MUITO ALÉM DO CROSS TRAINING

A rede CROSSNUTRITION BOX oferece ao mercado uma operação diferenciada que vai muito além de um BOX de Cross Training. Com a proposta de oferecer uma experiência fitness exclusiva, a rede conta com uma diversificada gama de serviços como: atendimento nutricional, avaliação fisica, loja de artigos esportivos, loja de suplementos e até uma mini lanchonete saudável. Tudo isso faz parte de um conceito de entregar ao cliente tudo o que ele precisa para viver um experiência fitness excepcional. Para os empreendedores associados isso significa: alta lucratividade. Confira!

O cientista do esporte Thomas Bozza foi um dos precursores do Cross Training associado a nutrição, aqui no Brasil. Hoje, ele opera uma rede com mais de 60 unidades no País e tem metas arrojadas para fincar a bandeira da CROSS NUTRITION em mais de 90 países. Conheça um pouco dessa trajetória de empreendedorismo e saiba por que esse modelo de negócio tem foco na experiencia do cliente e promove uma excelente lucratividade para os holders que dividem com ele esse sucesso há mais de seis anos.

REVISTA FRANQUIA – CONTE UM POUCO DA SUA TRAJETÓRIA COMO EMPREENDEDOR.

THOMAS BOZZA Sou cientista do esporte formado pela USP, me dediquei durante anos a entender sobre atividade física e nutrição. Estudei a fundo sobre as proteínas, suplementação e outros assuntos associados, publicando artigos científicos no Brasil, Europa e Estados Unidos (European College Sports Ciense e American College Sports Medicine). Atuei nas principais academias de São Paulo, desenvolvendo projetos na área de avaliação física e nutrição. Em poucos anos, construí uma rede de network poderosa e tive a oportunidade de juntar o amor pela atividade física a uma proposta de empreender com uma empresa multinacional de nutrição, onde alcancei os patamares mais prestigiados da companhia. Durante 17 anos de atuação nesta multinacional tive acesso a melhor escola de empreendedorismo e liderança que eu poderia vivenciar. Tive oportunidade de palestrar em quase todos os estados do Brasil participando de inúmeros treinamentos internacionais e já fui citado como referência por grandes autoridades do mercado fitness brasileiro.

COMO NASCEU A CROSS NUTRITION?

THOMAS – Em meados de 2015, começamos os estudos do mercado de Cross Training. Na época, o Crossfit (marca esportiva originária dos EUA) era a única opção que o mercado dispunha para esse tipo de treino, porém era algo muito voltado a performance e competição, além disso, os valores elevados afastavam cerca de 95% do público potencial.

Mas, foi devido a uma tragédia pessoal que surgiu a ideia do modelo de negócio: meu pai, que era sedentário, sofreu um infarto em 2016 e faleceu.  Passar por isso criou um ‘sentido de missão’ na minha vida e hoje resume, também, a missão da CROSS NUTRITION BOX: transformar a vida das pessoas através da atividade física e nutrição.

No ano seguinte viajei para os EUA para estudar in loco o que poderia ser feito de maneira pioneira aqui no Brasil. Em maio de 2017, inaugurava a primeira unidade da rede em Jundiaí,  no interior do estado de São Paulo. No mesmo ano, outros empreendedores parceiros inauguraram suas filiais e contribuíram de maneira expressiva para construção do método: o educador físico e fisiologista Felipe Fuentes e o educador físico Bruce MacLarem tiveram participação importante nesse início da CROSS NUTRITION. Foram nove meses de pesquisas para testar, validar e desenvolver o ‘Método Cross Nutrition’, um conceito inovador que hoje conta com mais de 60 academias em todo Brasil e beneficia milhares de pessoas.

A REDE OPERA NO CANAL DE LICENCIAMENTO. COMO FUNCIONA PARA OS NOVOS EMPREENDEDORES?

THOMAS – Usamos o slogan: “Melhor que Franquia”. A rede opera no sistema de licenciamento, o que torna o empreendimento muito atraente para os empreendedores. Além de oferecer suporte integral em todas as fases da operação, NÃO existe cobrança de royalties mensais e NÃO se paga taxa de franquia ou marketing. Os licenciados da rede recebem suporte e assessoria integral de uma equipe de experts que conta com grandes nomes do mercado fitness.

