Adequação ao público e gestão eficaz para sobreviver à Pandemia

Os franqueados Wagner e Lorena Rank operam a unidade Detroit Steakhouse em Sinop (MT). Quando chegou a pandemia, a loja ficou fechada por 15 dias, e, mesmo depois desse período, seguindo as instruções e recomendações das autoridades na região, o horário de funcionamento, capacidade de pessoas, foram afetados. O franqueado conta como sobreviveu e ainda aumentou seu faturamento:

FASE 1

“Fechamos por 15 dias, conforme indicação das autoridades. Usamos a ajuda governamental para manter nossa folha de pagamento. Conseguimos nos capitalizar para ter um folego. Demos férias coletivas, e tivemos uma injeção de verba vindo de outros negócios que operamos. Demitimos o grupo de funcionários que estavam em regime de experiência. Operamos com portas fechadas, com delivery. Esse canal movimentou algo em torno de 20% do faturamento da unidade, usando o marketing digital, aplicativos como Whatsapp e Instagram para divulgar e impulsionar nossas entregas.”

FASE 2

“Tivemos uma grande dificuldade com abastecimento e falta de produtos. Depois, voltamos com 30% da ocupação. Nessa fase, vendi uma operação franqueada de sorvetes, para me capitalizar, pois ela se manteve com saúde financeira, assim pude fazer o repasse”.

FASE 3

“Voltamos com a capacidade de 50%. Hoje, mantemos o delivery, que não existia antes, ele é responsável por menos de 10% do nosso faturamento. Nesses últimos meses, nosso faturamento vem aumentando em relação ao ano passado. Eu esperava essa retomada somente para 2021. Mas já senti um aumento, inclusive em outubro, nosso faturamento já aumentou 10% em relação ao ano passado. Foi uma surpresa.