ENERGIA RENOVÁVEL – SEGMENTO EM ALTA É TENDÊNCIA EM FRANQUIAS

A Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério da Economia, adicionou à lista dos chamados produtos “ex-tarifários” uma dezena de módulos fotovoltaicos para energia solar, além de inversores e outros acessórios.

A medida impacta um conjunto de mais de 100 equipamentos fotovoltaicos e a isenção do imposto de importação reduz a tributação entre 12% e 14%. O prazo de vigência da nova medida é de agosto de 2020 até o final de 2021.A decisão do governo federal de incluir esses equipamentos de energia solar na lista de bens de capital cujos impostos de importação estão zerados é um avanço para o desenvolvimento do País e deve baratear os custos dos sistemas fotovoltaicos para o consumidor brasileiro.


Em 2019, o crescimento passou de 212%, sendo instalados mais de 110 mil sistemas fotovoltaicos em todo o país.
Segundo Laércio Moreira, franqueador da rede Mais Sol for ALL, as vantagens do negócio de energia renovável, é a economia imediata; valorização imobiliária e instalação rápida. E o baixo custo de manutenção, além do apelo sustentável que a energia solar tem.

“Um outro diferencial importante que reforçamos para nossos futuros franqueados é o trabalho forte que temos de fazer junto ao mercado, ensinando e mostrando ao cliente final a diferença entre os vários fornecedores e equipamentos disponíveis. E, a aplicação de um projeto eficaz, sem desperdícios. A falta de informação especializada e correta pode ser um gargalo na instalação dessa fonte energética, e consequentemente na confiança que o público vai criando. Além de estarmos falando de um material que tem de ter uma vida útil de, no mínimo, 25 anos. Por isso é necessário saber com quem e como aplica-lo”.


A Mais Sol Energias Renováveis tem como missão, entregar soluções econômicas de geração de energia sustentável, através de sistemas solares fotovoltaicos, contribuindo assim para a preservação do planeta. Está iniciando sua expansão pelo canal de franquias, abrindo oportunidades para que novos investidores possam ingressar no mercado de energia solar.

O mercado ainda é grande para ser explorado e considerado uma tendência no mercado, porque, mesmo com a alta que vem apontando nos últimos anos, o modelo fotovoltaico corresponde a apenas 1,8% da matriz energética do país. O alto custo para o consumidor era um entrave, mas através da facilitação nos financiamentos para a implantação do modelo, linhas de crédito voltadas para esse segmento isso tem mudado e possibilitado a democratização dessa opção. E, também a possibilidade de que novos empreendedores, através do franchising possam levar esse serviço a mais consumidores, vem aquecendo o mercado e levando a solução para mais localidades.