O processo para o novo empreendedor é em etapas: primeiro pesquisamos a viabilidade do negócio para região escolhida e depois buscamos o local ideal, para isso, desenvolvemos um estudo de mercado detalhado e minucioso. Logo após,  desenvolvemos um projeto de acordo com o perfil e objetivos do empreendedor.100% dos nossos projetos são personalizados. Daí em diante, oferecemos todo o apoio para abertura de empresa, estruturamos o marketing digital, selecionamos os colaboradores e oferecemos capacitação completa.

O novo Holder, que é como chamamos nossos parceiros, tem acesso a nossa plataforma de ensino a distância (EAD) com todos os conteúdos necessários para empreender com segurança e eficiência. Além disso, oferecemos mentorias particulares com toda equipe de suporte, onde planejamos todas as ações, desde marketing de pré-venda, para captar alunos antes mesmo da inauguração da unidade. Treinamos o novo Holder para utilizar tecnologias exclusivas como softwares de gestão e aplicativos para os alunos. Um ponto que surpreende muitos dos empreendedores da rede é o treinamento presencial que oferecemos na nova unidade no início da operação, isso traz muita agilidade e resultados bastante expressivos já no início do negócio.

A rede oferece dez formas de ganhos que vão desde a revenda de suplementos nutricionais, materiais esportivos e roupas até a realização de eventos e competições. Uma das inovações desse modelo de negócio é que a rede usa da estrutura de pagamento de royalties da distribuição de suplementos para comissionar os licenciados que indicam novos empreendedores, ou seja, além de não pagar, o licenciado pode se tornar um licenciador e passa a receber essas comissões como seus  ‘ROYALTIES’.

QUAIS OS DIFERENCIAIS DO NEGÓCIO?

THOMAS – Diferente de qualquer outro negócio, a rede CROSS NUTRITION BOX explora o conceito de Centro de Treinamento Multi Atividades, onde o core business é o Cross Training, porém, as academias possuem outras atividades como artes marciais, karatê, judô, jiu-jitsu, taekwondo, muay thai, yoga, dança e alongamentos, dessa forma atraem pessoas de todos os perfis. Outra inovação, são os espaços para atividades Kids como parkour, capoeira, dança, lutas e recreação.

Baseado na ideia de criar uma experiência única e atender com excelência, nossa rede faz valer um conceito pouco explorado no mercado de fitness: o chamado UP SELL, que quer dizer oferecer produtos e serviços complementares para melhorar a experiência e o resultado de seus alunos.

Nos BOXES, oferecemos avaliação física gratuita, loja de suplementos nutricionais, lanchonete saudável, lojinha ou espaço onde os alunos adquirem roupas e materiais esportivos sem precisar sair. Isso melhora a experiência do cliente e garante um maior lucro para o proprietário da academia.

FALE UM POUCO SOBRE O DNA DA MARCA – SER REFERÊNCIA EM CROSS TRAINING E NUTRIÇÃO

THOMAS – Nosso foco é a entrega de resultados transformadores.

A modalidade do Cross Training em si, já é algo que permite ao praticante um maior gasto calórico. Nossos alunos são monitorados através de uma avaliação física gratuita a cada 30 dias. Assim, fica evidente o que está acontecendo com seu corpo e o próprio aluno toma consciência dos seus resultados. Oferecemos atendimento nutricional (on line ou presencial) para garantir que os alunos acessem a informações e dietas personalizadas. E a rede fomenta técnicas de inteligência emocional para os colaboradores e também para os alunos.

Segundo Flor de Lis, terapeuta responsável por esse projeto, “um corpo são precisa de um coração leve e uma mente sã, e isso também pode ser aprendido e treinado”.

Essa metodologia de atendimento exclusivo já ajudou mais de 100 mil pessoas alcançarem resultados impressionantes e transformarem suas vidas para melhor.

POR QUE VALE A PENA INVESTIR NO SEGMENTO FITNESS?

THOMAS – O mercado brasileiro de fitness e nutrição movimenta mais de R$30 bilhões anualmente, com um crescimento médio de 10% ao ano. Segundo a Associação Brasileira de Academias (ACAD), são cerca de 40 mil instituições que oferecem serviços de atividades física. Esse mercado emprega cerca de 1 milhão de profissionais, direta e indiretamente.

