Lançamento nacional das franquias ONLOG promete revolucionar o segmento de logística

Com um olhar disruptivo sobre o serviço, os sócios Sérgio Eduardo Júnior e Renato Jardim falam com exclusividade para a Revista Franquia & Global Opportunities sobre empreendedorismo e mostram que inovar é o caminho para solucionar dores dentro de uma cadeia que movimenta milhões e cresceu mais de 35% nos últimos dois anos

Os fundadores da rede de franquias ONLOG, Renato Galindo Jardim e Sérgio Eduardo Roda Júnior, estão no ramo logístico há mais de 20 anos, cada um atuando em uma ponta. Renato, muito mais ligado à operação e atuação comercial, foi franqueado dos Correios com várias unidades e de outras redes de franquia do segmento de logística, além de ter operado unidades de lotéricas.

Sérgio é de família ligada à logística, mas empreendeu também na área de tecnologia e desenvolvimento de sistemas. A amizade de infância criou a sinergia ideal entre os sócios para o lançamento da nova rede de logística que promete revolucionar o segmento.

O foco da rede é rentabilizar os operadores à frente das unidades franqueadas, com a criação de uma plataforma similar a de outros setores. “Temos nossos pontos de coleta físicos, mas somos uma multiplataforma de serviços, não uma transportadora. Fazendo um paralelo, somos o Airbnb ou Uber do segmento de logística”, resumem os franqueadores.

Os empreendedores relembram o início do projeto, cujos estudos iniciaram há cinco anos. “A partir de muita pesquisa e investimento em tecnologia, chegamos a uma solução que realmente ‘saiu fora da curva’, e colocamos em prática o ‘diferente’. Não criamos nada, só adequamos as soluções que já existiam em outros segmentos e concebemos a ONLOG. Baseamo-nos nas dores que tínhamos e percebíamos atuando no mercado: as do consumidor, em busca de uma experiência com mais praticidade e um serviço de qualidade. E, do outro lado, tínhamos a dor do operador logístico que não alcançava as margens e rentabilidade necessárias com suas unidades, mesmo trabalhando mais e mais. Além do olhar como investidores, que reportam as dores de empreender em outros setores, investindo em um negócio muito mais caro e com baixas perspectivas para escalar. Chegamos a resultados extremamente positivos, solucionando cada uma dessas demandas com as nossas operações”.

INOVAÇÃO

Segundo Renato, “o mercado de logística, coleta e entrega de encomendas teve um aumento considerável nos últimos anos, mas as empresas que oferecem esse serviço não tiveram um aumento real na lucratividade. Isso ocorreu justamente pela grande demanda por logística, num curto espaço de tempo, impulsionada principalmente pelo e-commerce, mas sem que a malha física e estrutural fosse equipada de forma sustentável, no mesmo período.

O crescimento foi exponencial no Brasil e no mundo, porém com uma lacuna de oferta de prestação de serviços qualificados neste ramo. A rede de franquias ONLOG é pioneira na unificação de meios logísticos e foi criada para suprir essa necessidade no mercado. Encontramos o formato eficaz que viabilizou esse projeto inovador: temos o know-how de atuação neste mercado, são mais de duas décadas, e o respaldo da tecnologia única embarcada na operação. Somos uma multiplataforma de serviços.

Com um ambiente online especialmente desenhado para o pleno controle e segurança tanto do cliente final, quanto do franqueado, efetivamos a logística necessária para cada entrega, interligando nossa rede aos parceiros envolvidos nos serviços. Isso gera lucratividade real para toda cadeia, mantendo o serviço competitivo para o cliente, que inclusive, poderá usufruir de pontos drive-thru para entrega de suas encomendas, o que não existe ainda”, comemora.

As unidades ONLOG são uma malha de pontos de coleta, lojas físicas de 38m2 no mínimo, e as primeiras unidades inovadoras que operam no sistema drive-thru da rede já entram em operação até o segundo semestre desse ano, em bairros nobres da cidade de São Paulo, na Vila Olímpia, Ibirapuera e Morumbi. Outras unidades no formato container, já serão inauguradas nos próximos meses também.

