Já pensou em ter sua padaria como negócio?

Chega ao Brasil uma marca que planeja atuar em rede nacional, inovando com a implantação do Clube do Pão e com unidades franqueadas que atenderão a 90% do PIB brasileiro. O foco é ganhar em volume, reduzir custos e oferecer aos investidores uma operação simples, baseada em muita tecnologia e know how aplicado. O lançamento da CaKech Empório de Pães & Cia é tema dessa exclusiva com a especialista Carolina Kechinski, fundadora da rede. 

Carolina Kechinski atua no segmento de alimentos há mais de 20 anos, desde sua graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com mestrado, doutorado e pós­doutorado em Engenharia Química, foi professora na mesma instituição, lecionando nas disciplinas de Panificação, Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal e Marketing e Desenvolvimento de Novos Produtos, Gastronomia fina e Confeitaria. Coordenou também o curso de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Fora do ambiente da educação, atuou na área de uso de ozônio em alimentos, panificação e produtos sem glúten destinados a portadores da doença celíaca, e com o varejo de alimentos na rede HMSHost (Maine/EUA), Grupo Sonae/WallMart no setor de alimentos perecíveis. Nas redes AMPM e BR Mania, participou da implantação das unidades em todo o País. Ainda na época de universidade, iniciou sua trajetória como player do sistema de franquias, como franqueada Cacau Show, fechando seu primeiro ano na rede com quatro lojas e 28 operações em cinco anos como franqueada. Ela e seu esposo foram sócios das loja próprias da Cacau Show, onde tinham cerca de 250 lojas pelo Brasil, além de ter sido uma das responsáveis pela implantação do conceito Mega Store da rede de chocolates. Hoje, o casal se mantém na sociedade, mas a empresária está mais a frente da CaKech Franchise.

A CEO fala, com exclusividade, para a Revista Franquia sobre o lançamento da marca CaKech Empório de Pães & Cia, que pretende ser a primeira ‘padaria do bairro padronizada’ atuando em rede nacional.

MIL UNIDADES E CLUBE DO PÃO

“Enquanto a rede não atinge as mil unidades, e todos os estados da União, nossa atuação nacional vai começar pelo Clube do Pão, que entregará no Brasil todo com padarias homologadas e credenciadas. A meta é ter até dez mil parceiros no Clube para ter a cobertura ideal em todo território nacional. Esse parceiro terá que cumprir alguns requisitos em relação aos produtos para se assemelhar ao máximo aos padrões CaKech e ele fica ativo até existir uma unidade franqueada na região.

Quando a praça for coberta por um franqueado, essa será mais uma das vantagens competitivas da nossa rede”, explica a empresária.A especialista já tem mais de 40 parceiros homologados, que fazem parte do ‘marketing place’ do pão. Fazem a entrega conforme as especificações do pedido na plataforma e no APP da rede. A CaKech inova na atuação nacional trazendo para o dia-a-dia das padarias um formato de negócio que já acontece e dá muito certo em outros segmentos como flores, cestas e presentes, dentre outros. “Acordar com um pãozinho quente na porta de casa é um benefício e uma facilidade que ficou quase esquecida pela maioria dos consumidores. O home office e a opção por ficar mais em casa fomentam a volta desse serviço. Além da segurança que condomínios residenciais oferecem. Todos esses fatores só agregam e quem nunca teve esse item fresquinho e feito na hora na mesa do café da manhã, ou do lanche da tarde vai viciar, tenho certeza”, garante Carol.

A OPERAÇÃO E O SEGMENTO

Um dos grandes diferenciais da rede CaKech Empório de Pães & Cia está no know how do negócio, o cuidado da escolha dos equipamentos que compõe a loja e a tecnologia embarcada na operação. “Trouxemos o que há de melhor no mundo para nossa rede. Trabalhamos com um equipamento ‘5 em 1’. Em uma frente do 90 cm, o franqueado tem coifa embutida, forno que faz pizza em dois minutos, forno que faz o pão francês, a fermentadora que prepara o cru-congelado, porque os pré­-assados envelhecem muito rápido”, informa.

Segundo a franqueadora, a unidade CaKech é de fácil operação, uma franquia simples dentro do segmento de alimentação, que é o mais resiliente dentre os que impactaram nos últimos anos. O franqueado não precisa de profissionais especialistas e nem tem cozinha, ele só finaliza e expõe os produtos de consumo na loja e serve ou entrega para seus clientes. “Tudo é planejado para que o franqueado não tenha problemas. O foco dele será atender bem e fazer com que a experiência do cliente seja inigualável. Por isso sua presença na loja é importante. E, todo o treinamento de sua equipe está disponível na nossa plataforma, seu time poderá caminhar sozinho, mas o olhar do dono faz a diferença sempre”, aconselha.

Ainda falando sobre a operação, a empresária aposta nos detalhes do ambiente, música, aromas e nos produtos, “nosso mix de prateleira, as embalagens, nosso espaço são sofisticados. São 350 itens e a loja tem que ter pelo menos um de cada em exposição, sempre. O franqueado tem à sua disposição uma central de compras, o CD da franqueadora. Absolutamente tudo o que ele precisar está lá. De itens do cardápio até uniformes, material impresso, embalagens e itens de prateleira. Não existe pedido mínimo e a entrega é de um dia para o outro. A única coisa que o franqueado tem que fazer, além do atendimento excelente é o inventário, controle e contagem de seus produtos para que não fique sem o que precisa.

Ele tem tudo no seu celular ou computador. Nosso aplicativo de gestão e de pedidos é interligado e só facilita a operação. Esse investimento que fizemos em tecnologia garante o que há de melhor para o cliente e para nossa rede.”

O INVESTIMENTO

Para investir em uma unidade CaKech Empório de Pães & Cia, o interessado pode optar por três modelos de negócio: o Empório Tuc­tuc, que precisa de uma área de menos de 2 m2, investimento a partir de R$50mil e crédito pré­aprovado para adquirir o Tuc­tuc; o modelo de negócio Quiosque, com investimento a partir de R$100 mil para uma área entre 6 e 20m2; e o modelo Loja, que precisa entre 40 e 60m2 para ser implantada e um investimento entre R$250 mil e R$350 mil.

Esses valores contemplam o valor total inicial: custo de instalação, taxa de franquia, estoque inicial e capital de giro necessário. No caso do Empório Tuc­tuc, o faturamento bruto mensal fica entre R$15 mil e R$30 mil com o pay­back do investimento acontecendo entre seis meses a um ano. A lucratividade média fica entre 20% e 25%. O veículo pode ser colocado em condomínios, festas, eventos, estacionamentos, praças, locais públicos, vai depender da estratégia do franqueado. Já para o modelo Quiosque, o faturamento estimado é entre R$30 mil e R$60 mil mensais, o retorno do investimento, a partir de um ano, com uma previsão de rentabilidade até 20% e na Loja, o pay­back a partir de 18 meses, com faturamento bruto estimado em R$120mil mensais e lucratividade entre 10% e 15%. Acesse: www.cakech.com.br