AS MUDANÇAS NO VAREJO PÓS-PANDEMIA: VALORIZAÇÃO DO COMÉRCIO LOCAL

A digitalização dos pequenos varejistas, a predominância nas lojas de ambientes mais claros e abertos, os cuidados redobrados com a limpeza, a despedida dos caixas e as boas-vindas definitivas aos check out são outras das transformações do varejo pós-pandemia

Além dessas mudanças já vistas em nosso portal, a situação atual está gerando também uma maior valorização do pequeno empreendedor, ‘daquela loja de bairro’. Algumas padarias, como as do Butantã (bairro na zona sul da São Paulo -SP), estão com funcionários de bike vendendo pão, passando pelas ruas pela manhã e no final de tarde. É o comércio local colaborando com os moradores. Da mesma forma que a caminhonete de frutas, que traz tudo até você. Isso está mudando a forma de consumo, e dando a sensação de um retorno ao passado, quando nos sentíamos mais protegidos e seguros. Depois das pessoas ‘montarem’ toda essa infraestrutura confortável, de ter os produtos às mãos, provavelmente, vão preferir manter.

Enquanto o comércio total não volta, acreditamos ser o ideal as marcas usarem seu conhecimento para informar, compartilhar conteúdos e ter iniciativas de empatia em torno do cliente, criando conexões virtuais. Enfim, posicionar-se como auxiliador e com espirito colaborativo.

O momento está fazendo com que o consumo se torne mais consciente. A compra por impulso já vinha em decadência e tende a diminuir ainda mais.

A projeção é de que o mercado retome com uma queda considerável, quando o isolamento for diminuindo. Mas as redes que perceberam que podem fortalecer o e-commerce, reduzir sua presença física em quantidade, mas ampliar em qualidade sem perder resultados, muito pelo contrário, terão incremento nas vendas.

Outra previsão é de que, agora, ao invés de planejamentos anuais e revisões trimestrais, serão feitos planejamentos trimestrais e revisões diárias. ‘Mergulhamos no mundo VUCA (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade) definitivamente’.

O desafio do Planejamento Estratégico em um mundo VUCA ...