A rede foi homologada também pela Caixa e as unidades de lotéricas podem operar como franqueadas ONLOG, no sistema ‘dois em um’. Já existem sete unidades em funcionamento, também na capital paulista. Outra facilidade que os franqueados da rede poderão oferecer para seus clientes será as certificações da SERPRO, além de consulta de certidões negativas de CPF e CNPJ, e, segundo os franqueadores, “muitos outros serviços ainda estão por vir, com o foco de criar conveniência e gerar receita para o franqueado. Um exemplo é a compra de etiqueta de frete de maneira totalmente digital no conforto do seu escritório ou lar para apenas levar em uma de nossas unidades, ou solicitar coleta”.

CRESCIMENTO ESCALADO

A meta dos sócios é atuar em todo território nacional, e posteriormente com expansão internacional. A ONLOG visa ser referência em soluções logísticas para pessoas físicas, trabalhadores autônomos, e-commerce, empresas de todos os portes e segmentos, trazendo facilidade, segurança, controle de todos os materiais, produtos e objetos que necessitem de circulação no Brasil e no mundo. E, pretende estabelecer uma rede de serviços de qualidade com acompanhamento, segurança, confiança e que seja reconhecida como premium no ramo de transporte de objetos.

Em apenas dois anos de operação e comercialização de franquias, no próximo ano a ONLOG quer ser a terceira maior rede do País em número de unidades de pontos de coleta. Hoje, o segmento conta com mais ou menos 10 mil unidades de coleta no Brasil, sendo oito mil agências dos Correios, que lidera esse ranking. A ONLOG prevê a implantação de 300 unidades até o final de 2023. “Ainda na fase de lançamento da marca, já são 21 unidades em operação e mais 73 comercializadas, em implantação. Isso mostra nossa força em inovação e soluções implantadas”, garantem os empreendedores.

É justamente nessa fase de lançamento que as melhores oportunidades se apresentam para quem tem interesse em investir nesse segmento, já que os melhores pontos comerciais estão disponíveis. Mesmo assim, a rede já encontra escassez em algumas praças, pois seguem com rigor as reservas de área e os franqueados tem exclusividade no seu território. Além disso, a franqueadora programou sua estratégia de expansão em lotes. Outra prática inovadora no franchising.

Dentro do plano de negócios da franqueadora, foi programada uma primeira rodada de vendas de unidades. Nessa primeira fase, o primeiro lote de franquias da rede tem valores de taxa de franquia diferenciados, e a partir das próximas rodadas, os interessados em franquear uma unidade ONLOG terão nova tabela aplicada. “Entendemos que a estruturação da franqueadora é imprescindível para a sustentabilidade e perenidade da nossa marca. Para atingirmos nossa meta de ser a maior rede de logística do Brasil, inicialmente, planejamos cuidadosamente nossas etapas de crescimento, para mantermos o suporte adequado aos nossos franqueados sem prejuízo da qualidade dos serviços prestados aos nossos clientes. Já fixamos parceria e uma tabela diferenciada com os principais players do mercado. As negociações seguem com outras redes que estão ingressando na nossa multiplataforma. Assim, nosso plano de expansão está fundamentado no pilar do melhor serviço prestado, tanto para os franqueados quanto para o público final”, ressaltam os franqueadores.

A OPERAÇÃO

Os especialistas no segmento de logística reforçam as oportunidades de investir nesse setor. São mais de dez mil pontos de coleta performando, mesmo operando com taxas reduzidas de rentabilidade, e presas a suas plataformas de serviço com possibilidades limitadas de negócios. A solução inovadora da multiplataforma ONLOG redimensiona o mercado oferecendo novas opções e crescimento escalonado baseado em percentuais de ganho negociados e rentabilidade crescente para seus operadores. Cada unidade franqueada ONLOG opera como ponto de coleta. O time do franqueado foca na qualidade do atendimento. A franquia ONLOG é de fácil operação e gestão simples. Auto gerenciável. A franqueadora garante que basta um dia de treinamento para o franqueado passar a operar o sistema da multiplataforma. Além disso, a rede mantém encontros quinzenais online com os franqueados que abordam conteúdos sobre o mercado de logística, melhores práticas de gestão do negócio, técnicas de treinamento de equipes e captação de clientes. “Entendemos que essa rotina é fundamental pois o dia a dia da logística é muito dinâmico”, alerta Renato.

