OPORTUNIDADE: ELA INVESTE NO MERCADO QUE MAIS CRESCEU NA ÚLTIMA DÉCADA
Em entrevista exclusiva, a empresária Adriana Sant’Anna revela as vantagens de empreender no segmento fit e dá detalhes sobre o lançamento dos modelos de negócio para a rede de revendas Lafit. A influencer, com quase cinco milhões de seguidores, abriu oportunidades para outras empreendedoras e empreendedores atuarem neste mercado. O investimento é baixo e a rentabilidade alta em um dos nichos que mais cresceu no mundo, nos últimos anos.
O mercado fit nacional faturou mais de US$ 2 bilhões em 2019, sendo o terceiro maior das Américas, atrás apenas dos EUA e do Canadá (com receita de quase US$ 3 bilhões), de acordo com a IHRSA- International Health, Racquet & Sportsclub Associa-tion, a associação sem fins lucrativos, que representa instalações de saúde e fitness, ginásios, spas, clubes esportivos e fornecedores em todo o mundo. Este segmento, conhecido como fit ou fitness, contempla negócios voltados à saúde e bem-estar de modo geral.
Na última década foi um dos segmentos que mais cresceu no mundo.Quando avaliamos esse mercado sob o prisma do número de clientes, o Brasil aparece em quarto lugar, com 9,6 milhões de usuários contabilizados. EUA (mais de 62 milhões), Alemanha (11 milhões) e Reino Unido (9,9 milhões) estão no pódio da categoria, correspondendo, respectivamente, ao primeiro, segundo e terceiro lugar. Apesar de expressiva, a fatia da população brasileira que utiliza e procura esses produtos e serviços, não passa dos 5%, o que dá uma ideia sobre o potencial de crescimento do setor fitness no país.
COMER ALIMENTOS ‘DO BEM’
As marcas que focam em alimenta-ção nesse setor, também contemplam esse potencial de crescimento. Alimentar-se bem passou a ser prioridade. A pandemia, inclusive, só contribuiu para incrementar essa preocupação. O consumidor está atento a esse movimento mais saudável, e, segundo os especialistas, o setor de alimentação saudável cresceu entre 2015 a 2020, 33% e a expectativa de crescimento para os próximos anos é de mais 27% até 2025, dentro e fora do Brasil.
Manter a saúde do corpo requer uma combinação entre uma dieta balanceada e atividade física. Por isso, o mercado fitness possui serviços e produtos voltados para a nutrição. Consultorias e suplementação são exemplos dessas soluções, que têm como propósito potencializar o rendimento e o efeito dos treinos. Comer bem e de forma saudável não significa abrir mão do prazer durante a alimentação, concorda? Foi com essa premissa que nasceram as opções de pratos e produtos balanceados, coloridos e saborosos. Pratos gourmet de baixas calorias, comidas para o dia a dia e as famosas marmitas fitness.
Os especialistas confirmam que a educação online e marcas antenadas com alimentação saudável são tendência nesse setor.
INOVAÇÃO FIT
A rede de revendas Lafit nasceu pautada no mundo fit com foco no prazer dos consumidores. A marca garante sabores com uma tabela nutricional e ingredientes ‘do bem’. A missão é ser saudável e garantir que os clientes não fiquem sem o que mais amam!
Além disso, o investimento constante no ‘marketing verdadeiro’ faz com que a marca seja cada vez mais reconhecida. Segundo Adriana Sant’Anna, embaixadora e sócia da marca, “o ‘marketing verdadeiro’ baseia-se também no dinamismo do mercado digital. O marketing clichê, muitas vezes enganoso, vem perdendo espaço. O consumidor tem acesso a tudo hoje, ao que é a realidade de fato, uma empresa precisa se conectar no dia a dia do consumidor/seguidor e nós trabalhamos diretamente com isso há 10 anos, sabemos a importância disso para todas as empresas, desde as pequenas até as bilionárias”, reforça. A influencer e ex-BBB, hoje com mais de 5 milhões de seguidores, consolidou sua veia empreendedora quando incorporou a rede e impulsionou sua expansão com a abertura de revendas.
