OCEANO AZUL NO FRANCHISING
Mercado que movimenta mais de R$33 bilhões/ano
As franquias de tecnologia fazem parte do segmento de Comunicação, Informática e Eletrônicos, segundo classificação da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Este segmento movimentou mais de R$6 bilhões em 2023 e as projeções são de um crescimento por volta dos 10% para este ano. Mas, esses números são somente do sistema de franquias, pois as oportunidades, quando se fala do varejo online superam o faturamento de R$33 bilhões, com um total de pedidos em torno de 82 milhões. Este é o panorama visionário que a rede Pride Commerce oferece para novos investidores interessados em abrir uma franquia nesse ramo. A Revista Franquia ouviu, com exclusividade, o fundador da marca, Vagner Fernandes David. Empreendedor brasileiro com 23 anos de experiência no mercado empresarial. Sua trajetória é marcada por uma constante busca pela inovação e excelência, consolidando-se como líder no setor de consultoria em e-commerce. Fundou a Pride Commerce, que hoje, cresce e expande pelo canal de franquias e oferece oportunidades para novos investidores nessa área. Conheça mais sobre os diferencias da rede e como ingressar nesse setor, na entrevista a seguir.
REVISTA FRANQUIA — Conte um pouco sobre como nasceu a PRIDE COMMERCE.
VAGNER FERNANDES DAVID — A Pride Commerce foi fundada com o propósito inicial de oferecer suporte em informática para empresas. Com o avanço das tecnologias e a crescente demanda digital, a empresa expandiu suas atividades para a construção de sites. Observando as transformações no mercado e a necessidade de soluções mais especializadas, a Pride Commerce redirecionou seu foco para a criação de lojas virtuais. Essa transição exigiu uma curva de aprendizado elevada e a implementação de processos de replicação eficientes, permitindo à empresa consolidar-se como uma referência em e-commerce no Brasil.
Por que a decisão estratégica do crescimento pelo canal de franquias?
VAGNER — Optamos pelo modelo de franquias como estratégia de expansão para alcançar um crescimento horizontal robusto. Através das franquias, podemos fortalecer a marca Pride Commerce em diversas regiões do Brasil, atingindo cidades e estados que seriam de difícil acesso utilizando apenas a estrutura própria. Esse modelo permite uma expansão mais rápida e eficiente, aproveitando o conhecimento e a presença local dos franqueados, além de fomentar uma rede colaborativa que impulsiona o desenvolvimento sustentável da marca em todo o território nacional.
Por que investir no segmento de CONSULTORIA e E-COMMERCE?
VAGNER — Investir no segmento de consultoria e e-commerce é estratégico devido ao constante crescimento do mercado digital no Brasil, oferecendo amplas oportunidades de negócio e retorno para os franqueados. Basta analisar os números desse mercado. Para se ter uma ideia, o e-commerce no Brasil teve um avanço bastante expressivo durante a pandemia, que fez com que muitos consumidores fossem às vitrines virtuais pra fazer suas compras. Segundo o último relatório NeoTrust, somente no segundo trimestre de 2020, o varejo online faturou cerca de R$33 bilhões e o total de pedidos ficou em torno de 82 milhões, representando um avanço de 112,3% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Foram 5,7 milhões de novos brasileiros que optaram por comprar no mercado eletrônico. Incrível, não? — 82,1% a mais do que no ano anterior!
No topo do ranking dos segmentos impactados de forma mais positiva, ficaram os setores da moda e acessórios (19,5%); perfumaria, saúde e beleza (13,7%) e entretenimento (12,6%).
O simples fato de não precisar perder tempo de loja em loja para encontrar o melhor produto ou economizar na compra já são vantagens perceptíveis pelo consumidor e que justificam a compra online.
Quais são, na sua opinião, os maiores desafios e oportunidades para o e-commerce, ainda hoje no país?
VAGNER — Ainda precisamos vencer muitos desafios para garantir uma experiência mais incrível e atrair clientes. Entre eles, os problemas relacionados com a logística: ainda há muita reclamação com a demora nas entregas. O Brasil tem dimensões continentais, e muitas empresas enfrentam problemas com armazenagem e comunicação com transportadoras. E quando o assunto é lidar com devoluções e trocas (logística reversa), a situação complica; sobre tributação: parece que a legislação tributária não evoluiu na mesma velocidade que os e-commerce. Por exemplo, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é estadual, variando regras de uma unidade federativa para outra, mas o e-commerce vende para o Brasil todo. Aí você já sentiu o problema, né? E essa é só a ponta do iceberg; Outro ‘gap’ recorrente é o chamado ‘abandono do carrinho’: por diversos motivos, o cliente chega ao site, escolhe o produto, mas não prossegue com a compra. Nós temos trabalhado fortemente para criar espaços onde o cliente se sinta acolhido e não desista das compras em nossas páginas.
Mas, mesmo ainda com a necessidade desses ajustes que o mercado tem trabalhado forte, e com o ruído criado pela espera na entrega dos produtos, os usuários têm entendido que o e-commerce vale muito a pena. Afinal, ele vai receber o produto na porta de casa.
E, por que escolher a Pride Commerce para ingressar nesse mercado?
