Ideias para adaptar em seu negócio: Adequação ao público e gestão eficaz

Os franqueados Wagner e Lorena Rank operam a unidade Detroit Steakhouse em Sinop (MT). A cidade de 160 mil habitantes, é um polo do agronegócio na região centro-oeste. São quase 600 mil habitantes do entorno, na região, que buscam o centro para soluções como saúde, parque universitário, dentre outras necessidades.

O ex-engenheiro agrônomo, depois de cinco anos atuando em sua área, decidiu focar em seus próprios negócios há quase três anos. Detectou a oportunidade, na região, e optarou por montar a unidade, pois já conhecia a operação por meio de conhecidos que tem uma unidade em Rio Verde (GO).

O franqueado conta que investiu em torno de R$1,5 milhão, “nossa ideia já era montar uma estrutura planejada para o sucesso. Nossa Steakhouse tem 400m2, com 190 lugares, estacionamento próprio e varandas climatizadas. O ponto de equilíbrio do negócio veio muito rápido, entre seis e dez meses de funcionamento.

As vendas não caíram depois da inauguração e, assim, consolidamos a operação como um sucesso, desde a largada”, comemora. “Já tive outras franquias, e o sucesso do negócio se chama gestão. A responsabilidade, lógico, é compartilhada com o franqueador. Mas trabalho sério e gestão administrativa, são determinantes. A busca dos melhores fornecedores, treinamento da equipe, diminuir a rotatividade da equipe. Foquei em treinamento e produtividade, com isso, enxuguei os custos da operação. Reduzi em quase 50% o quadro inicial de funcionários, que hoje se revezam em vários postos, sem perder a qualidade dos serviços. Assim, otimizamos pessoas.”

RAPIDEZ E GESTÃO EFICAZ

Quando chegou a pandemia, a loja ficou fechada por 15 dias, e, mesmo depois desse período, seguindo as instruções e recomendações das autoridades na região, o horário de funcionamento, capacidade de pessoas, foram afetados. O franqueado conta como sobreviveu e ainda aumentou seu faturamento:

FASE 1

“Fechamos por 15 dias, conforme indicação das autoridades. Usamos a ajuda governamental para manter nossa folhade pagamento. Conseguimos nos capitalizar para ter um folego. Demos férias coletivas, e tivemos uma injeção de verba vindo de outros negócios que operamos. Demitimos o grupo de funcionários que estavam em regime de experiência. Operamos com portas fechadas, com delivery. Esse canal movimentou algo em torno de 20% do faturamento da unidade, usando o marketing digital, aplicativos como Whatsapp e Instagram para divulgar e impulsionar nossas entregas.”

FASE 2

“Tivemos uma grande dificuldade com abastecimento e falta de produtos. Depois, voltamos com 30% da ocupação. Nessa fase, vendi uma operação franqueada de sorvetes, para me capitalizar, pois ela se manteve com saúde financeira, assim pude fazer o repasse”.

FASE 3

“Voltamos com a capacidadede 50%. Hoje, mantemos o delivery, que não existia antes, ele é responsável por menos de 10% do nosso faturamento. Nesses últimos meses, nosso faturamento vem aumentando em relação ao ano passado. Eu esperava essa retomada somente para 2021. Mas já senti um aumento, inclusive em outubro, nosso faturamento já aumentou 10% em relação ao ano passado. Foi uma surpresa.