Estudo da ABF faz retrato das 50 Maiores Redes de Franquia por Unidades no Brasil e traz novo líder
- Rede Cacau Show chega ao 1º lugar da lista pela primeiravez, com variação positiva de mais de 30% no número de operações, seguida de O Boticário
- Para analisar mais de perto o movimento das franquias debaixo investimento, entidade traz ranking com as Top 10 Microfranquias porunidades
- 20 redes compõem o seleto grupo das marcas com mais de1.000 franquias e 14 ingressaram no estudo deste ano (50 Maiores e 10 Microfranquias)
O Ranking das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil por Unidade realizado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising aponta movimentações importantes e como as redes mantiveram sua expansão em um ano de forte recuperação do setor. O levantamento deste ano traz uma novidade: a rede Cacau Show (Alimentação) alcançou o primeiro lugar da lista pela primeira vez desde que a pesquisa é realizada, com 3.763 operações no ano passado contra 2.827 no período anterior, uma variação positiva de 33,1%, a maior entre as Top 10 do ranking das 50 Maiores Franquias. Mantendo um acelerado ritmo de expansão e adotando novas estratégias, como um modelo de negócio de menor investimento, a fabricante de chocolates já vinha em trajetória de crescimento nos últimos levantamentos. O Boticário (Saúde, Beleza e Bem-Estar) vem em segundo lugar, com 3.687 unidades ante 3.652 no período pesquisado e variação de 1%. Já o McDonald’s (Alimentação – Food Service) se manteve na terceira posição, somando 2.595 franquias no ano passado contra 2.585 em 2021 e 0,4% de variação.
A lista dasTop 10do ranking das 50 Maiores é completada pelas redes Colchões Ortobom (Casa e Construção), que subiu do quinto para o quarto lugar, de 2.078 para 2.373 operações, cuja variação, de 14,2%, foi a terceira maior entre as Top 10. Na quinta posição está a Odontocompany (Saúde, Beleza e Bem-Estar), que avançou do 12º lugar, de 1.631 para 1.998 unidades, e registrou a segunda maior variação positiva no seleto grupo das 10 maiores, 22,5%. Em seguida figura a Subway (Alimentação – Food Service), que subiu do sétimo para o sexto lugar e somou 1.861 operações. A sétima posição é ocupada pela AM/PM (Alimentação – Comércio e Distribuição), que totalizou 1.774 unidades. A Seguralta – Bolsa de Seguros (Serviços e Outros Negócios) ocupa o 8º lugar, tendo subido uma posição, com 1.755 operações. A rede Lubrax+ (Serviços Automotivos) também subiu uma colocação, figurando em 9º, com 1.711 unidades. E a Óticas Carol (Saúde, Beleza e Bem-Estar) completa as Top 10, tendo avançado do 14º lugar, com 1.460 franquias.
O predomínio entre as Top 10, portanto, se manteve dentre as marcas do segmento de Alimentação, igualmente com quatro delas, como no levantamento do ano passado. A seguir figuram as de Saúde, Beleza e Bem-Estar (três), e uma representante dos segmentos de Casa e Construção, Serviços e Outros Negócios, e Serviços Automotivos.
De acordo com o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, “o estudo das 50 Maiores deste ano traz muitas movimentações importantes, começando com o novo líder. Embora tenha crescido a participação de redes de Alimentação, vemos uma variedade de segmentos e nichos compondo o grupo e crescendo de forma acelerada. Por fim, entendemos que a implantação de novos modelos de negócio para atender as peculiaridades de um mercado tão diverso como o brasileiro tem crescido dentro dos planos de expansão das redes”.
O levantamento da ABF envolve exclusivamente marcas associadas, é feito a partir do banco de dados da entidade e baseado nas informações inseridas pelas próprias redes. O sistema audita eletronicamente essas informações por meio de regras e salvaguardas específicas no processo de inserção dos dados. A exemplo do que ocorreu em 2022, o ranking deste ano envolve 52 marcas em virtude do empate em duas posições (na 30ª e na 46ª). O levantamento revelou também que do total de 52 redes, 16 contam com 1.000 ou mais unidades, somando juntas 50.921 operações ante 48.040 na edição anterior, um crescimento de 6%. Para observar mais de perto o segmento de microfranquias – que vem crescendo de forma acelerada nos últimos anos – e as características de seu modelo de negócios, a ABF optou por retomar o Ranking das 10 Maiores Microfranquias por Unidades de forma separada, conforme será exposto mais à frente. De acordo com a ABF, são classificados como Microfranquias os modelos de negócio com investimento inicial até R$ 105 mil.
Destaques entre a 11ª à 50ª posição e ingresso de marcas
O recorte da 11ª posição à 20ª começa com o Burger King Brasil (Alimentação – Food Service), com 1.255 operações, tendo avançado quatro posições. Neste grupo, todas as redes aumentaram seu número de operações, com destaque para o Bob’s (Alimentação – Food Service), com 997 operações e que subiu seis colocações, apresentando a maior variação positiva nesse recorte (2,0%). Outro destaque foi a Chilli Beans (Moda), que também subiu seis posições, com 966 operações.
