Liderança global no mercado de colchões

GRUPO PIKOLIN

O Grupo Pikolin, líder mundial no segmento de produtos para descanso, está concentrando esforços para expandir sua presença no Brasil.

Com sede em Zaragoza, Espanha, e uma significativa presença na França, o Grupo está determinado a dobrar suas operações no mercado brasileiro. Recentemente, investiu R$100 milhões em sua infraestrutura local, visando ampliar seu parque fabril e fortalecer sua rede de franquias, com oportunidades acessíveis a partir de R$50 mil de investimento inicial. A previsão é que novos franqueados possam alcançar faturamentos de até R$1 milhão ao ano, enquanto investimentos mais robustos têm potencial para retornos ainda maiores.

Em entrevista exclusiva à Revista Franquia & Global Opportunities, a equipe do Grupo Pikolin no Brasil detalhou sua estratégia ambiciosa. Com a aquisição da Sleep House, a maior rede multimarcas de colchões da América Latina, o Grupo Pikolin almeja consolidar-se ainda mais no varejo nacional e estabelecer uma base sólida para futuras expansões. Reconhecido por sua excelência em inovação, qualidade e competitividade, o Grupo opera mundialmente com 13 marcas e possui mais de 100 patentes, atendendo não apenas ao varejo, mas também aos setores hoteleiro e hospitalar. Com mais de 500 lojas distribuídas pela Europa, América e Ásia, e uma estrutura composta por sete plantas na Europa e duas no Sudeste Asiático, emprega mais de 3 mil colaboradores globalmente.
REVISTAFRANQUIA – Por que o Grupo Pikolin optou por investir no Brasil?

Grupo Pikolin – A chegada da Pikolin ao Brasil representa um marco estratégico, aproveitando o maior mercado de colchões da América Latina para impulsionar suas operações globais. Com uma vasta experiência e um profundo conhecimento do comportamento do consumidor, consolidado através de suas 80 lojas, a Sleep House continua a desempenhar um papel crucial no sucesso do Grupo Pikolin no Brasil.

Como estão as oportunidades no segmento de colchões hoje?

São mais de 35 milhões de unidades, somente de colchões, vendidas anualmente no Brasil. Segundo especialistas, principalmente depois da pandemia, o mercado de colchões evoluiu conforme a demanda do comportamento dos clientes. Aquele consumidor que usava o mesmo colchão por 20 anos, passou a valorizar mais suas necessidades e as do seu corpo. A experiência do consumidor nas lojas do ramo mudou também. Quanto mais tecnologia e a oferta de produtos diferenciados, mais a jornada do cliente fica prazerosa.

Dessa forma, a evolução dos negócios foi acelerada. O setor de construção civil está aquecido. A recorrência acontece através da indicação de nossos clientes, muitas pessoas que vão morar sozinhas, casamentos, divórcios. Vale a pena investir nesse segmento porque os valores são atrativos, a operação é simples, além de resultados lucrativos.

Quais os diferenciais das operações Sleep House? Falem um pouco sobre o DNA da marca.

Sleep House utiliza muita tecnologia. A busca pela diferenciação, inovação e qualidade dos produtos é constante. Nossos mestres colchoeiros estão sempre antenados com o que tem de mais moderno fora do País. Nossas lojas se diferenciam por uma arquitetura moderna. Hoje, as lojas tem uma mesa interativa, com um configurador de conforto, medido de acordo com a necessidade do cliente, tudo pensado para oferecer uma experiência diferenciada. Nas unidades modelo Standard da Sleep House, por exemplo, toda aloja está embarcada de tecnologia e cada colchão tem um tablet, com as especificações sobre o produto, além do ‘sleep café’.

 A gestão do negócio é outro diferencial importante – nenhum investimento em estoque – estoque zero, durante todo o período do contrato, modelo multimarcas internacionais (americana e europeias),investimento inicial competitivo, operação simplificada, mark up atrativo. Benefícios para o franqueado performar.

No Brasil, atuamos com as marcas Tempur, Dedicace, Stearn&Foster, Pikolin, PikolinContract e American Sle­ep. São marcas reconhecidas mundialmente do segmento premium, com padrões elevados de luxo e conforto do mercado europeu. Além de usarem tecnologia com certificação única pela NASA. Esses são produtos exclusivos do Grupo. Já aqui no Brasil, criamos o primeiro colchão do jovem independente, vendido exclusivamente pelas franquias Sleep House, o American Sleep, sucesso em nossa rede.

Quais os modelos de negócio Sleep House e quem é o franqueado ideal, que a rede procura?

Temos dois modelos de negócio – a unidade Express com um investimento máximo de R$50 mil. E os modelos Standard, cujo investimento inicial é a partir de R$200 mil (referência loja C, 100 m2).

Para o modelo Express o franqueado é operador, deve conhecer e gostar muito da área de vendas. Para os modelos tradicionais, Standard, o perfil ideal é de gestor. Não é necessário ter conhecimento inicial na área de colchões. A Sleep House concede suporte total à sua rede de franquias, desde o apoio para decidir o melhor ponto comercial, passando por implantação (acompanhar projeto de arquitetura e obras, documentação), treinamento completo sobre (matéria prima, tecnologia, produtos, vendas), inauguração de loja, consultoria de campo com profissionais experientes do mercado colchoeiro e marketing.

Quais as metas de crescimento da rede para os próximos anos?

A rede Sleep House tem crescido ano a ano. Temos um mercado inexplorado que permite dobrar a rede ainda neste ano. Neste número, não está contemplado o nosso modelo de negócio Express, de investimento máximo de R$ 50 mil, o que potencializa ainda mais nossa expansão. Além disso, temos franqueados satisfeitos com seus resultados, então, o crescimento orgânico, dentro da própria base de lojas já está previsto com o aumento do número de nossos multifranqueados.

A presença da marca no varejo vai escalonar baseada em nossa rede de franquias e deve superar a meta de chegar em200 unidades em três anos e 2 mil unidades a longo prazo. O objetivo é expandir a partir de São Paulo, onde o grupo mantém um Centro de distribuição, seguir em direção ao interior paulista e ao Rio de Janeiro. Além do Centro-Oeste e o Nordeste que estão na rota de crescimento da rede.

O que os franqueados falam da SLEEPHOUSE

“Ser um franqueado da SleepHouse Colchões é uma oportunidade excepcional. A marca oferece suporte completo, desde o treinamento inicial até o suporte contínuo, garantindo sucesso e crescimento do negócio. Além disso, a qualidade dos produtos e a credibilidade da marca proporcionam satisfação aos clientes, fortalecendo ainda mais a relação com a franquia. Ser parte da equipe Sleep House é sinônimo de excelência e prosperidade no mercado de colchões.”

Luiz Carlos Sens e MarinaGrandino Sobral Novaes – Primeiro franqueado SLEEP HOUSE

Maior Multifranqueado da rede com 9 lojas

“Na Sleep House encontramos uma empresa sólida e estruturada, com expertise acumulada ao longo de anos no mercado internacional e nacional. Através desta parceria, temos a oportunidade de ressignificar a qualidade do sono, introduzindo um conceito fundamentado em tecnologia avançada relacionada ao descanso. A Pikolin é uma marca que já utilizávamos durante os 18 anos em que vivemos na Europa. Marca de grande prestígio no mercado europeu. Quando surgiu a oportunidade de trabalharmos com ela, já sabíamos da sua qualidade e estrutura excepcionais.”

Dinomá Keller – Franqueada SLEEPHOUSE Ponta Porã e Dourados

Confira a matéria na EDIÇÃO 108 da REVISTA FRANQUIA