Gnatus é a primeira indústria do ramo a lançar franquias
Com sua matriz sediada em Barretos, no interior de São Paulo, a GNATUS é uma empresa que desenvolve, fabrica e comercializa equipamentos odontológicos há quase 50 anos. A marca possui o maior portfólio de produtos do mercado nacional e tem como objetivo atender às necessidades e as exigências de todas as especialidades nesse segmento. A indústria está presente em todo o território nacional com duas fábricas, mais de 250 pontos de venda e mais de 300 assistências técnicas.
Mercado da Odontologia movimenta cerca de R$38 bilhões por ano. Lançamento oferece suporte abrangente e treinamento personalizado para os franqueados. Os investimentos iniciam em R$ 30 mil com faturamento que pode chegar a R$ 2 milhões por ano
Como mais um ‘case’ da indústria migrando para o varejo pelo canal de franquias, a companhia abre uma nova oportunidade para o franchising, reafirmando seu pioneirismo, já que é a primeira marca de equipamentos odontológicos a oferecer um novo modelo de negócio sem franquias.
Além da inovação do negócio, outro diferencial que chama a atenção é que o modelo apresenta baixo risco operacional e alta rentabilidade após a maturação da unidade, que é rápida, principalmente pela reputação da marca no segmento. Serão quatro os modelos de negócio nessa fase de lançamento.
MODELO DE NEGÓCIO
Um dos diferenciais das franquias Gnatus é que o franqueado não terá que administrar estoque – um facilitador na gestão. A indústria oferece seu próprio estoque, com equipamentos, serviços e insumos. É uma oportunidade em investir em uma loja que prevê alta rentabilidade uma marca que não apenas disponibiliza os consultórios mais desejados pelos profissionais da área, pelo design contemporâneo, ergonomia, funcionalidades e alto desempenho – mas também por possuir expertise no desenvolvimento de equipamentos de última geração na odontologia, além de tecnologia de ponta presente nos aparelhos de imagem.
Outra vantagem deste modelo inédito é que o franqueado não precisa ter experiência no mercado. Ele recebe treinamento específico sobre o uso dos equipamentos, conduzido por profissionais altamente capacitados do ramo odontológico, além de contar com suporte de marketing para impulsionar o novo negócio.
OPORTUNIDADES
O mercado odontológico está em franco crescimento, movimentando R$38 bilhões por ano no Brasil e com enorme potencial de vendas. Hoje, nosso país conta com 350 mil dentistas ativos – média de um dentista para cada 558 brasileiros. São 627 faculdades de Odontologia no País e mais de 110 mil estudantes matriculados. Em média, são 20 mil alunos se formando por ano. Em 2013, eram 10 mil – crescimento de 100% em 10 anos.
A odontologia é a segunda profissão mais rentável do país, segundo o IPEA. E o Brasil figura como o segundo país que mais investe em odontologia estética no mundo, atrás apenas dos EUA. Outro nicho em franco crescimento.
DNA DE INOVAÇÃO
No segmento da odontologia, a marca GNATUS se destaca no desenvolvimento de seus equipamentos e serviços. O DNA inovador é fundamentado em pesquisas, novas tecnologias de ponta e o compromisso com a qualidade. Assim, as unidades franqueadas da rede serão polo e referência dos lançamentos.
O FRANQUEADO GNATUS
Para se tornar um franqueado, a marca busca candidatos comprometidos com a manutenção dos padrões e valores da GNATUS. Proatividade e disponibilidade de tempo para gerir a operação, especialmente no primeiro ano, é fundamental para o sucesso do negócio. Outro skill importante é a habilidades de gestão e liderança para conduzir sua equipe e as operações diárias, acompanhando o mercado odontológico.
O investimento necessário para uma franquia GNATUS parte de R$30 mil para uma Loja Proservice, modelo dedicado exclusivamente para a assistência técnica autorizada, com uma metragem sugerida a partir de 20 m². Nessa operação, o foco é a realização dos serviços de manutenção dos equipamentos odontológicos.
Já para o modelo Loja Elite, o investimento é a partir de R$ 200 mil e o espaço oferece a venda de equipamentos odontológicos, além da assistência técnica autorizada e venda de produtos de odontologia. A metragem sugerida é a partir de 40 m².
Para o modelo Loja Supreme, em um espaço a partir de 60 m², o investimento fica estimado em R$ 350 mil.
Na operação do modelo de Loja Excellence o franqueado oferecerá, além da venda de equipamentos, dos produtos odontológicos, o serviço de assistência técnica e impressão de próteses 3D. Nesse formato, a metragem sugerida é a partir de 80 m² e o investimento estimado fica em torno de R$ 500 mil.
Para todos os modelos de negócio, o investimento inicial é dividido e com parcelamento facilitado em até 12 vezes, nessa primeira fase de expansão da marca.