A mudança é maior do que imaginamos!

Que não seria fácil todos sabiam, mas nem todos imaginavam algo tão grande, longo e profundo, que mudaria tantos negócios e afetaria tanto as pessoas em suas rotinas e relações.

Não é uma situação para amadores. Será preciso muita visão e um olhar que abranja não apenas os seus próprios negócios, mas também as mudanças dos consumidores, dos colaboradores e dos novos hábitos. Fosse por um ou dois meses, isso seria fácil, mas hoje sabemos que teremos de lidar com uma situação nova por muito tempo, até que o mundo esteja vacinado e testado.

Não tem sido fácil e não será fácil sobreviver a esses fatos e é inútil minimizarmos a realidade. Será preciso olhar de frente o tamanho do estrago!

Concorrentes se foram e outros surgiram com novas soluções. Colaboradores experimentaram novas formas de trabalhar e o “ir ao trabalho” como um espaço físico, perdeu parte do sentido. Consumidores descobriram fornecedores e formas de atendimento que não conheciam e mudaram muito os seus hábitos, repensando se voltarão a viver como antes.

Esse caldeirão de fatos, somado a prejuízos e perdas de todos os tamanhos, obriga os empresários a despertarem e terem a coragem de mudar tudo o que for preciso e dentro desse cardápio de ações algumas serão imprescindíveis.

Uma coisa é certa: será preciso se desprender daquilo que era o “seu negócio”. Pode ser que ele tenha de mudar e muito. Desapegar-se e ter a capacidade de descontinuar o que antes era sagrado, se for preciso.

  • Repensar seu negócio de fora para dentro, analisando o comportamento do público e estando aberto para inovações, do tamanho que forem necessárias.
  • Usar de todas as formas possíveis a transformação digital. Ela não é mais o futuro esim a necessidade presente.
  • Entender e analisar sua cadeia logística por inteiro, desde a desenvolvimento de novos fornecedores ou produtos, a gestão de compras e estoques e os canais de distribuição, para que sejam amplos e rápidos.
  • Se aliar a parceiros em todos os aspectos do negócio: desde fornecedores, outrosplayers, empresas de Market Place, meios de pagamento, etc.

O fato é que, mesmo antes da pandemia, um diagnóstico de nosso mundo empresarial real, de empresas de pequeno e médio porte, já nos mostrava um atraso grande em cultura, governança de dados, modelos de gestão e produtividade. A verdade é  dura, mas tem de ser encarada e resolvida e essa é uma oportunidade parapromover mudanças, para quem tiver preparo, planejamento, coragem e sangue frio.

A relação com os colaboradores também deve ser repensada, uma vez que a dinâmica das soluções necessárias exige velocidade para as implantações. Será preciso criar um novo ambiente entre as pessoas, com um espírito mais colaborativo e competitivo, além perfis corajosos e de inovação, apoiados em muita análise de dados, decisões rápidas e sem dúvida estruturas descentralizadas, pois o“escritório” não será mais como antes.

Para isso tudo acontecer cabe aos empresários, antes de mais nada, refletirem e responderem para si mesmos:

  • O que esse momento me mostrou e o que de fato aprendi?
  • O que devo mudar no meu negócio?
  • Consigo estruturar um novo modelo de gestão, com equipes ágeis e descentralizadas?
  • Como e qual tecnologia posso usar a meu favor, seja nos controles ou no contato como público?

Além disso tudo, se seu negócio está de pé, mesmo com perdas, não se esqueça de olhar para seus colaboradores com um olhar de agradecimento, pois se você ainda está no jogo, sem dúvida, muito disso você deve a eles.