Dúvidas de quem quer comprar uma franquia ou franquear o seu negócio

A Revista Franquia & Global Opportunities tem a honra de transcrever trechos do livro ‘Franchising em 101 perguntas do especialista Rogério Gama. Aproveite a leitura, que é só uma pequena mostra dessa obra imperdível para quem tem interesse no mercado

Pronto para franquear?

‘Tenho um negócio que está indo muito bem. Estou pensando em franquear. Será que estou preparado para isso?’

‘Para ser sincero, preciso confessar que forcei um pouco a barra para incluir esta pergunta entre as 101 deste livro. Infelizmente, raros são os empresários que se questionam sobre isso. Pensam que basta ter um negócio com uma ou duas operações bem-sucedidas, para acharem que estão prontos para franquear. ENGANAM-SE. Sem um diagnóstico e planejamento adequados acabam comprometendo sua imagem no mercado e até colocando em risco o próprio negócio. Certamente, não é por acaso, que muitos bons negócios começam a franquear e não decolam. Antes que se possa falar em franquear, o negócio precisa passar por uma avaliação, para a qual algumas perguntas preliminares precisamser respondidas:

• O conceito do negócio É FRANQUEÁVEL? Isto é: ele pode ser replicado com sucesso por uma pessoa comum, sem depender do carisma do fundador? A demanda para o negócio é suficientemente ampla, pelo menos, em âmbito nacional?

• Os processos que envolvem a operação do negócio já estão organizados em MANUAIS DE PROCEDIMENTOS?

• A empresa dispõe do CAPITAL necessário para desenvolvimento e implantação do sistema de franchising, envolvendo contratação de consultorias técnica e jurídica? O capital necessário pode variar muito em função da consultoria a ser contratada. Uma opção que merece ser considerada é o Sebrae, que também presta serviço nessa área.

• O empreendedor está consciente de que precisará dispor de capital para criar e manter uma estrutura adequada de suporte ao franqueado, mesmo enquanto alcança o número mínimo de franquias necessárias para atingir o ponto de equilíbrio? Contar apenas com a captação de recursos provenientes de taxa de franquia e royalties dos franqueados é o caminho mais rápido para colocar todo o projeto, inclusive o próprio negócio, em grande risco.

• O DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício – e demais indicadores financeiros demonstram que mesmo o franqueado pagando Royalties e taxa de publicidade ao franqueador é pertinente supor que ele poderá ter lucro, coma franquia, maior do que seria possível numa operação independente?

• O negócio tem sua marca, cujo uso será objeto do contrato de franquia, devidamente registrada, ou, pelo menos, solicitada aos órgãos competentes?

Se as respostas às seis perguntas fores SIM, parabéns! Seu negócio está pronto para começar a desenvolver um sistema de franchising. Se a resposta a qualquer uma dela for NÃO, faça uma pausa, prepare-se melhor , porque disso dependerá o seu sucesso e também o dos franqueados.