Microfranquia é modelo de negócio ideal em cidade pequena
Modelos consagrados como Home Angels, Tutores, Multivix, e Onlog Express puxam dados de oportunidade.
As redes de franquias seguem avançando pelo Brasil e se tornando referência de sucesso para pessoas que desejam abrir um negócio próprio. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), mais de 50% das cidades brasileiras possuem alguma unidade de franquia e em 2021 o setor registrou um faturamento de mais de R$ 185 bilhões.
Apesar de muito consolidado no país, o franchising ainda tem muito o que expandir, principalmente em pequenas cidades e nos interiores, onde o número de unidades ainda é pequeno, mas que vem crescendo a cada ano.
A ABF mapeou a presença do franchising nos municípios brasileiros e a região que mais apresentou crescimento em unidades foi São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, com uma variação de 12%. São Bernardo do Campo também aparece na lista, com um crescimento de 9%.
Microfranquias cresem nas cidades menores
Um modelo ideal e muito procurado pelas pessoas em cidades pequenas é o de microfranquias, que oferece um investimento de baixo custo, para quem não possui capital para investir grandes quantias. Esse modelo permite que a operação seja feita por uma equipe reduzida, aumentando o lucro do franqueado.
Outra opção são as microfranquias home based, que além de baixo investimento, permite que a operação seja feita de casa, sem a necessidade de um local físico. O negócio pode começar na sala de casa e ainda atender uma região maior que a da própria cidade, já que os clientes podem contratar o serviço ou comprar o produto sem precisar se locomover até a loja física.
De acordo com os últimos números divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) houve um avanço das operações nos formatos mais enxutos, de menor investimento. Enquanto em 2020, as franquias home based representavam 7,1% do total das unidades das redes pesquisadas, no ano seguinte eram 10,3% e em 2022 subiram para 14,8%.