Em relação à operação de retirada dos volumes pelos parceiros e eventual utilização de Hub e CD de distribuição, a franqueadora desenha junto a seus franqueados essa logística, inclusive com atuação e negociação já fechada junto a seguradora homolo­gada. Cada unidade tem seu formato de operação, conforme suas necessidades locais. O escritório central da franqueadora, em São Paulo, via sistema, fornece todo o suporte à rede, viabilizando a entrega ao destinatário final do objeto, traçando a melhor solução em relação ao parceiro que vai transportar a encomenda.

Em uma segunda fase dos negócios ONLOG, serão estruturados Hubs no formato darkstorage como um novo modelo de franquia. Essas unida­des poderão oferecer o diferencial para entrega de objetos com prazos ‘right on time’, maximizando os serviços oferecidos pela rede para seus clientes cadastrados e também ampliando as possibilidades de negócios para sua rede de franqueados em todo o País. Esse novo modelo de operação será implantado pela rede, nas regiões onde a demanda for crescente.

FRANQUEADO EMPREENDEDOR

O franqueado ONLOG não precisa operar di­retamente sua unidade, mas é essencial que esteja à frente do negócio, mesmo gerindo remotamente, via software. O perfil empreendedor é imprescindível, segundo os franqueadores que definem persistência e criatividade como características de sucesso. “Nos­sa seleção de franqueados é rigorosa e busca pessoas com vocação e plenamente identificadas com o setor de logística, com o mais absoluto comprometimento com a qualidade e o zelo na condução do negócio. O franqueado ideal da nossa rede tem que ter um perfil comercial arrojado, além da capacidade financeira compatível”, reforçam.

O INVESTIMENTO

Nessa primeira rodada de negócios, o investimento total em uma unidade ONLOG, para o primeiro lote da fase de expansão, parte de R$99 mil, sendo R$34 mil de taxa de franquia e R$65 mil, custos de instalação do negócio. Além dos custos de abertura de empresa e contratação de seguro de responsabilidade civil profissional (RCP). A taxa de franquia pode ser parcelada em até seis vezes.

O restante do valor corresponde à entrega da unidade pronta, e só vale para esse primeiro lote de unidades comercializadas. Conforme os franqueadores, o investidor que optar por receber sua unidade montada, ‘chave na mão’, tem toda estruturação das instalações de até 38 m2, com adequação do projeto para lojas físicas ou no modelo padrão container contemplada. Tudo fornecido pela ONLOG, com o mobiliário para dois pontos de atendimento, equipamentos instalados e material promocional para inauguração.

Esta fatia do investimento que cobre as instalações pode ser parcelada em até 36 meses, com taxas percentuais de juros negociadas entre 1,4 e 1,9 ao mês.

Mas, se o novo franqueado preferir montar sua unidade a partir do projeto base padrão, ele vai desembolsar, no fechamento da unidade, somente o correspondente à taxa de franquia e fica responsável pelos custos de instalação.

O valor da taxa de franquia e da entrega da unidade ‘chave na mão’ para as próximas rodadas da expansão, lotes dois e três, ainda não foram divulgados. A previsão da rede é reabrir a comercialização somente para a reserva de áreas, quando fechar a primeira fase de comercialização de unidades. Isso deve acontecer no último bimestre deste ano.

Na operação do negócio, o franqueado deve programar o valor de 6% de royalties sobre o faturamento bruto e uma taxa mensal de R$550, referente à manutenção do sistema de tecnologia. A franqueadora garante payback do investimento em até 18 meses, “nossas últimas unidades inauguradas alcançaram seu ponto de equilíbrio em menos de três meses. O serviço da ONLOG é premium, mas as taxas para envio das encomendas ficam abaixo do valor do mercado, já que trabalhamos com tabelas diferenciadas. Isso faz com que o negócio tenha lucratividade garantida para nossos franqueados.

As unidades ONLOG são auto gerenciáveis via sistema, e oferecem serviço recorrente e altamente escalável. Por isso, o resultado tem sido acima do esperado”, finalizam os empreendedores.

www.onlogexpress.com.br