O que é um negócio franqueável?
*Por Renata Rondon
Geralmente o caminho é o mesmo: o empreendedor identifica que seu negócio está apto a crescer – muitas vezes fundamentado em suas próprias métricas – e decide que é hora de expandir através do franchising. Até porque, o mercado de franquias no Brasil vem apresentando crescimento médio de 6% a 7% de faturamento, ao ano, segundo dados da ABF- Associação Brasileira deFranchising. Porém, nem sempre o negócio está preparado para isso ou, em alguns casos, é o próprio empresário quem não está.
Muitos aspectos precisam ser minuciosamente analisados antes de decidir que o franchising é o melhor canal de vendas do seu negócio. Aliás, é importante ressaltar que o mercado de franquias é apenas um, dos diversos canais de vendas que seu negócio pode ter, mas isso é assunto para outro artigo!
O primeiro ponto que precisa ser analisado é se o seu negócio já está maduro o suficiente no território onde atua, se o seu público é fiel à sua marca e se ele já passou por períodos de sazonalidade, tendo se mantido saudável, além de entender a escalabilidade do projeto, sua precificação, suas margens de lucro, etc. Após este primeiro ponto de análise, é hora de entender se o seu produto ou serviço é facilmente replicável ou se precisa de um profissional mais habilitado, se o investimento é coerente com o tamanho do negócio e se ele tem um prazo de retorno atraente. Além disso,é preciso ter muito claro quais são os seus diferenciais mercadológicos. Lembre-se que, para avaliar o seu negócio, você deve considerar o maior número de indicadores possíveis.
Também é importante ter claro qual é o público consumidordo seu negócio e em qual tipo de território ele deve ser implantado. O posicionamento da marca e a clareza das suas limitações são fatores de extrema importância para a formatação do negócio como franquia.
Não se esqueça, ainda, que o negócio precisa ser bom para ambas as partes: franqueado e franqueador! Não adianta nada você oferecer ummodelo de negócio altamente lucrativo para seu franqueado e se esquecer que afranqueadora terá vários custos operacionais para garantir o suporte à rede eprecisa ser remunerada para isso.
Após validar estas premissas e, entendendo que o negócio é atrativo e rentável, é hora de contratar uma consultoria especializada em franquias para a formatação do seu negócio. Estruturar os processos é o alicerce que permitirá a expansão da sua empresa e a padronização da gestão da rede. Essa estruturação, chamada de “modelagem do negócio”, é fundamental para preparar o seu negócio em um modelo que pode ser replicado. A padronização da rede é o que garantirá uma rede de sucesso. As pessoas precisam olhar para qualquer unidade, produto ou marca e identificar imediatamente que se trata da sua empresa. Não pode haver diferença de produto, serviço, forma de atendimento, modelo de loja, ou qualquer outro ponto que identifique ao seu público consumidor que ali ele encontrará o tipo de produto/serviço que já está acostumado.
Por último, mas não menos importante, é preciso entender se você está pronto para ser um franqueador e dividir com outros empreendedores que serão seus parceiros de negócios – e não seus sócios ou seus subordinados – conhecimento, decisões e mais uma série de detalhes que surgem com esta parceria, que necessita de comprometimento mútuo já que o crescimento de um, depende do outro.
Se após avaliar todos os pontos apresentados acima você ainda tiver dúvidas sobre se o seu negócio pode se tornar uma rede de franquias, procure uma consultoria especializada e peça uma análise de franqueabilidade. Nela serão avaliados estes e outros aspectos que vão ajudar no direcionamento do seu negócio.
O empresário precisa considerar que iniciar uma rede franqueadora requer tempo, paciência, foco, dedicação e muito trabalho. Mas ele valerá a pena!
*Renata Rondon é mentora, palestrante, consultora e especialista em Formatação de redes de franquias. São mais de 25 anos no mercado de franquias. Perita judicial, pós-graduada em Gestão de Processos com ênfase em redes e em Mediação de Conflitos. Já atuou em diversos segmentos de mercado. Foi franqueada em duas ocasiões e é franqueadora de uma rede de serviços.