Franquias devem aderir ao PIX

Seção Gestão: por Luana Menegat

Existem muitos serviços que mudaram nossa forma de consumir e derrubaram algumas barreiras que existiam em nossas mentes. O PIX é o novo modelo de transferência que o BC está estruturando e que vai facilitar muito a vida dos brasileiros.

Assim como a Razonet surgiu para acelerar os processos contábeis e desburocratizar a vida do empreendedor, o PIX veio para facilitar o sistema de pagamentos existentes no Brasil. A promessa é de acelerar a digitalização, reduzir os custos e aumentar a competitividade dos serviços financeiros, que já existe na Índia e no Reino Unido. Na verdade, não é um sistema novo de pagamentos, só é novidade aqui no Brasil.

É importante entender quais os principais impactos para Pessoa Jurídica quanto para a Pessoa Física que se resumem em agilidade e redução de custos.

Para as franquias, o importante é incentivar o PIX e entender que existem dois métodos de transferência de recurso, que são: a transferência via DOC (no dia útil seguinte) e TED (no mesmo dia, desde dentro do expediente bancário).

Vale ressaltar ainda, que para ambos oscasos os bancos cobram uma taxa para realizar essas transferências. No PIX as transferências serão feitas em até 10 segundos, podendo ser realizado 7 dias por semana, 24 horas por dia. Olha que boa oportunidade para as franquias fazerem caixa!

Além de ser bem mais barato, pois para as pessoas físicas o PIX será gratuito e para as pessoas jurídicas terá um custo muito mais baixo que o atual, o BC vai cobrar 1 centavo a cada 10 transações. Também existe o quesito facilidade. Hoje, para fazer um TED ou um DOC, é preciso colocar como informação: o nome da pessoa, o CPF, a conta de destino etc. Com o PIX você só usa a chamada chave do PIX, porque todas essas informações necessárias estarão salvas nesse cadastro com a chave PIX.

Então é uma transação mais rápida e menos complicada. Não precisa ficar digitando conta de ninguém, você digita o número do telefone, o número do CPF e pronto… o dinheiro cai na conta. Terá a opção de pagamento por débito, crédito e por PIX.

Para quem é pessoa jurídica, como as franquias, receber pagamentos por PIX representa uma vantagem em relação às maquininhas de cartão de débito. Tanto o cartão de débito quanto o PIX operam somente com o dinheiro já existente na conta, porém, com o PIX a empresa não tem mais que pagar a taxa da maquininha para pagamentos no débito.