BK BRASIL INAUGURA PRIMEIRA GHOST KITCHEN DAS REDES BURGER KING E POPEYES NO MUNDO

Operação teve início no último domingo e tem como objetivo oferecer uma experiência mais personalizada para os consumidores, com restaurante 100% dedicado ao serviço de delivery

Com as transformações impostas pela pandemia do COVID-19, o Brasil destacou-se como um polo estratégico e de aceleração digital. Por esse motivo, a BK Brasil, máster franqueada das redes Burger King e Popeyes no país, começa a primeira operação de Ghost Kitchen destas marcas no mundo.  O conceito de Ghost Kitchen é uma tendência global que ganha cada vez mais espaço no mercado de alimentação e que possibilita um foco mais exclusivo na operação de delivery. Este primeiro piloto teve o início de sua operação neste último domingo (23), e está localizado na cidade de São Paulo.  O modelo Ghost Kitchen fará a operação tanto de Burger King, quanto de Popeyes, rede de frango frito trazida para o Brasil em 2018.

Segundo Iuri Miranda, CEO da BK Brasil, o sucesso da operação vai determinar o processo de expansão da modalidade para outras localidades do Brasil. “A escolha por dar início ao conceito de Ghost Kitchen se deu por questões bastante estratégicas: com o crescimento das vendas de delivery, queremos otimizar o atendimento das nossas lojas físicas, oferecendo uma experiência de excelência aos nossos consumidores, além de capturar a demanda de vendas “off-premise”, com unidades estruturadas para este canal de vendas, tendo como foco a velocidade de entrega e a qualidade do produto entregue. Acreditamos que este formato pode complementar a nossa estratégia de expansão e crescimento no país”, afirma o executivo.

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), o conceito de Ghost Kitchen, também conhecido como Dark Kitchen ou Cloud Kitchen, tem como previsão movimentar cerca de R$ 18 bilhões ao longo de 2020 em âmbito global. Nos Estados Unidos, por exemplo, esse movimento já caminha a passos mais avançados e a estimativa de faturamento no setor é de R$ 75 bilhões até 2022, de acordo com relatório divulgado pela Cowen & Co. O crescimento no segmento de Ghost Kitchen também é um reflexo do aumento da demanda do serviço de delivery voltado para alimentação. No Brasil, o setor teve um incremento de 20% no último ano. Na BK Brasil somente no último trimestre, o crescimento da demanda pelo canal de entregas foi equivalente a 200%. O objetivo da chegada desse novo conceito é, principalmente, garantir experiências cada vez melhores aos consumidores e otimizar, ainda mais, o fluxo de atendimento das operações/restaurantes.

Da concepção do projeto Ghost Kitchen até implementação da modalidade, a companhia trabalhou de forma ágil: foram três meses até colocar o novo formato na rua. Para dar início ao serviço, um restaurante existente da Burger King passou por uma reestruturação para ter atendimento exclusivamente voltado ao canal de entregas – sem atendimento presencial ou consumo no local. O serviço permite, também, uma relação ainda melhor da rede com os profissionais de entregas e os agregadores (iFood, Rappi e Uber Eats), bem como na operação de Delivery próprio da rede, o BK Delivery. A unidade selecionada também foi adaptada para receber uma cozinha do restaurante Popeyes, com todos os procedimentos de qualidade e segurança que já são reconhecidas nos salões das marcas que seguem o formato tradicional – ou seja, também voltados para o dine in. Para os consumidores, não há diferença em relação à realização dos pedidos: basta acessar os aplicativos de entregas e selecionar os produtos. Como de costume, a demanda é encaminhada para a unidade mais próxima do endereço de destino, portanto, caso o cliente esteja na área de cobertura do restaurante, o pedido será automaticamente direcionado a ela.

O cardápio da Ghost Kitchen é o mesmo que o dos restaurantes com atendimento presencial, portanto, o consumidor pode escolher as ofertas e produtos de sua preferência.

Novas tecnologias

Desde o início da pandemia, o BK investiu em diversas inovações tecnológicas para garantir um atendimento de excelência e, principalmente, seguro para os seus consumidores e atendentes. A ideia é permitir que as pessoas tenham liberdade para escolher os serviços e formatos que melhor lhes atende. Entre as grandes novidades do BK para o atendimento do público está o DRIVE CONTACTLESS. A partir dele, ao acessar o app oficial da marca, os clientes também podem fazer o seu pedido e retirá-lo a pé ou pela cabine do drive thru, sem necessidade de contato e interação com os atendentes. Além de agilizar o seu pedido, os consumidores têm a oportunidade de utilizar cupons especiais, disponíveis apenas nas compras feitas via app do BK.

Além disso, o Burger King firmou parceria com o Mercado Pago, para que o consumidor tenha a possibilidade de pagar seu pedido scaneando o QR Code no drive-thru. A marca também anunciou uma parceria com a ConectCar, em que pagamento e pedido são realizados via tecnologia contactless, por meio de um adesivo. As máquinas de cartão também contam com funcionamento via contactless e, ainda, o BK expandiu o número de  totens de autoatendimento presentes nas lojas, que permitem uma menor interação entre atendente e consumidor. Outra inovação que ganhou destaque no cenário pandêmico foi o BK Express, em que a marca estimula o consumidor com cupons especiais para pagamentos via app, além de aceitar o Débito Virtual da Caixa e novos projetos como Voucher de Alimentação.