Saída da Ford é alerta para o Brasil

A decisão da Ford de fechar suas fábricas no Brasil, depois de 102 anos de atividade, é um ALERTA e uma tendência mais do que anunciada há anos no país. “Esse é um movimento que tem de ser olhado com atenção”, segundo a Fiesp, “temos alertado sobre a necessidade de se implementar uma agenda que reduza o custo Brasil, melhore o ambiente de negócios e aumente a competitividade dos produtos brasileiros. Isso não é apenas discurso. É a realidade enfrentada pelas empresas: alta carga tributária, dentre outros impecílios”.


Isso faz diferença na hora da tomada de decisões. O custo de cada automóvel produzido aqui, por exemplo, dobra apenas por conta dos impostos – e ainda há governantes que pensam no absurdo de aumentar tributos, como no caso da inacreditável alta do ICMS em São Paulo. Precisamos urgentemente fazer as reformas estruturais, baixar impostos e melhorar a competitividade da nossa economia para atrair investimentos e gerar os empregos de que o Brasil tanto precisa.


Esse alerta vai muito além do setor da indústria, quando falamos do franchising, redes multinacionais sofrem com a mesma balança: um mercado imenso a ser explorado x um custo país inviável para se investir.