Pós-IFA 2022: ABF debate principais tendências e insights
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) realizou na última terça-feira, dia 22, o Pós-IFA 2022, com transmissão ao vivo e digital. Os especialistas debateram os principais temas e tendências abordadas em um dos eventos mais importantes do mercado de franquias do mundo, o Congresso da International Franchise Association – IFA, que ocorreu de 26 de fevereiro a 1º de março, de forma presencial, em San Diego, nos Estados Unidos. A delegação da ABF também cumpriu uma agenda anterior ao IFA com visitas técnicas e tour guiado em Los Angeles entre os dias 22 e 26 de fevereiro, e recebeu o patrocínio do Banco Safra durante todo o evento.
A abertura do Pós-IFA 2022 foi realizada pela Fabiana Estrela, Diretora de Capacitação da ABF, e a contextualização inicial sobre o setor e o cenário atual – desafios e oportunidades – foi realizada por André Friedheim, Presidente da ABF. André destacou que o atual momento do franchising é de mudança e reponsabilidades, com uma nova realidade a ser adaptada pelas grandes empresas. O empoderamento dos colaboradores das franqueadoras e franqueadoras é um diferencial competitivo que deve ser intensificado pelo mundo, fazendo cada vez mais a diferença para as marcas.
“Negócio bom é aquele que gera resultados financeiros e impacta a sociedade de alguma forma, é o que move o franchising americano – que tem muito a nos ensinar”, afirmou Friedheim.
Overview das visitas técnicas e tour guiado
Para falar sobre as visitas técnicas e tour guiado, Julio Monteiro, Coordenador da Comissão de Transformação Digital da ABF/ Megamatte, pontuou os desafios que o setor enfrenta neste momento de retomada das atividades econômicas nos Estados Unidos, diante do aumento da vacinação contra o coronavírus, alta da inflação e a mão de obra um pouco mais escassa.
“ A imersão no mercado americano abriu portas para conversas com os donos das marcas sobre gestão, soluções e relação com o consumidor em tempos de avanços tecnológicos e expansão internacional” destacou.
Foram realizadas visitas técnicas às franqueadoras Gold’s Gym, Pizza Studio, Mathnasium, Wiener Schnitzel, Hamburguer Stand e Tatee Freez. Além de um tour guiado à Abbot Kinney Boulevard, uma das principais vias do comércio de Los Angeles. As marcas visitadas nesta rua, foram: Warby Parker, Medmen, Media Works, Knock Knock, Lululemon, Salt & Straw, Adidas, Allbirds e Burro.
“A marca são as pessoas”
O painel Operação e relacionamento: impulsionando a consistência da marca, moderado por Danyelle Van Straten, Diretora da ABF Regional Minas Gerais e CEO da Depyl Action, teve como destaque a cultura de valor e os desafios do uso de dados e tecnologias de treinamento de uma marca.
Para a palestrante Fabiana Estrela “a marca são as pessoas”. Neste sentindo, a importância de se atentar a todos os processos e escutar todas as pessoas que fazem parte da marca, desde os fornecedores aos colaboradores internos e externos e o consumidor, fomentam a cultura e os valores que a marca tem para oferecer.
Em relação às práticas vistas nas marcas americanas, Leonardo Marchi, Sócio-diretor da Praxis Business, destacou a importância da educação financeira do franqueado para uma melhor gestão dos negócios e o suporte aos franqueados.