com o franqueado, sendoque o único vínculo com a franqueadora sedá através do material didático.
Fale sobre o DNA da marca que foca emum método diferenciado e criado para‘brasileiros’.
REGINALDO – A metodologia KNN,diferentemente da maioria dos métodosencontrados por aí, é 100% brasileira efeita para brasileiros. Nós, falantes dalíngua portuguesa, temos dificuldades efacilidades semelhantes na hora de aprender um novo idioma. Isso significa que aforma como aprendemos e assimilamosuma nova língua é diferente de como osalemães, espanhóis e japoneses aprendeme assimilam. Sendo assim, o método quecriei busca facilitar o que é difícil e aceleraro que é fácil para nós, sempre respeitandoa individualidade de cada um.A KNN IDIOMAS é um case no franchisingcrescendo de três para mais de 650 unidades abertas e mais de 1000 negociadas.
Fale sobre a manutenção da sustentabilidade darede e o apoio aos franqueados.
REGINALDO – Além do trabalho de toda aequipe, que permitiu o crescimento dessaempresa, nada disso seria possível sem aconfiança depositada pelos franqueados.Confiança em nosso método, em nossomodelo de negócio e, principalmente,confiança em nosso suporte. E tudoisso acredito que se resumaem uma única palavra:transparência. Semtransparência nãohá um bom negócio e, principalmente, não háconfiança.E para comemorar todo essesucesso e parceria, anualmentetoda a rede KNN seencontra na convenção de franqueados ecolaboradores. Um eventogigante que tem o objetivo delevar ainda mais conhecimento, compartilhar resultados, novidades e projeções, permitir a troca de experiências e aproximarainda mais franqueados e franqueadora. Aúltima convenção, realizada em março desteano, contou com mais de 2 mil pessoas eaconteceu na Green Valley (Camboriú – SC),eleito um dos maiores clubes do mundo.
Quais os pilares do SUCESSO da KNN?
REGINALDO – Na KNN as escolas fazemmatrículas o ano inteiro. Nossa estruturacomercial é única e foi criada para quebrar a sazonalidade característica do mercado de ensino de idiomas, gerando de 40a 60 matrículas por mês durante todosos meses do ano. Este sistema comercialsuper ativo permite que os franqueadosatinjam seu ponto de equilíbrio financeiro em menos de 6 meses.Além disso, somos referência em manutenção de alunos. Possuímos um sistemapróprio de retenção, o qual proporciona umapermanência de seus alunos de aproximadamente 36 meses – simplesmente a maiormédia do segmento no Brasil.Por fim, possuímos umaequipe especializada nocontrole de inadimplência, que estará prontapara ajudar o franqueado a manter astaxas em níveis seguros, entre 6 a 8 %ao mês.
Por que vale a pena investir em uma franquia nestesegmento?
REGINALDO – Eu sempre digoque a educação é um ramo de inesgotáveis possibilidades: é lucrativo e ao mesmotempo gratificante, pois dá oportunidade dealcançar estabilidade financeira e mudar a vida das pessoas