MERCADO DA TERCEIRA IDADE EM ALTA

Os números do IBGE e Censo trazem dados importantes e relevantes para o mercado de cuidados domiciliares sobre o envelhecimento da população. Em 2015, o número de brasileiros com até 14 anos de idade era de 47,8 milhões e com mais de 60 anos era de 24,3 milhões. Em 2030 a previsão é de que serão 41,8 milhões de brasileiros com até 14 anos de idade e 42,8 milhões com mais de 60 anos.

Com o envelhecimento da população, a prevalência de doenças crônicas e incapacitantes estão aumentando progressivamente. A Hipertensão arterial por exemplo, já representa 21,4% de diagnósticos médicos no Brasil e a Diabetes 6,2% (MS, 2013). As famílias brasileiras estão diminuindo e fica cada vez mais difícil que um membro da família se disponibilize para os cuidados em tempo integral como acontecia no passado.

Os negócios para terceira idade, especialmente os cuidados domiciliares são altamente promissores e podem ser uma excelente oportunidade de investimento.

Como esta demanda é crescente, o negócio de cuidados domiciliares, principalmente para pessoas idosas com algum tipo de dependência, é um caminho sem volta. E, é uma tendência e oportunidade de negócio em um momento de franca ascensão da demanda.

A CMais Saúde nasceu em junho de 2011, como uma cooperativa chamada CUIDACOOP, logo ficou clara a necessidade de criar uma empresa com um comando único, para eficiência em gerir e, ao mesmo tempo, ampliar as atividades. Atuando em cursos de formação de cuidadores de idosos, na implantação da padronização dos processos de cuidado com foco na singularidade e especificidades que envolvem o segmento geriátrico e gerontológico.

“Estamos há oito anos no mercado com uma marca consolidada e referência na cidade de Salvador. Temos um negócio que não para de crescer, mesmo em meio à pandemia e a tendência é de continuar crescendo. Já dominávamos nossa operação com excelência e qualidade. Recebíamos, assim, muitos contatos, inclusive de clientes que nos perguntavam por que não abríamos unidades em outros locais para que pudéssemos atender a um público fora de Salvador. Foi à demanda do mercado e o forte desejo de crescer, mas com a ideia de que cada unidade tivesse gestores comprometidos que levou a marca a abrir oportunidades em franquias para outros investidores”, informa Ruth Rocha, franqueadora da rede. 

O FRANQUEADO CMAIS SAÚDE

Para operar no segmento, o empreendedor deve ter algumas características fundamentais para o sucesso do negócio: ser um profissional da área de saúde (enfermeiro, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, etc), ou ser um empreendedor que tenha interesse na área de saúde. Para estes casos, é necessária a contratação de um enfermeiro em sua equipe para ser o seu gerente de cuidados. “É importante que o franqueado tenha habilidades comerciais também, mas é indispensável que ele se identifique ou tenha afinidade com o público da terceira idade”, explica a empresária.

INVESTIMENTO E EXPANSÃO

A meta de expansão da rede é aumentar sua atuação pelo estado da Bahia e Região Nordeste com solidez, para aos poucos implantar unidades em todo o Brasil. O investimento inicial total para quem tem interesse em operar no segmento, como franqueado CMais Saúde está entre R$30 mil e R$70 mil de taxa de franquia (dependendo da região escolhida), capital de giro de R$10 mil e custo de instalações necessárias (média de R$10 mil). E, a unidade vai remunerar o franqueador com royalties de 3% sobre o faturamento bruto somente após 90 dias do início do contrato. A média de ‘payback’ é entre 9 e 12 meses.