Mais de 70 anos de pura inovação

A Bauducco® chegou no Brasil há mais de 70 anos, e há quase quinze cresce pelo canal de franquias com a CASA BAUDUCCO. Uma rede cujo foco principal é o resultado dos franqueados. Omnicanalidade na operação, clusterização na escolha de pontos de venda diferenciados, Carts em comodato e sem custo para incrementar vendas, multipossibilidades para atuação B2B, são algumas das ações que fazem parte do dia a dia da marca que acaba de remodelar o layout das unidades e passou pelo primeiro rebranding desde seu lançamento

A Revista Franquia ouviu com exclusividade, Renata Rouchou, diretora de expansão da CASA BAUDUCCO, rede de cafeteria que mantém faturamento superior ao da categoria para sua rede de franqueados graças a ações cirurgicamente desenhadas para o sucesso. Dessa forma, o crescimento orgânico é natural e a rede tem, hoje, quase 60% dos negócios operados por multifranqueados satisfeitos com seus resultados.

Marca que faz parte do ecossistema da Bauducco® – uma ‘love brand’ presente em quase 100% dos lares brasileiros, entre as mais valiosas do País. O planejamento é ter mais de 500 pontos a médio prazo, distribuídos em multicanais, multilojas e as lojas de estrada, além da rede CASA BAUDUCCO que aposta em um rebranding das lojas e em outras ações que estão movimentando o caixa de seus franqueados. Leia os detalhes na entrevista a seguir.

REVISTA FRANQUIA – Conte um pouco sobre a história da marca  BAUDUCCO® e seu ecossistema no Brasil.

RENATA ROUCHOU – A história da Bauducco® começou há mais de 70 anos quando o fundador, o italiano Carlo Bauducco, chegou ao Brasil trazendo uma receita de família e o sonho de abrir seu próprio negócio. Em 1952, inaugurou sua doceria no bairro do Brás (SP).

Hoje, a marca que é uma ‘love brand’ e se tornou global. Está entre as mais valiosas e tradicionais empresas de alimentos do Brasil, liderando o mercado em diversas categorias como torradas e cookies. É também a maior indústria de wafers e torradas das Américas e a maior produtora de panettones do mundo.

Como nasceu a rede CASA BAUDUCCO e a estratégia do crescimento pelo canal de franquias?

RENATA – A CASA BAUDUCCO iniciou sua operação há mais de 12 anos (2012) pelos segmentos tradicionais de shoppings e lojas de rua. A primeira unidade aberta foi do Shopping Eldorado, na capital paulista. A marca é uma frente Direct to Consumer (D2C) da Bauducco®. A cafeteria nasceu com o objetivo de ser um canal direto com o consumidor da marca-mãe e oferecer experiências e produtos diferenciados e proprietários. A CASA BAUDUCCO traz a essência do berço da companhia, criada no Brás: ambiente acolhedor, cardápio mais artesanal com receitas que disponibilizam ingredientes cuidadosamente selecionados.

Depois de amadurecer o sistema D2C e de abrir algumas unidades próprias, em 2015, a CASA BAUDUCCO entrou para o mercado de franchising com a inauguração da primeira franquia, no Shopping Ibirapuera, também em São Paulo-SP. O franqueado da rede de cafeterias tem como alicerce uma marca forte, de sólida estrutura financeira e administrativa, que oferece o compromisso dos acionistas com o negócio.

Hoje, a empresa tem mais de 170 lojas em 22 estados brasileiros. Atua em diferentes clusters como nas principais redes de shoppings centers, no mercado hospitalar (Rede D’Or, Albert Einstein e Amil), no setor corporativo (Itaú, Banco do Brasil, Safra e Bradesco) e em importantes aeroportos (Guarulhos, em SP, Brasília, no DF, e Confins, em MG). Essa diversificação de segmentos de mercado faz com que a CASA BAUDUCCO tenha vários pontos de contatos com o consumidor, trazendo saudabilidade para o negócio.

A rede de franquias vem crescendo sua atuação nos clusters de saúde e corporativo. Desenvolvemos soluções específicas para esses segmentos com cardápio de refeições executivas e várias opções de desjejum. Temos mais de 20 unidades em hospitais, tendo triplicado o número nos últimos três anos. Também são quase 20 pontos em edifícios corporativos. Continuamos crescendo em shoppings, mas desenvolvemos a possibilidade desses novos clusters para nossos franqueados atuarem.

A Casa Bauducco está em forte expansão e possui como objetivo geográfico estar em todas as capitais do país e nas segundas maiores de cada estado. Faltam cinco capitais: Boa Vista (RR), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Maceió (AL) e Palmas (TO). E, atualmente, buscamos um multifranqueado em Belo Horizonte (MG).

Vamos chegar em 500 unidades a médio prazo. Essa meta máxima de número de unidades acontece porque a rede faz um trabalho estratégico para o franqueado, sempre mantendo um padrão ouro operacional e cultural. O intuito é não ter competitividade de público entre os nossos clientes, sem risco de canibalização. Este ano, a expectativa é chegar em 200 pontos.

Temos um excelente relacionamento com os franqueados no seu histórico, com diálogo aberto e próximo, uma relação recíproca de confiança. Muitos parceiros possuem mais de um ponto. O propósito é alcançar uma média de três operações por empreendedor. Queremos desenvolver todos os franqueados em multilojas, para se beneficiarem da escalabilidade do negócio. Com quase 98 franqueados para as quase 200 lojas, nosso objetivo é chegar em 500 unidades e ter de 120 a 140 franqueados.

Depois de 12 anos da operação, esta é a primeira vez que a marca passa por um REBRANDING. Fale um pouco sobre.

