INVISTA NO SEU POLO EAD COM A PRIMEIRA FACULDADE 100% ONLINE DO BRASIL

A Revista Franquia & Global Opportunities conversou, com exclusividade, com a equipe do Grupo Multivix. A rede, que é líder em educação superior no estado do Espírito Santo desde 1999, abre oportunidades para novos parceiros com interesse em investir no segmento da educação online, nicho que somou um crescimento, na rede, de mais de 200% durante os últimos meses.

Com mais de 20 anos de história, a Faculdade MULTIVIX foi fundada em Vitória-ES, por um grupo de ex-professores da UFES-Universidade Federal do Espírito Santo. Hoje, com oito unidades presenciais espalhadas pelo Estado, é referência e líder de mercado no Espírito Santo. Tendo, inclusive, um dos principais e mais conceituados cursos de medicina do País. Além das unidades presenciais, a rede conta com mais de 320 Polos EAD no Brasil.

O Grupo sempre se orgulhou da busca pela excelência acadêmica, já que seus fundadores trouxeram para a rede esse rigor oriundo de sua experiência educacional. Isso foi só reafirmado pela última classificação no ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. Essa é a principal avaliação do ensino superior feita pelo Ministério da Educação (MEC).

Das 2.700 faculdades que operam no País, apenas 46 atingem a nota máxima desse conceito. Destas, quatro são unidades presenciais MULTIVIX. Resultado que nenhum outro grande grupo educacional contabiliza.

“Esse reconhecimento é reflexo da qualificação educacional, que a rede persegue desde sua fundação”, afirma Tadeu Penina, CEO Grupo Multivix. Atualmente, a Multivix conta com 30 mil alunos e mais de 100 cursos de formação superior em todas as áreas do conhecimento: Humanas, Saúde, Exatas e Agrárias.

“A história das Faculdades Multivix vem sendo construída pela dedicação de seus funcionários e pelo desempenho de seus alunos. Os gestores do grupo buscam, com profissionalismo, promover os princípios da solidez, da qualidade de ensino e infraestrutura e da eficiência na gestão administrativa e acadêmica. Nossa Missão é formar profissionais com consciência cidadã para o mercado de trabalho, com elevado padrão de qualidade, sempre mantendo a credibilidade, segurança e modernidade. Esta conduta é centrada nos seguintes valores: respeito, competência, argumentação sólida e trabalho em equipe”, reforça o gestor.

ENSINO ONLINE

A Multivix sempre esteve à frente de seu tempo. Em se tratando de EAD – Ensino à Distância, foi a primeira instituição de graduação 100% online do Brasil. “Já éramos uma instituição digital, muito antes da pandemia, que tornou essa modalidade uma realidade para todos. O que hoje parece um padrão, já tínhamos lançado há alguns anos, e por esse motivo, crescemos de forma exponencial neste último ano, quando o ensino à distância passou a ser a solução, relembra Flávio Janones, diretor de EAD Multivix, e continua, “desde o vestibular, até a assinatura de contrato, todo nosso processo é online para facilitar a experiência dos nossos alunos. Temos um aplicativo onde mais de 40% de nossos alunos estudam via mobile, fazem seus exercícios e consultam nossa biblioteca digital com mais de 20 mil livros disponibilizados. Assistem às aulas, e realmente podem vivenciar uma faculdade totalmente digital, na palma da mão deles”.

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO

Além de estar presencialmente nas oito cidades capixabas: Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória, a rede tem suas unidades de Ensino a Distância em 24 estados do Brasil, e mesmo assim, a demanda continua forte. Os Polos EAD de parceiros Multivix se destacam pela oferta de cursos de qualidade em todas as áreas do conhecimento. E operam um negócio que os números não deixam mentir: desde 2018, o EAD registrou um aumento de 18,6%. No momento da impossibilidade de aulas presenciais, esses números quadriplicaram praticamente. Em se tratando de um contexto de educação tecnológica – aliado à necessidade de formação constante – os Polos EAD se destacaram como oportunidade de negócio. ”Nos últimos oito meses tivemos um incremento de mais de 200% em nossos vestibulares. Pela grande procura, abrimos a oportunidade para novos parceiros do segmento da educação e outros investidores em busca de um modelo de negócio com diferenciais exclusivos e alta rentabilidade”, completa Janones.