O mercado de bem-estar ou ‘Wellness’ tem por objetivo prevenir doenças e promover uma melhor qualidade de vida. Esse nicho é a prova de recessão, pois cresce a cada dia o número de pessoas sedentárias e com doenças crônicas associadas. De acordo com pesquisa realizada em 2020, de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas (Vigitel), mais de 60% dos entrevistados relataram estar acima do peso e outro dado alarmante é que 20,5% da população brasileira já é considerada obesa, ou seja, além do excesso de peso, já possui algum tipo de patologia associada. Além da obesidade, o Vigitel também aponta que o número de pessoas com diabetes no Brasil aumentou para 7,6%.

Tanto o excesso de peso como a obesidade e a diabetes poderiam ser prevenidos ou controlados com a prática regular de atividade física e alimentação saudável.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2021, cerca de 40% da população brasileira pratica alguma atividade física, o que representa um aumento significativo em relação aos anos anteriores. Mas, 46% dos brasileiros são sedentários.

Uma parcela significativa dos praticantes de atividades físicas prefere treinos em grupo em um ambiente mais inclusivo e acolhedor e estão migrando das tradicionais academias para outras modalidades como o Cross Training, por exemplo. Além disso, as pessoas sedentárias precisam de alguns cuidados adicionais ao iniciarem a prática de atividade física. Foi olhando para esses indicadores que a rede CROSS NUTRITION desenvolveu toda a sua metodologia.

Outra questão que merece destaque é o comparativo de preço, na cidade de São Paulo por exemplo, para se treinar em box da marca CrossFit o custo médio mensal é de R$360. Esse valor é justificado, pois os custos para ser afiliado são altos, visto que existe um pagamento anual de taxas, royalties e também paga-se para capacitar os colaboradores.

Já na rede CROSS NUTRITION esse preço é cerca de 50% menor, pois a marca não cobra royalties dos licenciados e a taxa de assessoria é paga uma única vez no valor de R$21.900. O que garante o suporte e assessoria vitalícia e contempla a capacitação de todos os profissionais. Dessa forma o empreendedor passa a deter 100% do lucro da sua unidade e consegue operar com uma mensalidade mais adequada ao público final.

QUAL O PERFIL IDEAL DO LICENCIADO QUE A REDE PROCURA?

THOMAS – Hoje, 87% dos empreendedores que escolhem a CROSS NUTRITON não são do ramo fitness, mas desejam empreender com segurança e excelência nesse segmento. 79% dos nossos licenciados estão empreendendo pela primeira vez e veem na rede uma forma de aprender sobre gestão e sobre o mercado de fitness.

Por se tratar de um baixo investimento e uma operação enxuta e simplificada pela tecnologia embarcada na operação, 64% dos licenciados optam por não fazer sociedades.

QUAIS AS METAS DE EXPANSÃO DA REDE?

THOMAS – Um dos pilares que norteiam nossa rede é a inovação. Com um time de experts e cientistas de renome, a rede vem trazendo uma série de inovações para o mercado brasileiro, como:  tecnologias digitais para marketing, gestão remota monitorada, aplicativos para os alunos, dentre inúmeros outros lançamentos já programados para os próximos anos. Uma das metas da marca é continuar inovando e influenciando o mercado de Cross Training brasileiro.

Com metas ousadas de expansão para os próximos 12 meses, a rede pretende dobrar o número de unidades no território nacional e dar início a expansão internacional com previsão de inaugurar as primeiras unidades em Portugal e Miami.

Faz parte da nossa estratégia, um crescimento consciente e ordenado, sempre visando o sucesso do empreendedor parceiro, tanto que a rede apoia e incentiva financeiramente os seus licenciados a serem licenciadores e possuírem suas próprias redes de academias/boxes com toda estrutura e apoio da marca.

Em dez anos, estaremos em todos os continentes e seremos reconhecidos pela excelência dos serviços que entregamos e pelo benefício social que trazemos.

Para alcançar essa meta, a rede tem um plano sólido de expansão, incluindo pesquisas de campo, análise das tendências de mercado, identificação de locais ideais, obtenção de financiamento, contratação de pessoal, entre outras medidas estratégicas que englobam, em primeiro lugar o sucesso dos nossos licenciados.