RENATA – Em março deste ano, lançamos o rebranding da marca apresentando novo posicionamento, identidade visual e modelo arquitetônico. É a primeira vez em 12 anos que a rede de franquias realiza uma repaginação. Com a virada de marca, a rede de franquias trouxe aquilo que é intrínseco ao ecossistema da Bauducco®: cultura italiana e contemporaneidade. A nova cara da CASA BAUDUCCO entrega uma jornada genuína, ainda mais potente e pulsante, ocupando um espaço de muito valor na memória afetiva dos consumidores. O rebranding traz um ambiente ainda mais aconchegante, próximo e convidativo e tem o objetivo de abrir as portas e convidar o público para entrar e experimentar o frescor e o calor de uma verdadeira experiência de um sentimento chamado casa, conceito inerente à companhia.

O novo logotipo apresenta design exclusivo inspirado nas típicas cafeterias da Itália. O icônico ‘B’ e o layout interior das lojas ganharam arcos como elementos gráficos que se assemelham à portais arquitetônicos italianos, mas também podem representar o contorno do carro-chefe da companhia, o panettone. A CASA BAUDUCCO é a única marca que oferece fatias quentes de panettones doces e salgadas durante o ano todo.

A primeira unidade que recebeu o rebranding foi do Shopping Eldorado (SP), que é uma operação própria da companhia. Essa virada de marca em um ponto particular se torna uma vitrine de segurança para os franqueados. A empresa tem cerca de 10 lojas próprias em diferentes clusters que funcionam como laboratório de produtos, consumo e campanhas. 

Além desta unidade, a virada de marca já pode ser vista nas novas lojas inauguradas do prédio corporativo E-business Park, em São Paulo, e Golden Square Shopping, em São Bernardo do Campo. Abriremos mais 30 novas operações com esse novo projeto arquitetônico e reformaremos mais 50 pontos do atual portfólio. A unidade do terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos (SP) e do Shopping Higienópolis (SP) serão as próximas a reformar. Em um ano, metade da marca já estará de cara nova.

O investimento previsto para todo o projeto de repaginação é de R$ 37,5 milhões. O rebranding também traz incremento de vendas entre 20% e 25% para as lojas.

Pelo olhar de um novo investidor, quais os diferenciais da rede, e por que investir no segmento ALIMENTAÇÃO/ CAFETERIA é um bom negócio?

RENATA – A rede de franquias CASA BAUDUCCO fechou o primeiro trimestre de 2024 aquecido, com alta acima do setor, registrando o crescimento de 30,5% no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado. A empresa também teve expansão de 21,8% no fluxo de loja e 7% no ticket médio. O mercado de franquias está no seu melhor momento acumulando um aumento de 19,1% em volume de vendas, na comparação de janeiro a março de 2023, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Esse foi o maior crescimento trimestral desde que o estudo começou a ser realizado, em março de 2014. Um dos maiores índices foi de Alimento – Food Service, com alta de 26,6%.

A Casa Bauducco está em crescimento porque se mantém atualizada e realiza um trabalho estratégico que engloba um plano de expansão criterioso e sustentável, atuação em diferentes clusters e repaginação da marca. Além disso, incentivamos o aumento de faturamento de nossos franqueados. Temos múltiplos canais de vendas como o digital, B2B, QR Code de Natal e feiras sazonais. Buscamos sempre inovar e desenvolver modelos de negócios distintos disponibilizando opções de loja física, quiosque, cart e tuk tuk aos empreendedores. A marca oferece cart sem cobrar o ativo, um movimento inédito no mercado de franchising. O intuito é incentivar os franqueados a crescer internamente com novos pontos ou formatos de negócios.

Somos uma marca sólida que proporciona segurança e suporte desde a adesão até a execução do dia a dia. Fazemos toda negociação do imóvel, entregamos layout aprovado, damos treinamento presencial, de reciclagem e e-learning. Oferecemos um corpo de supervisores de implementação, inauguração e atendimento, que acompanha e proporciona auxílio o ano todo, tanto na parte de alimentação e qualidade quanto em operacional. Fazemos até a renegociação do contrato com o locatário, já que nossos especialistas operam no varejo há muitos anos e têm essa proximidade com os operadores locais.

Quase 60% da rede, hoje, é operada por multifranqueados. Como a rede se preparou para lidar com este perfil de investidor?

RENATA – A rede tem 60% na mão dos franqueados multilojas. Nosso objetivo é que eles possam crescer conosco, divulgar nossa cultura e receber nossos clientes em nossa CASA BAUDUCCO.

Qual o perfil ideal do franqueado que a rede procura?

RENATA – Procuramos multifranqueados de qualquer setor, inclusive alimentício, que tenham espírito empreendedor, habilidades interpessoais e, principalmente, comprometimento com a cultura organizacional da marca. Que estejam dispostos em oferecer uma experiência única ao consumidor.

Qual o valor de investimento na operação e os modelos de negócio disponíveis?

RENATA – Quando a CASA BAUDUCCO iniciou, já buscou oferecer um serviço diferenciado aos franqueados. Hoje, a quase totalidade dos pontos comerciais e a negociação já é da franqueadora e só depois da escolha desse local que o franqueado assina contrato e paga a taxa de franquia.

Temos lojas físicas e quiosques. Os franqueados podem ter Tuk tuk e utilizar o Cart quando quiser, sem custo adicional. O investimento inicial é de R$ 450 mil, com taxa de franquia de R$ 60 mil inclusa nesse valor.

O faturamento médio anual de uma loja é de R$ 1,6 milhão, com lucratividade de 10% a 15% e payback de 36 meses.

www.casabauducco.com.br

@casabauducco