A Multivix segue na contramão da economia, “a crise também estimula a criatividade e a necessidade de qualificação profissional, seja para se manter no emprego, descobrir uma nova profissão ou se recolocar no mercado. Um dos principais diferenciais dos cursos EAD da Multivix é o relacionamento que a instituição mantém com cada aluno. Mesmo à distância, nosso aluno nunca está sozinho. Nosso sistema oferece suporte, acompanhamento e atendimento que aproximam nossos alunos dos nossos professores e de toda a equipe pedagógica. Outro destaque da instituição é a qualidade do material didático e do conteúdo pedagógico. Produzimos todo o material didático colocado à disposição dos nossos alunos, em diferentes mídias e plataformas. Isso assegura atualização permanente de conteúdos e uso de modernas tecnologias que garantem maior dinâmica na aprendizagem”, explica o educador.

PARCEIROS MULTIVIX

Conforme o executivo, “em um ambiente de dificuldades, sempre pode haver uma oportunidade escondida. Com a queda no valor de receitas de grande parte da população, muitas escolas estão em situação difícil. Em contrapartida, virar um Polo EAD pode ser a resposta para incrementar faturamento e criar diferenciais regionais.” Enquanto o ensino presencial teve um declínio de -3%, os cursos à distância em todos os níveis estão acumulando altas.

Atualmente, a modalidade EAD já representa a maioria dos estudantes que ingressam na graduação e pós no Brasil. Buscar a oferta de um novo negócio pode ser uma boa solução para novos empreendedores e também para escolas de ensino básico, por exemplo. Ser um polo de EAD de educação superior pode ser a resposta para a evasão de alunos, já que muitos pais tiveram que migrar seus filhos para as escolas públicas.

“Muitas escolas de educação básica aderiram a uma ampliação do seu portfólio com expectativa de reter seus alunos e aumentar a receita: opções como cursos preparatórios 30no contra turno para o ENEM, turmas especiais de preparatórios para biomédicas, preparatórios para concurso, atividades extraclasse como esporte, dança, música e agora, a implantação de um polo de ensino à distância, que tem se demostrado a mais atrativa do ponto de vista financeiro. Temos alguns casos em que a receita do EAD, em dois anos, superou a receita da escola dos alunos da educação básica”, revela Janones.

Segundo os gestores do Grupo, os novos parceiros otimizam sua estrutura e a mão de obra já disponível. Esses facilitadores são a porta de entrada de uma nova receita sem investimento financeiro. “Os parceiros que já tenham uma estrutura em funcionamento apenas realocam seus recursos humanos a uma nova atividade desempenhada. O uso da estrutura física pelo EAD é muito pequeno, a oferta é 100% à distância, os alunos vão ao polo obrigatoriamente apenas ao fim de cada bimestre realizar a prova. Fora as provas, os alunos procuram o polo eventualmente para uma demanda de suporte tecnológico ou metodológico e a própria secretaria da escola ou suporte de tecnologia oferece essa ajuda”, complementam.

COMO TER UM POLO EAD

Os especialistas alertam que é muito importante pesquisar antes de fechar parcerias educacionais, como em qualquer outro empreendimento. Nesta hora, é importante buscar uma bandeira que esteja à altura da sua marca. Pesquisar em sites como melhores faculdades.com e no INEP. gov.br são etapas importantes para a tomada de decisão. Checar o ranking das melhores faculdades e buscar a história desta instituição. Com o fim do monopólio do EAD no Brasil, em julho de 2017, entrou mais de 100 marcas de ensino a distância no mercado. É importante checar os resultados dos últimos cinco anos do ENADE, e o seu IGC (índice geral de curso que vai de 0 a 5).

Janones explica que para um parceiro se tornar um Polo EAD, o Ministério da Educação exige que o espaço ofereça acessibilidade a cadeirantes. No mais, o local ou a instituição precisa enxergar o EAD dentro da sua escola como um novo negócio, ou seja, “não adianta assinar o termo de parceria e deixar o EAD de lado.” É importante ter a ciência de que, para o EAD prosperar, é necessário dedicação e que, como todo negócio, vai requerer atenção.