QUAL O VALOR DE INVESTIMENTO PARA TER UMA UNIDADE CROSS NUTRITION?

THOMAS – Uma das vantagens em se empreender no sistema de licenciamento é que a marca já tem os fornecedores homologados para equipamentos, roupas, materiais esportivos, brindes e suplementos. Com esse conceito de gerar economia em escala, garantimos qualidade superior e uma vantagem econômica surpreendente.

O investimento para montar uma estrutura completa varia de acordo com o tamanho e modelo do BOX. O recomendado pela rede são estruturas a partir de 150 m2. Usando essa medida para exemplificar o investimento médio: BOX de treino funcional (modelo de entrada), o investimento total aproximado de R$57 mil.

Para o modelo BOX de Cross Training com levantamento de peso olímpico LPO e atividades KIDS (modelo intermediário), o investimento aproximado é de R$79 mil.

Já para o BOX de Cross Training com LPO, remo e Air Bike com atividades KIDS (modelo premium), o investimento aproximado é de R$120 mil.

O ‘pay back’, retorno sobre o investimento é de 6 meses. Conforme o tamanho e modelo escolhido, a estimativa de faturamento é proporcional ao número de alunos ativos x o valor das mensalidades + UPSELL, que é igual ao faturamento total.

Um exemplo prático: um box intermediário que cobre R$150 de mensalidade e atenda 200 alunos, com o incremento de vendas de roupas e suplementos, fatura em média, acima de R$35 mil e tem uma lucratividade superior a R$20 mil. Lucro real, pois não há pagamento de royalties mensais. Unidades com ticket médio mais elevado e maior numero de alunos tendem a faturar de acordo com esses indicadores, isso tem chamado cada vez mais, atenção de empreendedores que desejam inovar no mercado de fitness.

fale sobre o PLANO DE NEGÓCIO E MENTORIA que AJUDAm O NOVO EMPREENDEDOR a performar.

THOMAS – Um dos pontos que mais chama a atenção dos empreendedores que se juntam a CROSS NUTRITION é o suporte que recebem. Alguns deles já possuem outras franquias e citam que o método de transferência de conhecimento e a dinâmica que a rede utiliza é diferenciado.

Nosso time de experts ajuda em cada momento do negócio. A missão da rede é fazer com que o empreendedor economize tempo e dinheiro. Tudo são processos: é através de um passo a passo que vai se construindo a jornada do empreendedor. Além de uma megaestrutura de ensino a distância, oferecemos treinamentos ao vivo em nossos canais digitais e também contamos com um time de profissionais para fazer mentorias sempre que necessário. A rede conta com um acervo próprio de todos os treinamentos produzidos nos últimos seis anos.

Temos o conteúdo mais completo de gestão para boxes de Cross Training que existe no mercado: treinamentos de prospecção, com técnicas e processos avançados de vendas, técnicas e estratégias para retenção, treinamentos sobre finanças, marketing, marketing digital, empreendedorismo, desenvolvimento pessoal, inteligência emocional para todos os colaboradores, liderança, etc.

Um dos cuidados que temos é no processo seletivo dos profissionais que vão atuar em nossas unidades. Esses profissionais são selecionados seguindo um rigoroso critério que leva em consideração o perfil comportamental e habilidades de liderança e comunicação.  Esse processo foi criado pelo gerente de negócios, Artur Marques, que reforça o objetivo de deixar o tudo mais dinâmico, tecnológico e contemporâneo. Em suas palavras, ‘utilizamos estratégias e barreiras seletivas através do whatsapp e de análise de vídeo currículos. Dessa maneira,  levamos para os nossos Holders mais velocidade de contratação e suporte de análise técnica e comportamental para encontrar os melhores profissionais’.

Existe, também, um conteúdo exclusivo para os professores que atuam nas unidades, os chamados coaches. Eles recebem acesso a apostilas, vídeo aulas e clínicas presenciais realizadas semestralmente em todas as regiões do País. Esse modelo de capacitação criado e padronizado pela rede é a Universidade do Cross Training.

Nosso objetivoé entregar excelência para os nossos clientes. Acreditamos que isso só épossível através de um time engajado e comprometido com a educação continuada ecom o foco na experiencia do cliente. www.boxcrossnutrition.com.br