Empreendedora da saúde tem sucesso no segmento da terceira idade

Com baixo custo de operaçãorede de cuidadores de pessoas foca no Nordeste com Microfranquia e serviço de excelência 

A Revista Franquia & Global Opportunities ouviu, com exclusividade Ruth Rocha, enfermeira de formação e empreendedora na área da saúde que falou sobre o lançamento da rede de franquias CMais Saúde. Nova opção de investimento em um segmento que é tendência há alguns anos, mas que, nos últimos dois anos triplicou, principalmente no ramo da terceira idade.

O envelhecimento da população não é uma novidade. Os números já mostram o início de uma inversão da pirâmide etária em muitos países e o Brasil é um deles. “Se pensarmos que a terceira idade será a maior parte da população brasileira em alguns anos, todos os serviços e produtos que sejam desenvolvidos para ela serão um nicho muito promissor”, afirma Ruth Rocha, franqueadora da rede de franquias CMais Saúde. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especializações em Psicologia Transpessoal, Bioenergética, Gestão de Saúde, e Gestão de Pessoas, a empreendedora mergulhou na gerontogeriatria e se especializou no segmento, antes, até, de formatar o negócio.

Ela buscou e continua trazendo para a rede o know-how de ponta, participando de vários congressos, seminários e jornadas em todo Brasil, e de cursos de atualização em geriatria e gerontologia pela SBGG. Além disso, a empresária foi diretora de Intercâmbio da Associação Nacional de Gerontologia- ANG e Membro atuante do Conselho Estadual da Pessoa Idosa. Atualmente faz parte, como convidada, da Comissão de Saúde do Conselho. Segundo a especialista, cada vez mais há uma grande preocupação com aqueles familiares que não terão um envelhecimento saudável e serão acometidos por algum tipo de incapacidade. É aí que entram os cuidados domiciliares.

Esses cuidados podem ser voltados para pessoas que eventualmente tenham sido surpreendidas por uma enfermidade e precisam de suporte e acolhimento. Esses cuidados também podem ser encontrados na forma de apoio técnico para preparar o ambiente residencial para receber uma pessoa proveniente do hospital, ou com uma doença crônica ou degenerativa em momentos de incapacidade motora ou cognitiva.

“Muitos dos clientes da CMaisSaúde encontram-se sem condições físicas ou emocionais para prestar cuidados para esse ente querido, ou a pessoa vive sozinha e necessita de auxílio profissional. Outros até já possuem cuidadores, mas estão insatisfeitos com o serviço recebido ou precisam de um acompanhante para atividades lúdicas, idas a consultas médicas, shopping, cinema, viagens, etc”,complementa.

Como esta demanda é crescente, o negócio de cuidados domiciliares, principalmente para pessoas idosas com algum tipo de dependência, é um caminho sem volta. E, é uma tendência e oportunidade de negócio em um momento de franca ascensão da demanda.

Ruth Rocha, franqueadora

A CMais Saúde nasceu em junho de 2011, como uma cooperativa chamada CUIDACOOP, logo ficou clara a necessidade de criar uma empresa comum comando único, para eficiência em gerir e, ao mesmo tempo, ampliar as atividades. Atuando em cursos de formação de cuidadores de idosos, na implantação da padronização dos processos de cuidado com foco na singularidade e especificidades que envolvem o segmento geriátrico e gerontológico. “Estamos há oito anos no mercado com uma marca consolidada e referência na cidade de Salvador. Temos um negócio que não para de crescer, mesmo em meio à pandemia e a tendência é de continuar crescendo. Já dominávamos nossa operação com excelência e qualidade. Recebíamos, assim, muitos contatos, inclusive de clientes que nos perguntavam por que não abríamos unidades em outros locais para que pudéssemos atender a um público fora de Salvador.

Foi à demanda do mercado e o forte desejo de crescer, mas com a ideia de que cada unidade tivesse gestores comprometidos que levou a marca a abrir oportunidades em franquias para outros investidores”, informa.

