2021 será o ano para investir em marketing digital. Sua empresa está preparada para isso?
O início de 2021 tem trazido promessas de grandes oportunidades dentro do contexto online e para aproveitar cada uma delas, você precisa investir em marketing digital e contar com a parceria de um especialista no setor.
Depois de um período cheio de incertezas e reformatação do cotidiano por conta da pandemia causada pela COVID-19, falar de tendências de mercado pode soar estranho, principalmente para quem está focado na recuperação do seu negócio.
No entanto, é inegável que o mercado passou por uma série de aprendizados e um deles está relacionado à necessidade de investir em marketing digital. Todos devemos concordar que a internet, não só resolveu, como evitou problemas ainda maiores.
Não é à toa que o cenário de crise impulsionou o surgimento de novas tecnologias e acelerou um processo de digitalização de processos que já vinha caminhando lentamente. Diante disso, uma coisa é certa: o mundo não será mais o mesmo.
Ao que tudo indica, 2021 será responsável por fazer parte da nova era do marketing digital. As mudanças em estratégias, ferramentas, alocação de recursos e mensuração de resultados pedem um novo comportamento de empresas.
Se você quer estar por dentro do que virá pela frente, leia as informações a seguir. Descubra de que forma esse segmento tem se transformado e entenda por que aderir a ele fará toda diferença na hora de posicionar sua marca.
Pilares do marketing digital em 2021
Investir em marketing digital implica em se valer de uma série de estratégias de comunicação que otimizam a performance e gestão de conteúdo. Esses elementos estão relacionados com gestão de canais, busca orgânica, display, entre outros cenários.
É por isso que o marketing digital tem como premissa a nulidade de barreiras e, portanto, atua em diferentes canais. Seus pilares, que se reinventam a cada mudança de comportamento na internet, são os seguintes:
SEO: O termo inglês Search Engine Optimization diz respeito à estratégia de posicionamento de sites nos principais mecanismos de busca. Basicamente, ele é usado para gerar reputação para marca e aumentar o alcance orgânico de conteúdos.
Links Patrocinados: São anúncios que aparecem nos resultados de busca do Google. Direcionados para usuários que desejam comprar determinado produto ou serviço, eles se bem aplicados, eles geram resultados com custos mensuráveis.
Mídias sociais: Além de ser a rede social mais usada no Brasil, o Facebook é um dos pilares do marketing digital pelo fato de oferecer à empresa uma versão personalizada para negócios.
Conteúdo: É uma das ferramentas mais poderosas de marketing digital. Ele é criado para entregar ao usuário a solução para seus problemas. É por isso que, por meio dele, é possível criar estratégias com foco na melhora da comunicação entre marcas e públicos.
E-mail Marketing: Mesmo com o advento das redes sociais, o e-mail marketing continua gerando resultados para as empresas. Por meio dele, é possível fortalecer a relação entre a marca e seus clientes.
Tendências de marketing digital em 2021
O trabalho de SEO, que é um dos mais importantes no contexto de marketing digital, ficará ainda mais forte em 2021. A exposição orgânica tem ganhado cada vez mais destaque, sobretudo em cenários de atualização dos algoritmos do Google.
O Google tem lançado novos recursos, como a posição zero e os índices de perguntas frequentes. Isso tem despertado a necessidade de expansão do chamado SEO On SERP, que conta com técnicas para destacar conteúdos nas páginas de perguntas.
Além do SEO, investir em marketing digital em 2021 será de extrema importância, sobretudo por que os seguintes elementos estarão ainda mais em evidência:
Inteligência Artificial: A nova versão do Google Analytics lidará com processos do Machine Learning de forma mais sofisticada. Isso também vale para as ferramentas de integração do Google Analytics e Google Ads, que aumentará a taxa de conversão.
Google Meu Negócio: Essa ferramenta de marketing digital para pequenas e médias empresas vem recebendo novos recursos. A tendência é que ela aumente a disputa pelas primeiras posições no buscador e demande aperfeiçoamento em SEO.
Pesquisas por voz: Uma pesquisa realizada pela ComScore revelou que 50% das pesquisas serão feitas por voz em 2021. Isso implica em estrutura semântica diferenciada e, claro, adaptação de estratégias de SEO.
Mídias sociais: Vendas diretamente nas plataformas, conteúdos em vídeo e social commerce são as principais tendências no Facebook e Instagram. O WhatsApp entrará com tudo no jogo e causará impactos consideráveis na relação entre empresa e clientes.
Métricas: Mais do que nunca, mensurar número de visitas, taxas de rejeição, tempo médio de navegação, taxa de recorrência, conversão e geração de leads será altamente relevante. Isso sem contar no aprimoramento das intenções de busca do usuário, que demandará seleção de palavras-chave cada vez mais personalizadas.
Google Page Experience: A partir de maio, o UX será um novo fator de ranqueamento, que considerará, entre outras coisas, o tempo de carregamento de imagem ou texto inferior a 2,5 segundos, responsividade, protocolo HTTPS e ausência de anúncios intrusivos.