Rede MedNet: FRANQUIA É LÍDER EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

O GrupoMedNet atua há quase 30 anos no mercado e presta serviços de medicina e segurança do trabalho, com a elaboração de laudos e programas obrigatórios por Lei, além da realização de exames clínicos e de especialidades. São mais de 4 milhões de vidas ativas atendidas por mais de 50 unidades espalhadas pelo Brasil. Saiba por que esse é um bom negócio para investir e conheça as oportunidades no segmento

A Revista Franquia ouviu o Dr. Paulo Barbudo, fundador do Grupo MedNet. A rede de franquias está presente nas principais cidades e capitais do País e pretende chegar até 2025 a 200 unidades em operação.  Acompanhe a entrevista exclusiva com o empreendedor e entenda por que esse é um segmento em alta e quais os diferenciais da rede que fazem do negócio uma boa tendência para investimento.

revista franquia – FALE UM POUCO DO GRUPO MEDNET.

DR. PAULO BARBUDO – Fundado em 1994 na cidade de Americana – SP, no coração da Região Metropolitana de Campinas, o Grupo MedNet – Medicina e Segurança do Trabalho, dedica-se à prestação de serviços de medicina e segurança do trabalho, com a elaboração de laudos e programas obrigatórios por Lei, além da realização de exames clínicos, audiométricos, laboratoriais, cardiológicos, oftalmológicos, radiológicos, e demais especialidades envolvidas nas atividades laborais de seus clientes.

Nossa empresa tem mais de quatro milhões de vidas ativas sob sua responsabilidade, atendendo desde instituições privadas de diversos portes às instituições governamentais e autarquias. Através de constante pesquisa, estudo e investimento em tecnologia, o Grupo busca a perfeição em seus serviços. Somos uma equipe de profissionais habilitados e certificados que são submetidos a constantes treinamentos para atualização e aprimoramento, permitindo que ultrapassemos os resultados esperados pelos nossos clientes.

Uma das razões que nos tornam a empresa líder no segmento é nossa atitude arrojada e desbravadora, estando sempre à frente do tempo e prevendo tendências para se antecipar a elas.

QUANDO A REDE OPTOU PELA EXPANSÃO VIA FRANQUIAS?

DR. PAULO – Criamos, em 2002, a divisão SEGNET, especializada na área de segurança do trabalho, com uma ampla equipe de profissionais, composta de engenheiros e técnicos de segurança do trabalho em constante reciclagem e capacitação. Isso proporcionou aos nossos clientes a facilidade de poder contar com todos os serviços de medicina e segurança do trabalho centralizados em um único fornecedor. Esta união trouxe mais agilidade e melhor qualidade nos serviços prestados.

Como resposta a grande aceitação do mercado, o Grupo MEDNET instalou unidades em polos estratégicos de negócio, para poder atender cada vez melhor os seus clientes. Este também foi o embrião da MEDNET Franchising. Com o gerenciamento remoto destas unidades regionais, foram aprimorados as ferramentas e os processos para a abertura de unidades franqueadas.

Em 2006, foi inaugurada a unidade Limeira, primeira unidade franqueada. Desde então, o sistema só tem se aperfeiçoado e hoje são mais de 50 unidades franqueadas em todo o País.

Conseguimos proporcionar um atendimento com grande capilaridade e manter a padronização dos documentos e condutas, centralizando o diálogo do cliente com um único fornecedor. Além de uma melhor qualidade nos serviços prestados. Também, foi possível uma política de preços mais agressiva, em função da maior eficácia dos nossos processos internos, sem depender de empresas terceiras.

Por todos estes motivos, acreditamos que o mercado vê a MEDNET como a escolha ideal quando se busca eficiência na área de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho.

QUAIS OS DIFERENCIAIS DA OPERAÇÃO DO NEGÓCIO?

DR. PAULO – A liberdade geográfica de atuação e os processos de nossa atuação proporcionam oferecer preços abaixo do mercado, em todo o Brasil. A MEDNET é uma marca consolidada e reconhecida no mercado de saúde e segurança do trabalho e oferecemos um amplo portfólio de serviços. Esse padrão garante fidelidade dos clientes.

Nosso negócio tem imunidade à crises e a rede de franqueados tem, além de treinamentos e capacitações para sua equipe de colaboradores, software próprio adequado às obrigações do Programa do Governo. Uma plataforma web própria, que faz o envio das informações obrigatórias para o eSocial, treinamentos exigidos por Lei, além de fornecer soluções para o cumprimento de todas as Normas Regulamentadoras.

FALE UM POUCO SOBRE O DNA DA MARCA NA EXCELÊNCIA EM SOLUÇÕES E PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS.

DR. PAULO – Nossa marca é sinônimo de excelência na prestação de serviços com as maiores e mais reconhecidas premiações da área: somos ‘O melhor fornecedor da categoria para RH 2019’, marca vencedora como ‘Top of Mind de RH’ e estamos entre o top 5 como fornecedores de RH desde 2017 consecutivamente.

por que vale a pena empreender em uma franquia nesse SEGMENTO?

DR. PAULO – A ABF (Associação Brasileira de Franchising) recentemente divulgou um relatório que mostra a recuperação do setor de franquias em 2022, com um faturamento total de R$ 211,44 bilhões e crescimento de 14,3% em comparação a 2021. O segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar foi destaque, registrando um aumento de 21,5% no período, graças às mudanças nos hábitos dos consumidores e à maior profissionalização do setor após o auge da pandemia. O relatório da ABF também revelou um aumento de 17% nas contratações em estabelecimentos franqueados entre 2019 e 2022, com projeção de crescimento nas contratações, operações e faturamento para 2023. Esses números evidenciam a retomada do setor.

