Mercado da terceira idade se adapta e cresce na pandemia

O brasileiro vive mais e, para além do presente, essa longevidade se consolida em números a longo prazo. De acordo com dados do IBGE, o Brasil tem 29,6 milhões de pessoas acima de 60 anos (marca inicialmente prevista para se alcançar somente em 2025), o que corresponde a mais 14,3% da nossa população, número que aumentou 18,8% nos últimos quatro anos. Até 2050, a terceira idade representará 30% dos brasileiros e, em 2060, o percentual será maior do que de jovens. Esse cenário colocou os idosos no radar de novos negócios, que oferecem diversas opções de produtos e serviços para esse consumidor, em especial, nas áreas de saúde e bem-estar.

Para o especialista em franchising Claudio Tieghi, da Kick Off Consultores, o mercado de produtos e serviços para idosos é recente, porém já de grande importância para a realidade da economia brasileira, acompanhando o fenômeno mundial de envelhecimento das populações. Ele lembra que 50% do consumo global é gerado por pessoas com idade acima de 50 anos e que, no Brasil, os idosos consomem R$ 1 trilhão por ano, o que equivale a 13,7% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2018.

– Produtos e serviços para idosos no franchising se tornaram mais expressivos no Brasil a partir dos anos 2000. Um exemplo claro são as redes de cuidadores e serviços especializados para idosos, considerado segmento já maduro à época nos Estados Unidos e na Europa. Porém, o mercado, assim como o franchising, vem se adaptando na última década aos novos padrões do que considerávamos velhice. Pode-se notar na moda, no entretenimento, em cursos, alimentação, seguros, serviços, entre outros, que o cliente está ficando jovem por mais tempo. É comum observar pais e filhos assumindo o mesmo estilo de vestir, frequentam a mesma academia, consomem produtos de higiene e beleza similares, por exemplo – destaca Tieghi.

@homeangelsbrasil aposta em um modelo de negócio de Cuidadores de Pessoas adaptado às necessidades da população da terceira idade, de pessoas em recuperação cirúrgica, com necessidades especiais e mães-novas. Aproveita a tendência de mercado e com demanda crescente, objetiva atingir um faturamento mensal entre R$ 45.000,00 e R$ 80.000,00 com lucratividade entre 15% e 25%.

O ticket médio dos contratos recorrentes é superior a R$4mil/mês por cliente.

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