TRAJETÓRIA DE SUCESSO
“Em 2012, iniciei no Instagram. Fui uma das primeiras famosas no Brasil a usar essa ferramenta para monetizar e fazer publicidade. Em 2015, criei um App, o primeiro aplicativo de uma celebridade brasileira a ficar no TOP 3 da Apple mundial. Na época, o Snapchat estava começando a explodir no Brasil e eu vi uma oportunidade de fazer meu próprio App de compartilhamento de vídeos mostrando minha vida. Assim que engravidei do nosso primeiro filho, ainda em 2015, já notava um crescimento no setor de educação online e resolvi lançar meu primeiro curso online. Era um curso de amamentação, já que o Rodrigo era recém-nascido. Foi um sucesso e pude ajudar muitas mamães. Anos depois, iniciamos a nossa atual empresa no ramo de educação online, focada totalmente em usar as redes sociais para fazer crescer o seu negócio. O Midas, método de influência digital Adriana Sant‘Anna, é o principal curso da empresa, responsável por mais de 20 milhões de faturamento no último ano, com milhares de alunos em mais de 15 países. A empreendedora reforça que o trabalho e sua vivência na internet, já há quase 10 anos, garantiu experiência e visão comercial, “passei por todas as fases e acredito que o mercado digital tem muito a crescer ainda. Eu quero semear uma geração digital mesmo, que crie através da nova mídia muita riqueza e oportunidades fantásticas. Hoje, cada um de nós somos nosso próprio canal de comunicação, nossa própria rádio, jornal, TV e isso é fantástico para os negócios”, comemora a influencer.
PARCERIA DE SUCESSO
Assim que a rede Lafit foi lançada, a influenciadora foi a primeira a ser contratada por eles para divulgar a marca. Nessa época, a relação era apenas de divulgação, mas desde as primeiras publicidades, a empresária já enxergava um potencial gigante na empresa.
“Era sempre um ‘boom’ de vendas nas minhas ações online e a Julia (hoje minha sócia) compartilhava os números comigo. O mais interessante é que eu era cliente e realmente consumia os produtos. Foi quando surgiu o interesse em entrar no business. Em 2020, estudamos o mercado do setor alimentício fitness e iniciamos as negociações para a compra da empresa, que se concretizou em agosto de 2021”, relembra.
Segundo ela, “a consolidação da Adriana empresária passa por essa nova fase. Temos vários negócios, mas a Lafit é especial porque acompanhei e faço parte da ascensão da empresa desde o início. Esse movimento é a concretização de um modelo de negócio que as grandes influencers – que tem a vontade de empreender – deveriam avaliar com carinho. Virar dona ou sócia da empresa que é parceira e investe em seus seguidores é uma maneira de acreditar no negócio e elevar ao máximo a parceria comercial. A possibilidade de levar uma pequena empresa a voar muito mais alto, e além disso, abrir oportunidades para uma rede de revendedores alinhados com nossa missão e, quem sabe, no futuro ser negociada para um grande grupo”, explica.
OS DIFERENCIAIS
Conforme a empresária, os benefícios Lafit são imensos: as massas com proteína e pães lowcarb seguem um nível de exigência e uma qualidade muito grande. “O mais impressionante é a relação de alimentos saudáveis com um sabor inacreditável. Doces, pizzas, hambúrgueres, até os cookies e coxinhas de frango, kibe. Tudo é feito com muito carinho e com o objetivo de levar saúde e sabor. Nosso lema é: ‘Quem não pode comer açúcar, pode comer Lafit! Quem não pode comer glúten, pode comer Lafit! E, quem não pode comer lactose, também pode comer Lafit!’”, garante.
AS REVENDAS LAFIT
O modelo de negócio Lafit funciona no sistema de revendas. E o valor de investimento inicial é de R$800 em produtos que serão revendidos. “Hoje, procuramos o perfil ideal de empreendedores ou empreendedoras para investir no nosso modelo de negócio: pessoas que buscam uma revenda lucrativa, com alto giro e a possibilidade de atingir a liberdade através do seu próprio negócio. Quem entra para o time Lafit entra também para baixo da minha asa!”, reforça a influencer, e continua, “eu acredito que nossos produtos vão chegar com muita força em todo País e fora dele também. Temos um time treinado e apaixonado por nossos produtos, e isso faz a marca crescer cada vez mais. Eu sempre me doei para todas as marcas parceiras, como se elas fossem minhas, como se eu precisasse reverter sempre o valor que me pagavam. Talvez esse seja o segredo para se apaixonar pelo negócio. Um profissional apaixonado pelo trabalho e pelos resultados é um vendedor de primeira categoria.”
EXPANSÃO NACIONAL E INTERNACIONAL
A meta de expansão da marca para os próximos anos é de, a curto prazo, se solidificar nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), onde o apoio logístico tem mais eficiência e a demanda, segundo a empresária, é gigante. “Estamos avançando, também, para a Região Sul e fortalecendo a nossa logística para o Nordeste. A médio prazo, programamos chegar nas redes logísticas de aplicativos para celular, com o apoio de centros de distribuição nas regiões com maior volume de vendas. No longo prazo, chegaremos ao mercado Americano e Europeu”, finaliza Adriana.