Atualmente, o Grupo MedNet conta com mais de 50 unidades e o faturamento tem evoluído historicamente a taxas acima de 35% por ano, a margem de lucro líquido médio da operação é de 22%.

Fazer parte de uma marca já consagrada no mercado e operar um negócio que já foi testado na prática, garante maior facilidade e agilidade na implantação do negócio. Além de que nossos franqueados recebem a transferência da inteligência do negócio de maneira direta e continuada, e operam com redução da despesa de fornecedores por conta de negociações coletivas.

Nossas vendas são recorrentes e obrigatórias por lei – os serviços oferecidos pelas unidades MEDNET são todos obrigatórios por leis do trabalho, para empresas e instituições de todo e qualquer porte. Isso garante uma demanda contínua pelos nossos serviços, além do que estes possuem prazos legais de validade, necessitando renovações periódicas, o que resulta em vendas e receitas recorrentes para os franqueados.

Mesmo em períodos de crise, sejam elas financeiras ou de saúde pública, o nosso segmento possui extrema resiliência, pois os exames e demais procedimentos são necessários tanto para a contratação de funcionários como para a demissão dos mesmos.

Nos últimos anos tivemos ainda mais um aumento da demanda comercial devido a obrigatoriedade do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) imposto pelo governo.

COMO FUNCIONA A CAPTAÇÃO DE CLIENTES NAS UNIDADES MEDNET?

DR. PAULO – Sabemos que a força de um negócio não pode depender de um ou dois clientes, mas sim de uma base forte e diversa. Com nossa experiência, trabalhamos sempre com um grande número de clientes e valores individuais reduzidos, o que se traduz em menor dependência dos clientes e maior estabilidade para o negócio.

Praticamente a totalidade dos laudos e programas que fazem parte das nossas entregas, são renováveis anualmente proporcionando a venda recorrente, fazendo com que nosso índice de cancelamento de contratos seja insignificante. Com a exigência legal da implantação do GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais) para as empresas, é fundamental que estas possuam um parceiro de confiança, e a MEDNET cumpre este papel com excelência.

Além disso, nossa presença nacional nas midias é consistente. Mantemos nossa marca forte e na lembrança do cliente. E nossa rede tem todo suporte na elaboração e veiculação de peças regionais de marketing, elaboradas pela equipe da franqueadora.

QUAL O PERFIL IDEAL DO FRANQUEADO QUE A REDE PROCURA?

DR. PAULO – Procuramos atrair para rede empreendedores, preferencialmente com alguma experiência em gestão de pessoas. Investidores com a reserva financeira mínima, comportando capital de giro suficiente para o primeiro ano de vida do negócio e que mantenham as normas e padrões estabelecidos pela franqueadora. Mas, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a operação MEDNET não é exclusiva para médicos ou engenheiros. Nossa rede conta, hoje, com profissionais de diversas outras áreas, como contadores, advogados, profissionais de recursos humanos, administradores e muitos outros.

fale um pouco sobre o SUPORTE que O novo FRANQUEADO recebe para implantação.

DR. PAULO – Suporte na escolha do ponto, auxílio na elaboração do layout físico da unidade e no recrutamento e seleção dos funcionários. O treinamento virtual e presencial para seus funcionários, além do credenciamento de laboratórios e demais fornecedores para a entrega dos serviços. Disponibilizamos fornecedores homologados para nossa rede franqueada e suporte na formação de preços com auxílio na negociação de grandes contas.

O programa de educação é continuado, com reciclagens sempre que necessárias.

Os novos franqueados recebem clientes de outros franqueados (inter-franquias). As unidades MEDNET geram negócios entre si, de forma que, desde o início da operação, a unidade tem receita também de outras unidades, além daquelas provenientes de seus próprios clientes.

O sistema de credenciamento médico é em nível nacional para atender as necessidades dos clientes dos franqueados e a Área do Cliente exclusiva (plataforma online de gestão de SST da empresa cliente) foi desenvolvida pela MEDNET para permitir a customização de relatórios de gerenciamento o que atende melhor aos usuários finais. Além de controles estatísticos e dashboards personalizados.

Nossa rede tem ajuda permanente através de nosso SAF. Suporte nas áreas de medicina, segurança e integração com os sistemas de emissão de notas fiscais em todos os municípios.

QUAIS AS METAS DE EXPANSÃO DA REDE?

DR. PAULO – Atualmente a MEDNET possui uma presença relevante no Brasil, possuindo unidades nas principais capitais do Brasil e importantes cidades de cada estado, mas ainda temos muito para crescer.

Planejamos atingir 200 unidades no Brasil até 2025, estando presente em todas as capitais e principais cidades do país.

Até 2030, a MEDNET tem como objetivo estar presente em todas as cidades com mais de 50 mil habitantes, além de promover a internacionalização de marca.

QUAL O VALOR DE INVESTIMENTO em uma franquia mednet?

DR. PAULO – Para investir em uma franquia MEDNET, o empreendedor aplica a partir de R$250 mil e tem, em média um faturamento mensal por volta de R$ 203 mil (após o break even inicial). A margem média de lucratividade é de 22%, o que garante o payback entre 24 e 36 meses.

www.grupomednet.com.br