AS 50 MAIORES MARCAS DE FRANQUIAS NO BRASIL

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) lança a 2ª Edição do estudo sobre as 50 Maiores Marcas de Franquias no Brasil por unidades. Com mais de 1.100 associados (franqueadores, franqueados, fornecedores e consultores), a análise foi baseada especificamente nas marcas associadas. 
“Nesta segunda edição, podemos acompanhar o desenvolvimento das maiores redes de franquias no Brasil. Temos exemplos de redes que, inclusive, abriram mais de 100 unidades neste ano. Podemos ver também o fortalecimento de alguns segmentos ligados ao consumo como é o caso de Alimentação, Saúde, Beleza e Bem-Estar e Moda”, afirma o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior. 

A rede O Boticário manteve a liderança com 3.762 unidades, o segundo lugar ficou com a rede AM PM Mini Market, com 2.415 pontos de operação; a Cacau Show manteve a terceira colocação, totalizando 2.081 unidades. Entre as 10 maiores, destaque também para as redes Jet Oil, Lubrax+ e BR Mania que subiram posições em relação a 2016, com expansões expressivas em número de unidades. Levando em consideração a relação completa, as redes que apresentaram maior variação de posição foram a Acqio (ascensão de 15 posições), Dia% (9), Seguralta (7), 5àsec (7), Piticas (7), Óticas Carol (6) e Instituto Embelleze (6). Ingressaram nos grupo das 50 Maiores, as redes Casa de Bolos, SPA das Sobrancelhas e Não+Pêlo. 

Em termos de segmento de atuação, o perfil das 50 Maiores é semelhante ao da edição anterior do estudo, com predominância de Alimentação (34%) e Serviços Educacionais (18%), mas, em 2017, houve o crescimento da participação do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar (de 12% para 16%). “Este segmento vem apresentando desempenhos consistentes nos últimos trimestres e se mostrou aqui presente também, tanto com a manutenção da liderança do Boticário, quanto pelo ingresso de duas novas redes deste segmento no grupo das maiores”, explica o presidente da ABF.

Outro movimento detectado pelo estudo deste ano foi o crescimento de participação de pontos de venda alternativos (quiosques, trucks, contêineres, store in store, home-based, etc.) que passou de 6% para 9% – as lojas físicas predominam com 91%. A expansão de redes com grande atuação home-based, como a Acqio e a Seguralta, e quiosques, como a Piticas, também indicam este movimento. As 50 Maiores mostraram maior distribuição geográfica em relação ao mercado de franquias.

O estudo apontou que 66% das franqueadoras listadas têm mais de dez anos de atuação no mercado:

Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria das marcas que figuram na lista da ABF (72%) possui o Selo de Excelência em Franchising (SEF) e 56% delas conquistaram a chancela mais de dez vezes. Referência para o mercado, o SEF é a importante chancela do setor no Brasil e é conferido às redes pela ABF a partir de uma pesquisa específica feita diretamente com os franqueados.

Confira a lista das 50 maiores redes de franquias em operação no Brasil por número de unidades:

MARCASEGMENTOUNIDADES
O BOTICÁRIOSaúde, Beleza e Bem-Estar2415
AM PM MINI MARKETAlimentação2415
CACAU SHOWAlimentação2081
MCDONALD´SAlimentação2009

Fonte: Associados ABF