Livro apresenta a experiência de líderes brasileiros na condução de negócios digitais
21 dos mais influentes líderes do mercado digital brasileiro desvendam a complexidade desse setor
Para buscar explicações a questionamentos, até então sem respostas evidentes, sobre como é ser líder dos negócios digitais brasileiros e como as organizações devem ser conduzidas em meio a tantas indeterminações existenciais e operacionais, Gabriel Lima, CEO da Enext – empresa do grupo WPP focada em soluções para negócios digitais – entrevistou 21 dos mais influentes líderes do mercado digital brasileiro. Dialogando com os desafios enfrentados pela pandemia do Covid-19, eles abordam a transformação digital nas organizações, a gestão do trabalho remoto e a implantação do comércio eletrônico no livro Líderes Digitais, um ensaio sobre como gerir negócios digitais na visão de 21 líderes brasileiros.
Temas como a condução da transformação digital nas organizações, os paradigmas do home office e como gerir uma equipe remota, bem como a relevância que o comércio eletrônico vem ganhando nos últimos tempos, são aspectos amplamente abordados no livro e que dialogam com os desafios enfrentados pelas empresas diante das mudanças impostas pela pandemia do Covid-19.
Clique aqui para acessar a degustação do livro
Líderes digitais contam como fazem a gestão de seus negócios
Por meio de dez perguntas formuladas com base em hipóteses vivenciadas no mercado, nomes como Marcio Kumruian (CEO e Fundador da Netshoes), Paula Paschoal (Diretora Geral do PayPal Brasil), Tiê Lima (Fundador do Enjoei) e Flávio Jansen (Co-fundador do Submarino) contam como fazem a gestão de seus negócios e como desenvolvem a performance em suas organizações em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo.
Ao revelar a experiência de quem faz esse setor acontecer, o livro é uma oportunidade para quem quer se juntar aos negócios digitais ou para aqueles que já trabalham na área e planejam a evolução de suas carreiras, pois para assumir uma posição de liderança em uma empresa de negócios digitais é preciso desenvolver uma série de características que vão além da capacidade de conquistar cargos nas corporações. Na atual configuração de mundo, em que a distinção entre on-line e off-line desaparece, é preciso desenvolver adequadas competências técnicas e emocionais para saber como colocá-las em prática.
Ao longo de 352 páginas, os entrevistados falam sobre as suas experiências e desafios, quais características foram necessárias para levar o negócio cada vez mais adiante e como fizeram para desenvolver as habilidades necessárias para compor um profissional completo e pronto para assumir os inúmeros desafios da área: “Questões como habilidade para transmitir o conhecimento, capacidade de comunicação e formar redes de relacionamento, por exemplo, são essenciais para um líder conseguir passar confiança e motivar a sua equipe na busca pelo resultado esperado ao mesmo tempo em que consegue buscar os parceiros certos para alcançar os seus objetivos”, avalia Gabriel. “Uma coisa é certa, a especialização constante dos líderes dentro do ambiente digital é fundamental para a boa condução do negócio”, conclui.