TENDÊNCIA DE NEGÓCIOS

Os números do IBGE e Senso trazem dados importantes e relevantes para o mercado de cuidados domiciliares sobre o envelhecimento da população. Em 2015, o número de brasileiros com até 14 anos de idade era de 47,8 milhões e com mais de 60 anos era de 24,3 milhões. Em 2030 a previsão é de que serão 41,8 milhões de brasileiros com até 14 anos de idade e 42,8 milhões com mais de 60 anos.

Com o envelhecimento da população, a prevalência de doenças crônicas e incapacitantes estão aumentando progressivamente. A Hipertensão arterial por exemplo, já representa 21,4% de diagnósticos médicos no Brasil e a Diabetes 6,2% (MS, 2013). As famílias brasileiras estão diminuindo e fica cada vez mais difícil que um membro da família se disponibilize para os cuidados em tempo integral como acontecia no passado.

Os negócios para terceira idade, especialmente os cuidados domiciliares são altamente promissores e podem ser uma excelente oportunidade de investimento.

O NEGÓCIO

Conforme Ruth, “o modelo de negócio da CMais Saúde opera com um escritório físico que funciona como base para atendimentos aos clientes e profissionais, contando também comum enfermeiro na equipe para fazer as visitas no domicílio dos pacientes”.

A operação tem um custo inicial baixo e se enquadra no nicho das microfranquias, pois não requer uma equipe (CLT) grande. Também não há necessidade de um escritório comercial maior do que 40m². O mais importante, segundo a franqueadora, é que este escritório seja de fácil acesso principalmente para os profissionais que prestarão serviço aos pacientes.

DIFERENCIAL NO MERCADO

A capacitação dos profissionais que prestam cuidados aos pacientes é de extrema relevância para a rede “este é um diferencial que está presente desde o início em nosso DNA, uma vez que foi através da contratação da empresa para a capacitação de profissionais de cooperativas e empresas de homecare que nasceu a CMaisSaúde.

Nosso serviço é diferenciado em cuidados domiciliares ao idoso por que atuamos por meio de uma rede que envolve a família, os profissionais e a pessoa assistida. Essa rede é sustentada por um movimento centrado na qualificação dos profissionais, no acolhimento aos familiares e a pessoa assistida e na qualidade dos serviços prestados.

Os feedbacks dos nossos clientes sobre a qualidade dos serviços daCMais Saúde nos traz a certeza que essa capacitação dos cuidadores é fundamental para obtermos o sucesso no cuidado trazendo bem estar ao paciente e a satisfação dos familiares ao veremseu ente querido sendo bem cuidado,c om profissionalismo e postura humanizada”, garante Ruth.

O FRANQUEADO CMAIS SAÚDE

Para operar no segmento, o empreendedor deve ter algumas características fundamentais para o sucesso do negócio: ser um profissional da área de saúde (enfermeiro, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, etc), ou ser um empreendedor que tenha interesse na área de saúde. Para estes casos, é necessária a contratação de um enfermeiro em sua equipe para ser o seu gerente de cuidados. “É importante que o franqueado tenha habilidades comerciais também, mas é indispensável que ele se identifique ou tenha afinidade com o público da terceira idade”, explica a empresária.

INVESTIMENTO E EXPANSÃO

A meta de expansão da rede é aumentar sua atuação pelo estado da Bahia e Região Nordeste com solidez, para aos poucos implantar unidades em todo o Brasil. O investimento inicial total para quem tem interesse em operar no segmento, como franqueado CMais Saúde está entre R$30 mil e R$70 mil de taxa de franquia (dependendo da região escolhida), capital de giro de R$10 mil e custo de instalações necessárias (média de R$10 mil). E, a unidade vai remunerar o franqueador com royalties de 3% sobreo faturamento bruto somente após 90dias do início do contrato. A média de ‘payback’ é entre 9 e 12 meses.