No intervalo da 21ª posição à 30ª, destacaram-se as redes Nutrimais (Alimentação – Comércio e Distribuição), na 28ª posição, com 658 operações e variação de 14,4%, e a Localiza (Serviços e Outros Negócios), em 30º lugar e variação de 11,3%.
Da 31ª à 40ª posição, as redes que apresentaram maior expansão foram: Casa do Construtor (Casa e Construção), que voltou ao ranking este ano, avançando do 56º para o 35º lugar, de 398 para 528 unidades, e apresentou a maior variação positiva neste bloco, de 32,7%; a estreante Lupo (Moda) com variação positiva de 29,6%, a segunda maior, saltando da 55ª para a 37ª posição, de 398 para 516 unidades; o Mercadão dos Óculos (Saúde, Beleza e Bem-Estar), com 610 franquias (30º lugar) e variação de 20,8%; a Kopenhagen (Alimentação – Comércio e Distribuição), que subiu do 45º para o 38º lugar, de 446 para 512 operações (variação de 14,8%); a Havaianas (Moda), que saltou da 44ª para a 32ª colocação, ampliando seu número de franquias de 490 para 562 (+14,7%), e a rede Oral Sin Implantes (Saúde, Beleza e Bem-Estar), que estreia no ranking, subindo do 60º para o 40º lugar, de 364 para 453 operações e com a terceira maior variação deste grupo (24,5%).
Já no último bloco (41ª à 50ª posição) está o maior número de marcas ingressantes no ranking e também as maiores variações positivas. O Empório Mineiro Cheirin Bão (Alimentação – Food Service), outro estreante, saltou da 98ª para a 45ª posição, passando de 230 para 414 operações, e registrou a segunda maior variação de todo o ranking: 80%. Já a rede Mais 1 Café (Alimentação – Comércio e Distribuição), estreante que avançou do 119º para o 48º lugar, foi a recordista em expansão em todo o ranking, com um índice de 108,5% e um salto de 189 para 394 unidades. Completam as ingressantes deste ano as redes Clube Melissa (Moda) do 57º para o 46º lugar empatada com a Microlins (Educação); Chocolates Brasil Cacau (Alimentação – Comércio e Distribuição), do 58º para o 47º; Giraffas (Alimentação – Food Service), do 62º para o 49º, e Hinode (Saúde, Beleza e Bem-Estar), do 59º para o 50º lugar.
Outro ponto de destaque do estudo é o fato de que dentre as marcas participantes, há várias com capital aberto, a exemplo de Arezzo, Burger King Brasil, CVC Brasil, Espaçolaser, Hering Store, Localiza, Lubrax+ e McDonald’s. “Trata-se de uma presença expressiva que mostra o potencial do setor e aponta mais um caminho de acesso a capital e de desenvolvimento para as franquias, além de ser também um sinal do interesse por parte dos investidores por ativos com este perfil”, observa o presidente da ABF.
Segmentos, formatos e tempo como franqueadora
Neste ano, o retrato das 50 Maiores traz uma predominância de Alimentação (Food Service e Comércio e Distribuição) com 36% de participação, seguido de Serviços Automotivos (15%) e Saúde, Beleza e Bem-Estar (13%). O formato loja predomina com 92%; 75% das marcas têm mais de 10 anos como franqueadora; 88% são sediadas no Sudeste e 44 são brasileiras.
10 Maiores Microfranquias por Número de Unidades
Para continuar aprimorando seu monitoramento do mercado de franquias brasileiro, a ABF optou este ano por retomar a sua lista separada de maiores microfranquias. Isso foi feito para acompanhar mais de perto o expressivo crescimento deste segmento e as características de suas operações.
O estudo das Top 10 Microfranquias no Brasil 2022 traz a rede Gazin Semijoias (Moda) na liderança do ranking e que teve variação positiva de 51%, saltando de 2.083 para 3.138 operações. Em segundo lugar, a Prudential (Serviços e Outros Negócios), passou de 1.646 operações para 1.907, com variação de 16%, e a rede Kumon (Educação) vem logo a seguir, em terceiro lugar, com 1.550 unidades.
Seguindo a lista, temos a Market4U (4º, estreando), a Acqio (5º) e a Credfácil (6º, também pela primeira vez), todas do segmento de Serviços e Outros Negócios. A marca CEOPAG (Serviços e Outros Negócios) voltou ao ranking no 7º lugar, com 83% de variação. Na 8ª posição está a rede +Ágil (Serviços e Outros Negócios), que manteve seu volume de operações estável. Outra estreante, a Touti (Saúde, Beleza e Bem-Estar), em 9º lugar, apresentou variação positiva de 84%. Fechando a lista está a Clube Turismo, com 535 unidades.
As marcas integrantes do ranking de microfranquias somam 10.993 operaçõesversus 7.367 em 2021, o que representa um expressivo crescimento de 49%. Nestegrupo, predominam redes de Serviços e Outros Negócios (58%), operações do tipoOutros Formatos (home based, virtuais etc.), 72%, e redes mais jovens (50% até6 anos). Em relação à sede, há um relativo equilíbrio entre Sudeste (40%), Sul(40%) e Nordeste (20%). Nove são brasileiras e uma tem origem no Japão (Kumon).Além disso, quatro têm mais de mil unidades.