Kantar Brand Footprint anuncia as 25 marcas mais escolhidas mundialmente pelos consumidores em 2020

Coca-Cola e Colgate permanecem no topo. No ano passado, pessoas foram menos aos pontos de venda, mas consumo de grandes marcas cresceu globalmente

Realizado desde 2013, o ranking Brand Footprint da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, acaba de divulgar as marcas mais escolhidas mundialmente pelos consumidores em 2020. Pelo nono ano seguido, a Coca-Cola foi a mais consumida, escolhida 6,5 bilhões de vezes dentro de casa. E apesar das restrições durante a pandemia terem impactado seu desempenho fora de casa, à medida que as compras online de alimentos e bebidas se aceleraram durante a pandemia, conseguiu aumentar suas vendas de comércio eletrônico em 50% por ter sido escolhida 59 milhões de vezes online.

Assim como em 2019, a Colgate manteve a vice-liderança no ranking, sendo escolhida 4,3 bilhões de vezes, e o terceiro lugar ficou com a Lifebuoy (marca da Unilever especializada em sabonetes bactericidas), apontada mais de 3 bilhões de vezes.


O ranking analisou 23,5 mil marcas, englobando consumidores de 54 países dos cinco continentes, incluindo o Brasil, com alcance de 73% da população mundial e cobertura de 89% do PIB global. 

Embora a Coca-Cola e a Colgate tenham permanecido como as duas marcas mais escolhidas pelos consumidores mundialmente, respectivamente, a lista de 2020 teve mudanças no seu topo: a Maggi, que apareceu em 3º lugar em 2019, desceu para a 4ª colocação, sendo substituída pela Lifebuoy.

A lista com as 25 maiores marcas inclui também, por ordem, Lays, Pepsi, IndoMie, Dove, Sunsilk (Seda), Nescafé, Vim, Knorr, Nestlé, Lux, Sunlight, Dettol, Downy, Heinz, Brooke Bond, Oreo, Kinder, Head & Shoulders, Sprite, Pepsodent e Kraft.

Um dos destaques foi a marca Dettol, que mais cresceu no Top 50 Global, com avanço de 39% de CRPs (Consumer Reach Points), sendo escolhida quase 1.4 milhões de vezes e subindo da 27ª posição em 2019 para a 16ª posição. CRP é a métrica desenvolvida pela Kantar para criar o ranking Brand Footprint com base na quantidade de vezes que as marcas foram escolhidas pelos consumidores em um ano.

Esse aumento, mais do que o dobro do de 2019 e quatro vezes o seu desenvolvimento médio na última década, foi impulsionado por um aumento na penetração, com um em cada quatro lares escolhendo Dettol durante o ano em comparação com um em cada cinco em 2019, junto com um 10% de aumento na frequência de compra.

As marcas de higiene e alimentos embalados foram as que mais se beneficiaram da pandemia. Junto com o aumento do desenvolvimento de Dettol em casa, Lifebuoy, Vim e Palmolive também aumentaram suas taxas de penetração. Na categoria de alimentos embalados, Maggi, Oreo, Heinz, Lays e Barilla foram escolhidos por mais famílias em 2020 do que em 2019.

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