#Artigo: QUEM VAI TIRAR VOCÊ DA CRISE?

O mais inteligente a se fazer numa crise é, em primeiro lugar, pensar em com quem você vai sair dela e saber preservar as pessoas, por que são elas que te levantarão.

*Por Erika Linhares, pedagoga e executiva especializada em soft skills.

Nada acontece na zona de conforto. Desafios são o que nos fazem melhores versões de nós mesmos! Tudo está em constante mudança e, para continuarmos prosperando, precisamos nos adaptar às circunstâncias.

Alguns anos atrás, a companhia em que trabalhava liderava o pré-pago e o país foi atingido por uma forte crise econômica que prejudicou a maior parte da nossa clientela. Somado a isso, o baque que foi para as empresas de telefonia quando o WhatsApp chegou revolucionando as comunicações e o WI-FI roubando receita. Todas perderam faturamento.

Estava diante de um grande desafio. Perdemos muita receita e precisasávamos economizar. A empresa estava numa condição de ser vendida. Fui sincera com a minha equipe para a qual antes proporcionava recursos, viagens e premiações. Naquele momento precisaríamos trabalhar mais com menos recursos, meta 30% maior, produtos mais caros e ganhando menos para salvar a empresa. E eles toparam. Mas por quê?

Eles sentiam gratidão e amor pela empresa. E confiavam que eram capazes de entregar esse resultado, porque uma equipe com mindset progressivo pode tudo! Não existia egoísmo, eles sentiam que a empresa era deles, e que se ela fosse vendida, seriam os principais atingidos.

O mais inteligente a se fazer numa crise é, em primeiro lugar, pensar em com quem você vai sair dela e saber preservar as pessoas porque são elas que tiram você da crise. A segunda é olhar seu orçamento, sempre dá para economizar! E terceira é ajustar onde você vai colocar o dinheiro: coloque onde o cliente vê. Nesses momentos, a liderança é fundamental.

Quando aquele período chegou ao fim, entregamos todos os savings possíveis, chegamos muito perto da meta e crescemos mais que a concorrência. Não é possível explicar a sensação de dever cumprido que sentimos. É fantástico o resultado quando você investe em QUEM vai te tirar da crise. Desenvolva as habilidades comportamentais da sua equipe – elas são fundamentais nesse momento.