A gestão da escola precisa eleger uma pessoa da sua equipe para responder pelo EAD e destinar alguém para assumir a área comercial paralelamente ao trabalho que já desenvolve para sua escola. Além de criar uma comunicação consistente para o projeto ter visibilidade e prosperar. Para a instalação física do seu Polo EAD, basicamente, o local necessita de uma recepção (pode ser compartilhada com a da escola, se for o caso), uma sala com 20 cadeiras universitárias para aplicação das provas e, por fim, uma sala multidisciplinar com três computadores e um ambiente de estudo em grupo. Para o empreendedor que já tem um espaço em funcionamento, o investimento inicial total fica em torno de R$15 mil e para aqueles que vão montar seu Polo EAD sem aproveitar nenhum espaço já existente, esse investimento sobe para R$20 mil.

A rede não cobra taxa inicial, nem royalties ou taxa de publicidade. Mais de 30% da rede, hoje, são parceiros que já operavam na área da educação, outros são ONGs, sindicatos ou outros locais. Além de empreendedores que tenham afinidade com o segmento. O gestor do polo EAD Multivix pode ser um investidor, fechar algumas áreas de atuação, e operar todas as suas unidades com gestores contratados. A estratégia de ocupação territorial do Grupo é de fortalecimento da marca, e os Polos EAD atuam em microrregiões mapeadas em torno de 150 mil habitantes.

O investidor ou a escola interessada envia seus dados para cadastro na Multivix, em 10 dias o polo já está cadastrado no eMEC e inicia os treinamentos. Depois dessa etapa, o novo parceiro já pode iniciar as matrículas. Todo processo leva em torno de 30 a 45 dias. A meta da marca é fechar o ano de 2021 com 550 unidades. E subir o número de alunos EAD de 15 mil para 30 mil.

A OPERAÇÃO

Os parceiros Multivix, começam com uma remuneração de 30% sobre as mensalidades de cada aluno matriculado, e chega a 40% sobre a receita bruta, a partir de um número mínimo de alunos. Para atingir seu ponto de equilíbrio, em média são 70 alunos ativos. A rede disponibiliza um supervisor comercial que vai treinar o polo e elaborar junto com ele um planejamento comercial que vai contemplar ações de captação durante os ciclos. Além disso, a Multivix realiza o investimento macro em ações OFF, concedendo panfletos e camisas, e em ações digitais, disponibilizando todas as peças digitais, treinamentos sobre redes sociais e etc.

A responsabilidade do polo é usar a sua força comercial com ações de micro marketing no seu entorno. Multivix é uma das marcas que mais investem no esporte brasileiro. “Temos apoiado dezenas de atletas através de bolsas de estudo, somos patrocinadores do Campeonato Paulista, Carioca e Mineiro de futebol, além dos Campeonatos Brasileiros de futebol das séries B e C e o apoio a clubes regionais em diversas cidades. São iniciativas que agregam valor à nossa marca – e, consequentemente, a toda nossa rede de parceiros”, comemoram os executivos.

A operação EAD, gera matrículas durante todo o ano. Na graduação, são quatro inícios de turmas (janeiro, maio, julho e setembro), enquanto que na pós–graduação, o aluno pode começar assim que realiza sua matrícula. “Isso gera receita ininterrupta para nossos polos parceiros. Nossos preços são bastante competitivos, em média, 1/4 do valor de um curso presencial, por isso falamos que o EAD é inclusivo e transformador. E corresponderá, já em 2021, a 51% do ensino. Nosso público é predominantemente feminino, tem entre 24 e 35 anos e vem da classe C e D”, informa Janones.

A Multivix possui mais de 100 cursos de pós-graduação em nove áreas distintas e mais de 25 cursos de graduação (licenciaturas, bacharelado), além dos cursos tecnólogos com duração de 2 anos.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Multivix tem uma forte política de incentivo estudantil. Além das bolsas do pro-uni e do financiamento estudantil, durante a pandemia, todos os cursos tiveram suas mensalidades reduzidas e os valores valem até o final do ano de 2021. “Acreditamos no papel da educação para mudar vidas. Desenvolvemos uma série de políticas para ampliar as possibilidades de acesso dos estudantes ao ensino superior: o programa de bolsa para centenas de atletas, que estarão, inclusive, nas Olimpíadas de Tóquio. O programa Bolsa Maturidade, para pessoas acima de 60 anos de idade. E, outro para os melhores alunos do ENEM. Buscamos fazer nossa parte de mudar nosso país para melhor oferecendo educação de qualidade para todos”, finaliza.