Rede lança pizzas artesanais feitas sem pizzaiolo e entregues em minutos

Ouvimos a empresária Virgínia Ueda que está lançando a nova rede de franquias Ale Nek’s, que oferece um novo conceito de negócio: Uma pizzaria compacta, sem pizzaiolo, um fast food que convida para o consumo de pizzas artesanais, montadas na hora, massas e saladas a qualquer horário do dia e em um ambiente temático que remete a um navio de piratas onde a capitã leva a uma experiência sensorial e entrega seu pedido em até sete minutos.

A Neka, ainda criança, sonhava em abrir seu próprio negócio com seu primo Alex. Juntos, já tinham tudo planejado, seria uma pizzaria à beira mar. O principal diferencial do negócio seria a experiência que os amantes de pizza teriam no local. Nome e o propósito do estabelecimento nasceram naquela época. “Criamos a marca em uma brincadeira de criança, na beira da praia, já pensando em oferecer diversão e bom atendimento aos clientes”, relembra a empresária Virgínia Ueda. Assim nasceu a Ale Nek’s, com a junção dos apelidos dos primos e o sonho de empreendedorismo e coragem da mulher que começou a trabalhar aos 16 anos.

Formada em Ciências contábeis, sempre foi muito ligada às pessoas, na área de RH. Em 2018, entrou para o mundo das franquias, como franqueada, investindo em sua unidade no ramo de alimentação. A ideia tinha um propósito: conhecer mais de perto todos os processos de gestão de uma rede no segmento. Operou sua unidade franqueada durante mais de dois anos para criar e vivenciar essa experiência, conhecer de perto a operação de uma rede e poder chegar, alguns anos depois, ao seu sonho inicial de criar sua própria marca no segundo maior segmento de vendas do mundo, pizzas. Mas, foi a pandemia que acelerou esse caminho e levou a ex-franqueada, a fechar sua unidade.

“Com o lockdown não tivemos fôlego para se manter porque não tínhamos um delivery forte, e nosso faturamento caiu em 70%. Entrei em pânico, achando que todo nosso investimento teria sido em vão, mas no dia seguinte senti a certeza de que esse era o caminho certo, me enchi de coragem e planejamos o passo a passo do lançamento”, lembra. O negócio foi pensado para se tornar uma rede de franquias levando produtos de alta qualidade, ambiente criativo e inovador que gera uma experiência diferenciada e sensorial. A grande novidade é a forma como as pizzas são ‘montadas’: é o próprio cliente que cria seu combo, escolhe o tipo de massa e vai acrescentando seus recheios e molhos. O projeto tomou forma no final de 2019, quando a branding da rede ficou pronta. E, em plena pandemia de Covid-19, a empreendedora deu o start.

A primeira pizzaria da Ale Nek´s – A Pizza da Capitã é um restaurante temático e instagramável com 200m2, onde o mundo dos mares é o pano de fundo. Cardápio, ambientes, janelas, mesas, decoração, tudo foi pensado para remeter ao universo pirata e a um navio. Além disso, a Capitã representa o empoderamento feminino: as mulheres que nunca desistem dos seus sonhos e se tornam ‘as capitãs de suas próprias trajetórias’. “Hoje, 90% do nosso time é composto por mulheres, elas são batalhadoras, e as capitãs das suas vidas e lares”, afirma a empresária.

DIFERENCIAIS DO NEGÓCIO

Segundo Virgínia, o modelo de negócio não é o de ‘mais uma pizzaria’, mas sim, é um lugar lúdico onde o consumidor e sua família se sentem únicos. Via tablet ou QRCode, o cliente tem o poder em suas mãos. “Escolher os seus próprios ingredientes, inventar combinações e montar seu pedido de forma personalizada é o que mais encanta, além da qualidade da massa e dos ingredientes e a rapidez da entrega.

O pedido chega até o cliente em até sete minutos”, explica. A operação, que é sucesso desde o seu lançamento na cidade de Uruguaiana (RS), fatura em média R$135 mil por mês. Em março de 2021, a marca iniciou o processo de expansão por meio do franchising. Hoje, algumas aceleradoras especializadas já atuam em várias regiões do país, com algumas áreas já reservadas.

“A coragem feminina é a força que impulsiona o sucesso da redeAle Nek’s – A pizza da capitã. Ensinar a empreender e multiplicar a bandeira do ideal do empoderamento feminino é a missão da nossa marca’

Virgínia Ueda, fundadora da rede Ale Nek’s

A boa notícia para os futuros franqueados da rede é a forma como a massa e os insumos chegam às unidades. “O processo é totalmente automatizado, artesanal e muito simples. Em cinco minutos, nossa massa é misturada, aberta, no abre massa, e pré-assada. Tudo foi desenvolvido com tecnologia de ponta. Nossos franqueados não precisam de um pizzaiolo profissional. Isso facilita e barateia a operação. Além disso, a mistura para produção das massas é entregue seca, o que facilita e viabiliza o transporte também, diminuindo o CMV do produto. Esse desenvolvimento foi todo pensado para que a rede pudesse ter menos custos e mais rentabilidade. Entender os processos internos de uma unidade franqueada fez toda a diferença nesse planejamento. Nossos esforços e logística visam o sucesso dos franqueados”, garante a franqueadora.

Todo o pré-treinamento da padronização de receituário para produção dos molhos e da finalização dos produtos poderá ser feita previamente online. A rede foca no desempenho e na rentabilidade de cada unidade. O cardápio oferece opções tradicionais, veganas e para intolerantes a lactose, abrindo o leque do público.

A FRANQUIA

São quatro modelos de negócio, o modelo Delivery, que parte de um investimento inicial de R$107 mil, com uma projeção de faturamento bruto em torno de R$65 mil. Já o modelo Small Ship, loja de 40 m2que além do delivery, também conta com uma pequena estrutura para acomodar alguns clientes para consumo no local, além de take-away, tem um investimento inicial estimado em R$129 mil.

Nesse modelo de negócio, o faturamento é estimado em R$85 mil e a rentabilidade do franqueado gira em torno de 30%. Nesses valores, taxa de franquia, capital de giro e custos de instalação e equipamentos estão computados.

O modelo Smart, de 100 m2, estima o investimento inicial a partir de R$180 mil e as lojas de shopping cujo projeto inicial é a partir de R$220 mil, dependendo das necessidades de instalação. A expectativa da marca é chegar a mais de 40 franquias vendidas em diversos estados brasileiros e faturamento de R$5 milhões até o final do ano.