VAGNER — A Pride Commerce se destaca por sua metodologia robusta, baseada no ciclo PDCA (Planejar, Executar, Verificar, Agir), que garante um acompanhamento contínuo e detalhado do crescimento de cada cliente. Além disso, oferecemos soluções completas e integradas em e-commerce, ERP (Enterprise Resource Planning), sistema de gestão empresarial que ajuda a administrar uma empresa, automatizando processos e unificando a visualização de resultados; e, CRM (Customer Relationship Management), ferramenta que ajuda a gerenciar o relacionamento da empresa com os clientes e prospects, com o objetivo de aumentar as vendas e a fidelidade do cliente. Assim, ajudamos em uma gestão eficiente e personalizada. Nosso foco na inovação tecnológica e no suporte próximo ao cliente evita problemas operacionais e perdas desnecessárias, garantindo resultados sustentáveis.
Como é a operação do franqueado? Qual o dia a dia dele?
VAGNER — A operação do franqueado Pride Commerce envolve diversas atividades estratégicas, incluindo a venda de novas lojas virtuais, implementação de sistemas ERP, soluções de delivery e marketing digital. O dia a dia do franqueado consiste em atender clientes com agendamento prévio, prestando serviços de consultoria personalizados para fortalecer os negócios dos clientes. Além disso, o franqueado busca constantemente novas soluções e tecnologias inovadoras para garantir o sucesso dos clientes finais. Essa rotina dinâmica permite ao franqueado atuar de forma proativa no mercado, oferecendo um suporte integral e de alta qualidade.
Fale um pouco sobre o dna da marca e propósito da rede.
VAGNER — O DNA da rede é fundamentado na tecnologia, refletindo nosso compromisso em oferecer soluções inovadoras e eficientes aos nossos clientes. Nossa marca busca constantemente as melhores ferramentas e práticas tecnológicas para manter os clientes operacionais e competitivos no mercado digital. O propósito da rede é capacitar empresas a aumentarem suas vendas e otimizarem seus processos através de plataformas de e-commerce, sistemas integrados de ERP e CRM, além de estratégias de marketing digital. Buscamos proporcionar o melhor desempenho com custos reduzidos, garantindo o sucesso sustentável de nossos parceiros e clientes.
Como a rede pretende manter a sustentabilidade da marca e o apoio aos franqueados?
VAGNER — Nossa sustentabilidade será mantida através de campanhas de marketing contínuas, tanto em âmbito nacional quanto direcionada às localidades específicas de cada franqueado. Investimos em estratégias de branding que reforçam a presença da marca no mercado e promovem sua relevância. Além disso, o apoio aos franqueados é uma prioridade, sendo realizado de forma personalizada e direta pelo CEO da Pride Commerce. Oferecemos treinamentos contínuos, suporte técnico e consultoria estratégica para garantir que cada franqueado tenha os recursos necessários para prosperar e contribuir para o crescimento sustentável da rede.
Quais as metas de expansão da rede a curto, médio e longo prazo?
VAGNER — Nosso plano inicial é implantar até 50 franquias nos próximos dois anos, sendo 20 unidades nesta primeira fase da expansão. Com isso, a curto prazo, consolidamos, ainda mais, nossa marca como referência no setor de consultoria em e-commerce no Brasil.
Já a médio prazo, planejamos desenvolver e lançar nossa própria plataforma integrada que combine ERP e Hub em um único produto, proporcionando soluções ainda mais completas e eficientes para nossos clientes e franqueados. E, a longo prazo, almejamos estabelecer um Portal Nacional que centralize todos os produtos das lojas virtuais criadas por nossos franqueados, facilitando o acesso e a gestão de portfólios, além de impulsionar a presença digital da rede em todo o território nacional.
Qual o perfil ideal do franqueado que a rede procura?
VAGNER — O perfil ideal do franqueado da Pride Commerce é aquele que possui paixão por tecnologia e pelo relacionamento com pessoas. Buscamos empreendedores com visão estratégica e compreensão do mercado de forma abrangente, capazes de identificar oportunidades e adaptar-se às dinâmicas do setor de e-commerce. Além disso, valorizamos indivíduos comprometidos, proativos e preparados para embarcar em uma nova jornada de negócios, que estejam dispostos a seguir nossa metodologia comprovada e contribuir para o crescimento sustentável da rede. Experiência prévia em áreas relacionadas a tecnologia, vendas ou consultoria será considerada um diferencial.
Quais os modelos de negócio disponíveis para novos franqueados?
VAGNER — A Pride Commerce oferece três modelos de negócios para os franqueados: O Modelo Home Based, que é ideal para quem deseja reduzir custos operacionais. Nesse formato, o franqueado opera seu negócio de forma independente, sem a necessidade de um espaço físico. O investimento inicial é a partir de R$ 65 mil, com um retorno sobre o investimento (ROI) estimado entre 12 e 24 meses e uma lucratividade média de 30%.
Já no Modelo Office/Cowork, o franqueado terá o custo de locação de um espaço de trabalho e contratará um analista de marketing digital para apoiar a operação. O investimento inicial é a partir de R$ 80 mil, com retorno esperado entre 12 e 24 meses e uma lucratividade média de 30%.
O terceiro formato é o Modelo Full, voltado para franqueados que desejam uma operação mais robusta. Este modelo exige a locação de uma sala comercial e a contratação de uma equipe, composta por um SDR (Sales Development Representative) para a área comercial e dois analistas de marketing digital. O investimento inicial é a partir de R$ 95 mil, com retorno estimado também entre 12 e 24 meses e uma lucratividade média de 30%.
Esses modelos oferecem flexibilidade para que o franqueado escolha a estrutura que melhor se adequa ao seu perfil de investimento e metas de negócios.
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