Franquia Home Based é o modelo com mais chance de sobreviver à crise

A possibilidade de ter o negócio próprio trabalhando em casa é o que mais chama a atenção dos empreendedores. As microfranquias seguem em alta e quando os dois modelos se unem, o investimento é inclusivo e a demanda se amplia.

Há mais de 10 anos, as redes de franquias home based começaram a ganhar visibilidade no mercado e diversos segmentos conseguiram migrar para essa modalidade: como turismo, seguros, finanças, educação, serviços e até o marketing. Por não precisar de uma loja física e não haver gastos com instalações, esse modelo se torna muito mais acessível para quem deseja ter seu próprio negócio. A última Pesquisa de Desempenho do Franchising Brasileiro, divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostra que a projeção para este ano desafiador é de crescimento de 8% no faturamento, 5% em unidades, 2% em novas redes e 5% no número de empregos diretos. Com isso, percebe-se nitidamente que o franchising hoje representa uma ótima opção e também mais segura para quem deseja empreender. O rápido retorno financeiro é o que normalmente atrai os investidores. As microfranquias tem tido a maior demanda, por serem um canal de recolocação no mercado de trabalho, via empreendedorismo. E a modalidade home office, a mais procurada, segundo especialistas.

HOME OFFICE

A franquia Home Angels, maior rede de franquia de cuidadores da América Latina, lançou a Home Angels Express, modelo de negócio focado nas pequenas e médias cidades, até 100 mil habitantes. Com investimento inicial a partir de R$ 41 mil e sem a necessidade de um ponto comercial, o novo formato é destinado apenas a cuidadores de idosos e foi pensado para atender as necessidades dos moradores do interior. A franquia vai oferecer aos clientes a opção de contratos por atividades, como explica o sócio-diretor, Artur Hipólito: “o cliente poderá solicitar um cuidador por um período determinado, por exemplo, quatro, seis ou oito horas para que o profissional realize os serviços de banho, organização do quarto ou fazer o asseio do assistido; e não necessariamente um contrato de 24 horas como é o que entregamos no modelo atualmente, chamado Home Angels Premium”.

O modelo mencionado pelo executivo inclui, além do serviço de 24 horas, um time de profissionais que atendem, além de idosos, mães de múltiplos, pessoas de pós cirúrgico e crianças, incluindo no pacote serviços complementares como fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

Com atuação home office, o Home Angels Express tem um valor de investimento acessível e a possibilidade do franqueado, caso seja um profissional da saúde, acumular a função de supervisor, já que, até então, eram profissionais distintos. A rede espera chegar até o final do ano com 50 unidades do novo modelo. Atualmente 15 investidores estão entre as fases de avaliação e treinamento.

DIFERENCIAIS E SOLUÇÕES

Recentemente a rede lançou o serviço de orientação médica e pré-hospitalar 24 horas para os assistidos, o Home Angels Help, que amplia a cobertura e traz dois diferenciais únicos, gratuitos e personalizados para toda a rede: oferecerá dois tipos de serviços, que foram pensados e desenvolvidos para agregar mais valor à vida, principalmente neste novo cenário em que as famílias estão procurando uma tranquilidade ainda maior. “Os benefícios são diversos, pois os assistidos tem acesso gratuito a um atendimento médico personalizado para quaisquer necessidades, que pode ser desde uma simples orientação sobre a dosagem de um medicamento ou até mesmo o suporte a alguma situação grave”, explica Artur.

Todos os assistidos da rede poderão, por meio de um contato telefônico, seja do cuidador ou de um familiar, ter acesso a um médico, acionado durante 24h por uma central de atendimento 0800 para esclarecer dúvidas de natureza clínica e dar instruções sobre ocorrência de urgência e emergência, como condições cardiológicas, reações alérgicas, entre outras. Segundo a base de dados da rede, 80% dos casos conseguem ser solucionados rapidamente apenas por telefone ou com a visita do médico.

A rede é pioneira no segmento, as unidades Home Angels prestam serviço de assistência física e emocional, tendo atendimento supervisionado e personalizado aos assistidos e suas famílias